fbpx

A 12ª edição do Congresso & Expo ABRAFAC começou oferecendo muita informação, possibilidades de networking e oportunidades imensuráveis de aperfeiçoamento das práticas de FM!

O primeiro dia foi um sucesso absoluto com um auditório cheio e participativo. O Hotel Tivoli, onde está acontecendo o evento, foi palco para grandes nomes e profissionais do setor debaterem um pouco sobre um tema que está em ascensão e levando gestores a um novo patamar no mercado.

A manhã do dia 04 começou com a solenidade de abertura que contou com a participação de Priscila Martins, Coordenadora do ComSaude, Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde eBiotecnologia, com um breve discurso sobre a importância do setor de Facilities para o gerenciamento de hospitais. “Terceirizar algo que não é do core business dos serviços da saúde é importante porque o hospital foca no paciente ”.

Outro destaque foi João Diniz, Presidente da Cebrasse, Central Brasileira do Setor de Serviços, em pronunciamento sobre a necessidade de se evoluir as leis trabalhistas, na intenção de permitir que o mercado da terceirização seja mais assertivo, beneficiando o trabalhador e empresas.

Até que, finalmente, Luciano, presidente da Abrafac abriu o Congresso, prometendo que o evento iria cumprir seu objetivo de “contribuir para trazer mais conhecimento aos participantes”.

“Empoderamento e a Função do Indivíduo como Motor Transformador do Mundo”

A primeira palestra teve como convidada, Ligia Costa, Thank God it’s Today, agência de planejamento estratégico e inovação para micro empreendedores e empresas. Ligia impactou o público ao narrar sua história de vida, que contou com momentos de vulnerabilidade, porém que serviram para impulsionar um novo propósito de vida. “Somos 100% responsáveis pelo nosso sucesso individual”.

Desafios na formação profissional e o impacto da nova lei de terceirizações

Um dos primeiros palestrantes internacionais do evento foi Ron van der Weerd, Gerente de FM da Universidade de Hanze. O palestrante apresentou de forma muito enriquecedora os contrastes da profissionalização em Gestão de Facilities na Holanda e no Brasil. Segundo ele, na Holanda existem 9 Faculdades voltadas para a formação na área, fazendo do país o maior com programa de FM na Europa e um dos maiores no mundo.

“Só podemos levar adiante nosso setor, se houver investimento em educação e pesquisa”. O palestrante ainda identificou que é necessária uma maior integração com o gerente de Facilities e a organização para se alcançar o sucesso.

Seguindo com o painel, subiu ao palco Ermínio Alves de Lima Neto, representando o Cebrasse, na intenção de esclarecer o que mudou com a Nova Lei de Terceirizações. De acordo com Ermínio, a antiga lei tinha um grande defeito: ela não incluía o empreendedor. “A reforma leva para a formalidade empreendedores que não se encaixavam na legislação anterior”.

Ferramentas, Processos e tecnologias a serviço do Facilities

Na parte da tarde, foram debatidos assuntos técnicos de grande interesse para gestores que buscam otimizar processos. Alessandro Marchetti, Gerente da e-FM para América Latina, mostrou os benefícios da automação em BIM – como ferramenta de antecipação de problemas e gestão de serviços.

“Esse é um processo interativo que tem como objetivo encontrar a configuração ideal para ativos e serviços”. O palestrante apresentou as diferentes fases do projeto que possuem objetivos diversos como redução de custos operacionais e integração de dados.

Guilherme Procópio, Executivo Watson na IBM, surpreendeu a plateia com o tema “A transformação digital através da Inteligência Cognitiva”. Usando o sistema Watson como base para apresentar um mundo de possibilidades a partir da inteligência artificial, o executivo ainda desmistificou questões como “tecnologia gera desemprego” e se é possível que um dia as máquinas possam agir por conta própria.

“Grandes Conceitos Aplicados na Prática”

Para finalizar o dia em grande estilo, o Congresso preparou um bloco com diversos palestrantes apresentando interessantes soluções para o setor de Facilities. Alexandre Borin, CEO da Prestus, que revelou um ambicioso projeto em sua palestra “Casa Ecológica e Inteligente – Realidade, hoje e de baixo custo”. Viável para empresas do setor, ele destacou formas de incrementar ambientes otimizados na intenção de engajar melhor uma equipe.

Debatendo o tema “O Atacarejo de Materiais como solução na gestão de estoque de materiais de Facilities nas Empresas”, Michael Reins, CEO da OBRAMAX, divulgou eficientes formas de melhorar a organização de empresas de Atacado, na intenção de ampliar a produtividade e lucros.

Para debater o tema “Eficiência Energética no Varejo com o Case GPA”, Gabriel Vibert, Diretor de Operações da GreenYellow do Brasil e Mauricio Sartori, Diretor da Unidade de Eficiência Energética, Automação, Segurança e Detecção de Incêndio da Honeywell, apresentaram a parceria de sucesso que conseguiu melhorar processos com redução de custos em energia elétrica unindo tecnologia e monitoramento para se alcançar metas positivas para a rede de supermercados.

Veja algumas fotos do dia!

Clique aqui e veja mais em nosso Facebook.

 

E confira o resumo do segundo dia do Congresso & Expo ABRAFAC 2017! Fique de olho em nossas redes sociais e aqui no Blog da ABRAFAC para mais informações!

Compartilhe nas redes sociais