fbpx

Soraya Arcas Durães esclarece diversos termos técnicos que confundem os profissionais de Facilities e oferece modelos básicos de como eles funcionam no processo operacional das companhias.

Muitas vezes ouvimos os profissionais da área de Suprimentos/Compras dizendo:

“-Precisamos abrir um BID para essa contratação”…

“- Vamos elaborar um RFI para conhecer o mercado de fornecedores”…

“- É só soltar uma RFP para entender o que o mercado está oferecendo” …

“- Necessito das informações técnicas para soltar a RFQ”…

Soraya Arcas Durães

Essa “sopa de letrinhas” acaba por confundir a cabeça de muita gente! Muitos profissionais acham que estamos falando da mesma coisa. Vamos esclarecer o que significa tudo isso:

BID vem do inglês, que em tradução livre, significa ofertar, fazer um lance, licitar.

Bid process (ou Biding process) substantivo processo de licitação, resumindo:  trata de seleção por concorrência ou licitação de empresas através de critérios múltiplos de escolha e várias etapas para seleção de fornecedores fabricantes, distribuidores ou prestadores de serviços estratégicos de alto valor agregado, principalmente, aqueles que atendem as grandes empresas. Outro tipo de processo muito utilizado é o “Strategic Sourcing” ou “Procurement”, também conhecido em português:  Projeto de Compras Estratégicas.

O Processo de Compras Estratégicas é bem mais amplo, abrange várias etapas desde o levantamento das necessidades da empresa até a contratação final, sendo que duas delas são o envio, recebimento e análise da RFI e RFQ.

A sigla RFI também vem do inglês Request For Information, que significa Solicitação de Informações. Quando o mercado possui muitos fornecedores de um determinado item, a solicitação de Informações é um documento elaborado para entender o que esse mercado oferece e saber quem são empresas aptas a atender as necessidades da companhia.

Módulos básicos de uma RFI – Solicitação de Informações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito semelhantes, as siglas RFP do inglês Request For Proposal = Solicitação de uma proposta é muito confundida com a sigla RFQ do inglês Request For Quotation, que significa Solicitação de Cotação.

A RFP – solicitação de proposta é quando o fornecedor elabora um orçamento para atender as necessidades do cliente de maneira livre, o comprador receberá diversos tipos de propostas, muitas vezes sem condições de comparação, o que torna difícil uma decisão favorável para a companhia.

Já a RFQ – Solicitação de Cotação é elaborada de forma estruturada e com todas as especificações detalhadas, de modo que todos os fornecedores vão elaborar orçamento de forma totalmente comparável, assim sendo, o processo de compras fica transparente e uma decisão assertiva.

Módulos básicos de uma RFQ – Solicitação de Cotações:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora fica mais claro e fácil entender quando alguém te pedir uma especificação técnica detalhada para desenhar uma RFQ, e mãos à obra!!!


Soraya Arcas Durães é formada em administração de empresas, pós graduada em Adm. Contábil e Financeira pela FAAP, e pós graduada em Qualidade, Produtividade e Logística –IPEN/USP. Profissional com carreira construída nas áreas de Suprimentos & Facilities, pioneira na implantação da metodologia de PDCA nos processos de Facilities e Suprimentos, responsável por projetos na SSX Global Solutions, atual presidente da ANGC (Associação Nacional dos Gestores de Contratos), lidera a frente de Indicadores do Grupo Mulheres de Facilities, é membro da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities), e participa do grupo de Trabalho da ISO Facilities junto à ABNT.


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais

10 Respostas para "BID, RFI, RFQ, RFP. Afinal o que significa essa “sopa de letrinhas”?"

  1. João Garcia 2 anos atrás

    Sao informaçoes uteis.

    Obrigado

  2. PARABÉNS PELO CONTEÚDO,

    VOCES TEM MODELOS QUE POSSA COMPARTILHAR DE RFI,RFQ E FRP??
    ESTOU ATUANDO NA AREA DE COMPRAS DE PRODUTOS QUIMICOS

    OBRIGADO

  3. Muito esclarecedoras as informações! Obrigada. Também gostaria de modelos de RFP, RFQ e RFI se possível, conheci os conceitos e gostaria de ver como são. Meu e-mail: [email protected]

    1. Excelente conteúdo!!!
      É possivel disponibilizar modelo?

  4. Excelente conteúdo!!!
    É possivel disponibilizar modelo?

  5. LUCIANO LUNA CHAVES 2 anos atrás

    Bom dia!

    Conteúdo de extrema relevância, caso tenha modos disponível gostaria de receber. Meu endereço é [email protected]

    Obrigado

  6. Gleice Souza 2 anos atrás

    Muito bom o seu conteúdo. Se puder liberar um modelo eu agradeço!

  7. O que significa EAP?

  8. Poderia me fornecer um modelo de RFP, RFQ e RFI se possível? Enviar para: [email protected]

  9. Boa tarde, é possível compartilhar um modelo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.