CONGRESSO E EXPO ABRAFAC 2017

Programação

Faltam -74 dias

Veja a Programação Completa

Programação

O Congresso & Expo Abrafac 2017 acontece durante os dias 4 e 5 de Outubro, no Hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista.
Confira abaixo nossa programação completa:

08:30 - 09:30

Credenciamento

09:30 - 10:20

Cerimônia de Abertura 

Evento solenidade com a participação dos presidentes de diversas associações parceiras, com o presidente da ABRAFAC e com representantes da Prefeitura da cidade de São Paulo

Luciano Brunherotto
10:20 - 11:00

Empoderamento e a Função do Indivíduo como Motor Transformador do Mundo 

Nesta palestra, Ligia Costa abordará mudanças radicais da última década que estão provocando uma nova atitude na sociedade e nas empresas. "Não é mais apenas sobre você e seus interesses pessoais, mas, sim, sobre como você pode, efetivamente, impactar e transformar o seu mundo!" É urgente a busca por líderes servidores, conscientes e inspiradores, aptos a liderarem empresas que promovam impacto positivo em seu ambiente e na sociedade, criando valor e gerenciando risco de maneira efetiva e inovadora. Você tem a escolha e pode ser o grande protagonista desta transformação e criar experiências memoráveis! Nesta palestra farei um convite para você entrar em ação. Mas, para isso, você terá que se reinventar. Será que você topa?

Ligia Costa (Brasil)
Fundadora e CEO da Thank God It's Today

Formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Ligia atuou por 18 anos como executiva de marketing... (Clique para saber mais)
11:00 - 11:25

Coffee break

Os desafios macro econômicos da atual situação do país tem imposto às organizações a necessidade de reinventarem as suas estratégias de gestão de pessoas e investimentos para os anos seguintes. Como outros países tem tratado a questão da formação profissional de FM e o impacto das nova lei de terceirizações é o tema desta sessão de dabates.

A experiência da Holanda na formação de Profissionais em FM 

As visões e definições sobre Facility Management são muito diversas e diferentes em todo o mundo. Existem modelos, padrões e visões que podem ser usados para criar programas acadêmicos de FM em nível de Bacharelado, Mestrado, PhD, mas que também podem ser uma diretriz para treinamento de profissionais de FM que estejam trabalhando? Na Holanda, não só acreditamos que esses modelos existem, mas também trabalhamos com eles com muito sucesso. A Holanda possui 17 milhões de habitantes, nove universidades com programas completos de FM e mais de 7.000 estudantes que estudam FM. A Universidade de Ciências Aplicadas de Hanze possui o maior programa de FM (1.200 alunos, 70 funcionários da Faculdade) na Holanda (1200 alunos) e, por isso, no mundo. Tornar-se um profissional bem-educado e treinado escolhendo um programa de estudo de FM após o ensino médio é uma escolha popular para muitos jovens na Holanda. O que torna a FM (gestão em facilities) tão popular na Holanda e como outros países podem usar esses modelos e padrões de FM para criar programas acadêmicos de FM baseados nas demandas e necessidades locais e nacionais e que terão um reconhecimento mundial é o que será tratado nesta palestra.

Ron van der Weerd (Holanda)
Gerente de FM da Universidade de Hanze

Ron van der Weerd (59) foi Reitor da Escola de Facility Management da Universidade de Ciências Aplicadas de Hanze, localizada em Groningen na Holanda (com 1.200 alunos, 90 funcionários), por oito anos... (Clique para saber mais)
12:50 - 14:20

Almoço e Visita aos expositores

As novas tecnologias mudarão as relações de trabalhos e a maneira de gestão de infraestrutura, impactando diretamente as atividades do profissional de Facilities. Neste painel, teremos duas abordagens sobre o tema, a primeira mostrando um caso prático de como o Building Inteligence Modelling - BIM - já está atuando na área de simulação de utilização dos edifícios, e na segunda abordagem como funciona a transformação digital através da Inteligência Cognitiva.

Aplicação de BIM como ferramenta de suporte aos Serviços e de gestão de Facilities 

Os conceitos apresentados serão da integração entre plataformas avançadas de gerenciamento de serviços de facility e plataformas de gerenciamento de modelos BIM e do inteiro ciclo de vida dos patrimônios. O Facility Avançado (integrado com o BIM) é aplicável ao ciclo de vida inteiro tanto em caso de novas construções como em caso de patrimônio já construído. Os benefícios são no gerenciamento do facility, na duração da vida do patrimônio e no valor patrimonial.

Alessandro Marchetti (Itália)
Gerente da eFM para América Latina

Formado em Engenharia Industrial em 1996 na Universidade de Tor Vergata em Roma. Trabalhou como consultor de TI para a IBM nos EUA. Na Itália, trabalhou como assessor técnico independente em companhia... (Clique para saber mais)

A transformação digital através da Inteligência Cognitiva 

Guilherme mostrará como o Sistema de Inteligência Artificial Cognitiva Watson foi concebido e suas principais aplicabilidades e casos de uso reais que diferentes segmentos e ramos da indústria estão utilizando.

Guilherme Procópio (Brasil)
Executivo Watson na IBM

Guilherme tem MBA em Gestão de Vendas, Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia e Bacharelado em Administração de Empresas pela FGV. Ele trabalhou com mercado financeiro como trader de derivativos por 2 ... (Clique para saber mais)
15:50 - 16:20

Coffee break

Já imaginou o seu jardim avisando quando é a hora certa de receber mais água? E pagar apenas 7% da energia consumida em um mês? Parece sonho? Não mais, pelo menos para um empreendedor aqui no Brasil. Neste panel exploraremos o uso de grandes conceitos e sua aplicação no cotidiano, através de um caso prático de Casa Inteligente e Sustentável, além de discutirmos as tendências mundiais no ramo da construção e uma aplicação prática de Eficiencia Energética no varejo

Casa Ecológica e Inteligente - Realidade, hoje e de baixo custo 

Já imaginou o seu jardim avisando as cisternas, quando é a hora certa para receber mais água? E uma casa que gera 93% da energia que consome, e ainda fecha suas janelas em caso de chuva? Parece sonho, mas é um case real de Automação "Orgânica", em que a casa reage sozinha, utilizando sensores "Arduino" de baixíssimo custo e software aberto. Uma Casa Inteligente e Sustentável apresentada num painel onde grandes tendências mundiais, como IoT, Do-It-Yourself, são mostradas na prática.

Alexandre Borin (Brasil)
CEO da Prestus

​ Depois de atuar por 8 anos na Ericsson Telecomunicações, indo de trainee a diretor em menos de 2 anos, foi do acúmulo de responsabilidades que Borin decidiu deixar o cargo para fundar a Prestus®, e... (Clique para saber mais)

Caso de sucesso do GPA: Eficiência Energética em Supermercado 

Solução de automação para Supermercado que resultou em uma mensurável e rápida redução no custo de energia elétrica, mantendo a qualidade dos produtos, conforto e experiência positiva do consumidor.

Gabriel Vibert (França)
Diretor de Operações da GreenYellow do Brasil

Diretor de Operações da GreenYellow do Brasil, empresa leader em Contratos de Performance em Eficiência Energética e Geração Solar Distribuída. O Gabriel foi responsável pela estruturação e o desenvol... (Clique para saber mais)
17:50 - 18:00

Encerramento