fbpx
Como a gestão de frotas está sendo impactada com a Internet das Coisas

Estudo da Berg Insight mostrou que o número de sistemas ativos de gerenciamento de frota na América Latina deverá aumentar de 2,5 milhões de veículos com IoT (2016) para um total de 4,7 milhões em 2020.

Uma das maiores revoluções tecnológicas presentes no mercado atualmente é a IoT, ou Internet das Coisas, capaz de interligar equipamentos, gerando um sistema inteligente de envio e recebimento de informações.

De acordo com o levantamento da empresa sueca de pesquisa Berg Insight, o número de sistemas ativos de gerenciamento de frota na América Latina deverá aumentar de 2,5 milhões de veículos com IoT (final de 2016) para um total de 4,7 milhões em 2020.

A notícia positiva impacta diretamente a gestão de frotas, que conta com eficiência nos processos de investimento em veículos, melhorando a produtividade, reduzindo custos, garantindo segurança e controle para prevenção de roubos de carga.

A gestão de frota desempenha o papel fundamental de garantir que os veículos sejam utilizados da melhor maneira possível. No entanto, o mercado exige que tanto o desempenho quanto o custo sejam competitivos frente à concorrência.  Esta gestão tem um papel fundamental para o aumento de vida útil e da disponibilidade da frota, além de reduzir gastos desnecessários. Por isso, o gestor precisa estar atento às situações que interferem no rendimento dos veículos, como a falta de planejamento da manutenção, ausência de monitoramento e ociosidade da frota.

Cortar custos pode parecer a melhor iniciativa para aumentar a eficiência da frota. Porém, é uma situação que precisa ser avaliada cuidadosamente, afinal o corte sem planejamento estratégico pode acabar se tornando um mau negócio.

Um dos principais obstáculos do gestor é a quantidade de veículos e indicadores que é preciso acompanhar. É neste ponto que a tecnologia se posiciona como uma ferramenta fundamental.

Um software permite monitorar as rotas com mais precisão, estabelecendo trajetos mais eficientes para evitar o desgaste excessivo de pneus e o consumo exagerado de combustível. O gestor pode estabelecer notificações para o momento das trocas de pneu e ganha tempo livre para focar em atividades que exigem mais da sua atenção.

A tecnologia permite atuar em pontos mais específicos da manutenção, como o consumo de lubrificantes e a reposição de itens como discos de freio, sistemas de direção e suspensão, insumos em geral etc. Em alguns casos, sistemas de telemetria são opções interessantes para um monitoramento mais completo, pois mostram o comportamento do veículo em tempo real: aceleração, velocidade, temperatura, trajeto etc.

A telemetria permite a medição de informações de um objeto, como o posicionamento e o estado de utilização. Esses dados são transmitidos remotamente para uma central de monitoramento e distribuída aos usuários. A indústria automobilística e a Fórmula 1 adotam essa técnica e ajudaram a popularizá-la.

Vale destacar que um bom software deve oferecer mecanismos para que o gestor lide com as informações que ele gera. Gráficos e relatórios promovem um acompanhamento otimizado de cada indicador. O resultado é uma gestão de frota de qualidade e proativa, que não espera os problemas ocorrerem para solucioná-los.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 14º PRÊMIO ABRAFAC MELHORES DO ANO 2019

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, a principal premiação do setor, foi criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Isso estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. Participe se inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019 e ajude a escrever novos capítulos na história dos facilities.

Este ano teremos algumas melhorias, como uma etapa adicional com votação pública pela internet que dará a oportunidade para os melhores classificados (12 até 24 trabalhos) de melhorar a nota media recebida na fase dos jurados (mais detalhes e outras melhorias estão no regulamento / edital no hotsite do prêmio – abrafac.org.br/premio).

Assim, convocamos a todos que apresentem suas ideias inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019!

VOCÊ JUNTO AOS MELHORES DA ÁREA DE FACILITIES DO BRASIL!

=> MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI <=

Fechar Menu
×

Carrinho