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Congresso & Expo ABRAFAC: Gestor de Facilities e a boa experiência do local de trabalho

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Congresso & Expo ABRAFAC: Gestor de Facilities e a boa experiência do local de trabalho

Congresso & Expo ABRAFAC: Gestor de Facilities e a boa experiência do local de trabalho

Ponto estratégico de uma boa gestão, um ambiente saudável aumenta a produtividade 

O Capital Humano é, sem sombra de dúvidas, um dos setores mais importantes de uma empresa. Importante para manter uma empresa em pleno funcionamento, são as decisões cotidianas, a motivação e o engajamento que mantém todos os processos alinhados para a busca de um resultado satisfatório. Todavia, muitas empresas perdem talentos por não oferecer o melhor ambiente de serviço. 

O Congresso & Expo ABRAFAC 2017, que ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro, no Tivoli Mofarrej Hotel, em São Paulo, contou com um painel especial sobre as mega tendências para a Gestão de Facilities.

Goran Milanov (Bulgária), Vice-presidente do Conselho da EuroFM; Peter Ankerstjerne (Dinamarca), Chefe Global de Marketing da ISS; Juan David Angel B., Diretor de Contas Estratégicas Globais LATAM -Sodexo S.A; e Bill O’Neill (EUA), Chairman do IFMA, se juntaram para apresentar as maiores tendências em Facility Management no Painel Internacional: FM 2025. 

Para Peter Ankerstjerne, em sua palestra, a terceirização é uma tendência chave dentro da indústria. “Sendo parte desse ecossistema, ela é parte do futuro e, dependendo da estratégia, existem várias formas de se trabalhar com ela”. 

O especialista destacou que o que importa é o foco na qualidade, não pensando apenas no número de profissionais envolvidos. “O importante é entender e descobrir como os parceiros podem contribuir com a gente. Por exemplo, conseguir mais eficiência na organização, reduzir custos, trabalhar no ecossistema com parceiros que são provedores, mas talvez não possuem habilidade de desenvolver e agregar valor. As empresas que geram mais valor, são aquelas que pensam no resultado”. 

Segundo Peter, são três fatos que impulsionam as mudanças na área de FM:

  • Tecnologia; 
  • Workplace;
  • Experiência de serviço. 

Peter apontou que hoje em dia, em seus escritórios, as pessoas vão para socializar, terem uma boa experiência e possam usufruir da qualidade do local de trabalho. Por isso ele levanta a questão se a gestão está sendo eficiente para entregar o melhor ambiente de trabalho. “Sabemos quando é necessária a limpeza da sala de reunião? Sabe-se quando usar a refrigeração de forma eficiente?”, questionou.

Para o palestrante, é necessário saber usar a inteligência artificial para prever ações como o número de refeições e, assim, reduzir custos e diminuir o desperdício de alimentos. “Isso é significativo. Precisamos usar digitalização para diminuir o custo relacionado a operação e dados e aumentar a experiência do usuário”. 

“Todos sabemos e entendemos que o local de trabalho pode reter profissionais de talento. Todas as organizações estão fazendo o seu máximo, como AmazonFacebook e Google, para citar alguns. Estão retendo talentos locais para se ter sucesso no futuro. Esses gerentes possuem papel super importante para mantê-los dentro da organização e fazer esse Workplace muito mais atraente”, analisou.? 

Peter relembrou que, nos últimos 120 anos, os ambientes de escritórios mudaram de acordo com os projetos que as pessoas estão fazendo e isso segue mudando com o tempo. “As grandes empresas não fazem isso por diversão, mas sim para reterem talentos na organização”. 

Tecnologia é aliada 

Peter mostrou a importância da tecnologia em diversas escalas. “Deve-se pensar em como usar os celulares para aumentar a experiência de serviços. Afinal, essa área está em grande desenvolvimento”.

O palestrante salientou que estão surgindo oportunidades imensas para valorizar e reverter perdas de talentos e eficiência. “Não é sobre ter 100 técnicos amanhã, mas é sobre a experiência que as pessoas têm a partir do momento que entra na sua empresa. Qual a tecnologia e segurança deve ser usada. Não acho que estamos fazendo isso de forma suficiente”.

Gestores precisam se atualizar 

Para o especialista, o ideal é melhorar a experiência, mas não está havendo essas discussões como se deveria. “Acho que é importante entender o motivo do engajamento e otimizar o espaço para o prédio funcionar da maneira mais agradável. Pensar também na manutenção preventiva. Não agir por urgência”. 

Peter apresentou um vídeo mostrando a experiência da empresa ISS que ele trabalha em Copenhague, na Dinamarca. No vídeo, os funcionários usam reconhecimento de voz em sistemas interligados e inteligentes, que criam uma experiência dinâmica, oferecendo mais produtividade e bem-estar aos funcionários.

O palestrante concluiu deixando claro que tudo o que é mostrado como tendência está sendo disponível no mercado. “Basta procurar o parceiro ideal que possa contribuir na criação da experiência. Os Gerentes de Facilities têm de achar uma maneira e usar essas fontes para melhorar a experiência do usuário. O mundo está caminhando para essa época que é a melhor de todas!” 

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Ivan Monteiro

Editor e colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é Jornalista formado pela Universidade Vila Velha (ES), Analista de Mídias Sociais e empreendedor digital. Estudante assíduo da área de comunicação e negócios, está sempre por dentro das novidades do mercado

 

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