fbpx
Construção civil: dicas para uma gestão mais eficiente

O Gestor de Facilities pode encontrar desafios nesse setor, mas é possível otimizar processos 

Por causa da complexidade dos processos do setor de Construção Civil, o Gestor de Facilities (Facilidades) pode encontrar desafios enormes durante todo o processo que se inicia no planejamento, passa pela execução e continua até a manutenção. Nosso blog traz hoje algumas dicas sobre a gestão desse setor.

Nesse momento de crise, no qual, o país atravessa, tem gerado desafios para diversos gestores. E na construção civil, isso tem sido desafiador. Trabalhar com cronogramas apertados, orçamentos reduzidos e a pressão de melhorar a produtividade, são algumas das questões que os gestores de facilities estão precisando lidar com mais intensidade.

Mas tudo é uma questão de organização. Como a principal função de um gestor está ligada diretamente a toda hierarquia e setores dentro de um empreendimento, cabe a ele solucionar as etapas prioritárias e fundamentais para manter o processo em funcionamento, garantindo a qualidade do serviço. 

Veja algumas dicas: 

Planejamento de obra 

Antes mesmo de lançar um empreendimento, é fundamental planejar bem. Assuntos como a localidade, características da construção, objetivo da obra, mercado, entre outros fatores. 

Gestão de Materiais

Ter à disposição os melhores materiais para o bom andamento das obras é essencial. Por isso, é necessário ter mente tudo que será preciso durante a obra, inclusive pensando em contratempos que são comuns durante o processo. Lembre-se que na falta de qualquer material, é possível que a obra corra o risco de ficar paralisada, gerando consequências ainda piores.

Gestão de Compras 

Esse ponto é importante para se evitar compras desnecessárias que podem comprometer ainda mais o orçamento. Controlar a forma que as compras são feitas, garante uma boa finalização do serviço.

Gestão de mão de obra 

Ponto chave na execução de um projeto, quando há bons funcionários trabalhando com segurança e dedicação, as chances da obra ser finalizada com grande sucesso, aumentam. 

Esse é o básico. Procurando parceiros certos e tecnologias que podem garantir uma produtividade mais eficiente e que ofereça redução de custos, o Gestor de Facilities dentro da Construção Civil pode oferecer um trabalho eficiente, com segurança e satisfação. 

Congresso & Expo ABRAFAC terá painel sobre Normas e Certificações 

No dia 05 de outubro, durante o Congresso & Expo ABRAFAC 2017, ocorre o Painel “Normas e Certificações”. O Brasil encaminha-se cada vez mais para a adoção de padrões internacionais na área de Facilities. Neste painel serão discutidos os avanços da norma ISO41000 de gestão de Facilities e como os padrões ASHRAE contribuem para operações mais sustentáveis. 

Faram parte do painel: Stan Mitchel (Reino Unido), CEO da Key Facilities Management; Leonilton Tomaz Cleto (Brasil), ASHRAE Chapter Brasil; e Jorge Gennari (Brasil), BCA Chapter Brasil (Building Commissioning Association). 

Aproveite os preços promocionais do 2º lote até 20/08 e faça a sua inscrição: www.abrafac.org.br/eventos/congresso 

Com informações: MobuHiperdados.

Ivan Monteiro

Colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
Fechar Menu
×

Carrinho