fbpx

Veja algumas boas práticas que podem contribuir para a gestão do setor

O mercado de gestão de facilities, em 2018, tem como expectativa alcançar a marca global de 1,3 trilhão de dólares. Porém, o que tem sido tendência para ampliar esse crescimento que avança a cada ano? 

Confira, a seguir, algumas tendências que estão movimentando o mercado pelo mundo e serve como boas práticas na gestão de facilities

De acordo com pesquisas, o setor de serviços terceirizados globais projeta crescimento de 9% por ano até 2018. Apesar do momento econômico do país, os serviços terceirizados estão em alta. Entretanto, as empresas precisam se manter conscientes que otimizar serviços, buscando cortar custos e ampliar a produtividade, é de suma importância para manter a satisfação dos clientes e o crescimento do setor de forma saudável. 

Veja 4 tendências da gestão de facilities que estão em alta nos últimos anos: 

Desenvolvimento econômico e regulado 

As pressões econômicas dos requisitos reguladores aliadas ao aumento da concorrência estão forçando as empresas a avaliar como elas fazem negócios. Os controles mais rígidos e as regras mais exigentes estão fazendo as empresas irem à procura de parceiros que podem oferecer e gerenciar serviços em suas instalações, além de assumir o risco associado.

As empresas clientes procuram parceiros que: ajudem a proteger o investimento que fizeram no local; assumam a responsabilidade pelos Facility Services e, portanto, minimizem as interrupções em seu core business; forneçam um valor agregado por meio de novas iniciativas.

O aumento da demanda por outsourcing e integração de FM

A terceirização de Facility Services tem aumentado significativamente desde 2000 devido, principalmente, aos mercados emergentes da Ásia-Pacífico. Embora esses mercados serem menores do que na América do Norte e Europa Ocidental, a sua penetração está tendo uma rápida ascensão.

O crescimento da terceirização está associado a um aumento da procura de Integrated Facility Management (IFM). Neste contexto, espera-se que o mercado IFM tenha um crescimento anual de 6–8%, atingindo 1.3 bilhão de dólares em 2018.

A taxa de outsourcing e a demanda por soluções integradas de serviços seguem uma tendência similar: em mercados maduros onde há uma maior presença de outsourcing, a demanda por Integrated Facility Management é geralmente maior e vai crescer mais, enquanto nos mercados emergentes ela é reversa. No entanto, no final de 2020, é previsto que na China, a cultura de outsourcing, progrida ao ponto de aceitar soluções de FM modernas, o que pode impulsionar um enorme crescimento no mercado de Facility Services.

Contratos internacionais aumentaram

O número de contratos internacionais está crescendo e com receitas anuais de 800 milhões de dólares. De acordo com diversos estudos, os principais motivos são:

  • Pressão das empresas para reduzir custos;
  • A demanda por simplificação e padronização dos serviços;
  • Preocupações na organização: desempenho e retenção de funcionários;
  • Descoberta de talentos.

Demanda do mercado para serviços com princípios acrescentados

Atualmente, os clientes exigem que os prestadores de gestão de facilities tenham uma profunda compreensão do objetivo corporativo e da concorrência para atender às necessidades específicas da empresa. Essas necessidades são representadas em:

  • Social: A preocupação com tudo que representa a empresa, passando pelos clientes, funcionários e a comunidade ao redor;
  • Ambiental: Exercer sua responsabilidade com o meio ambiente, com ênfase na sustentabilidade;
  • Econômica: Assegurar um valor para os acionistas de hoje e no futuro.

É esperado dos gestores de facilities que cumpram com os regulamentos internos e externos, com estabilidade econômica, assumam a responsabilidade e cubram o risco de inadimplência.

Com informações: ServiceFutures, Exame.

Compartilhe nas redes sociais