fbpx

Juan David Angel B., Diretor de Contas Estratégicas Globais LATAM –Sodexo S.A, analisa como o Gestor de Facilities precisa se preparar para questões cruciais 

O que esperar do mundo em 2025? Pode parecer que está longe, mas não está. Chegamos em 2018, e se olharmos para alguns anos atrás, muita coisa mudou e o tempo passa a impressão que foi acelerado. Para o Gestor de Facilities, os próximos anos são de muito otimismo e desafios.

O Congresso & Expo ABRAFAC 2017, que ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro de 2017, no Tivoli Mofarrej Hotel, em São Paulo, apresentou um painel especial sobre o que se pode esperar do futuro.

Goran Milanov (Bulgária), Vice-presidente do Conselho da EuroFM; Peter Ankerstjerne (Dinamarca), Chefe Global de Marketing da ISS; Juan David Angel B., Diretor de Contas Estratégicas Globais LATAM -Sodexo S.A; e Bill O’Neill (EUA), Chairman do IFMA, se juntaram para apresentar as megatendências em Facility Management no Painel Internacional: FM 2025. 

Juan David Angel B. abordou a visão da Sodexo sobre o futuro na gestão predial e comercial, refletindo as mudanças na sociedade. Por meio dessas tendências, é possível que o Gestor de Facilities se prepare com mais cautela. 

“Eu quero focar no que vai nos trazer as tendências. Tivemos essas mudanças demográficas: globalização, sustentabilidade e tecnologia”, pontuou o diretor. 

Segundo Juan, uma das tendências mais importantes é em relação ao número da população mundial que tende a crescer, assim como o aumento de idosos. “O número de pessoas vai subir para oito bilhões até 2025. Os países emergentes contribuem para esse aumento. Também teremos uma relação de maior dependência das pessoas mais idosas. Uma entre dez pessoas terá mais de 65 anos”. 

Para Juan, as mudanças nos locais de trabalho vão impulsionar e transformar a mobilidade dos trabalhadores em relação a uma procura por melhor qualidade de vida.

Globalização, sustentabilidade e tecnologia 

O diretor da Sodexo afirmou que sobre a globalização, o mundo já está conectado. Entre outras mudanças, ele destacou que a expansão da classe média está transformando as economias. “Há muitas necessidades vindo dessa classe”. 

“A China será a líder no crescimento asiático, o que vai gerar muitas oportunidades nas multinacionais em mercados emergentes. Isso também vai nos ajudar em fazer a fusão entre o custo e a criação de valor. Vamos poder fazer esse benchmarking em diversos tipos de serviços que oferecemos.” 

Sobre a sustentabilidade, Juan afirma que há um movimento crescente no consumo de alimentos, água e energia elétrica. “Haverá um aumento de 35% dos alimentos, essa é uma tendência que teremos num futuro próximo”. 

O especialista ainda lembrou que o aquecimento global também é uma tendência, o que obriga os gestores a reduzirem os poluentes, principalmente, na necessidade de cortar a emissão de carbono. “Tudo isso leva a necessidade de investir em infraestruturas que sejam verdes, ecologicamente sustentáveis”.

“Será necessário construir sistemas de monitoramento do uso de água e com todas as facilidades que temos hoje, há uma tendência na convergência de serviços de FM, Gestão de imobiliários e de energia”. 

Quando o assunto é tecnologia, Juan afirma que a transformação digital está forte no mercado. “A tecnologia vem mudando e os consumidores mudaram a forma de interagir com os negócios. Há um aumento no número de aplicativos, no uso da Internet das coisas e na combinação de dados gerados. Isso vai nos levar para um aumento da produtividade”. 

Além disso, o diretor ressaltou que a inteligência artificial pode levar a sociedade para um “futuro mais brilhante”, principalmente se relacionar o tema com FM. 

“Devemos antecipar as necessidades que vão chegar. Precisamos encarar os desafios desse novo mundo”, concluiu.

Associe-se agora para ter acesso exclusivo aos vídeos das palestras do Congresso e respectivas apresentações, além de garantir a entrada GRATUITA na edição 2018! 

Compartilhe nas redes sociais