fbpx

Gravamos na sexta-feira passada o último dia da nossa cobertura do EFMC 2017, realizado em Madrid na Espanha. O evento teve como tema “Consolidando o Escopo Global de Gerenciamento de Instalações” e a ABRAFAC esteve presente com o nosso vice-presidente, Thiago Santana, e com o nosso diretor tesoureiro, Cristiano Mantovani.

Se você perdeu a nossa experiência dos primeiros dias, acesse aqui e aqui.

Nesse último dia, assuntos como sustentabilidade e tecnologia estiveram em pauta nos debates, porém, muitas palestras tocaram em um assunto em comum: as consequências, apresentadas em estudos, sobre novos locais de trabalho, nas arquiteturas flexíveis. Qual o impacto disso na produtividade dos colaboradores durante o trabalho?

Algumas pesquisas foram mostradas e, entre elas, uma focou sobre a questão do ruído, levantando um importante debate. O excesso de tecnologia também entrou em pauta, com grande potencial de ser uma vilã no trabalho de FM.

O Thiago foi um dos debatedores de um painel mostrando o ponto de vista do Brasil e as diferenças geográficas e econômicas em relação ao mercado de FM pelo mundo.

No último dia, também ocorreram premiações para pesquisadores e estudantes. Na Europa, esse desenvolvimento acadêmico em FM é maior. Um dos vencedores nasceu da união de FM com setores públicos, algo não muito comum.

A última palestra reuniu alguns nomes que já assumiram a presidência do EuroFM em anos anteriores. Foi levantada a questão do associativismo, que é diferente tanto nos EUA quanto na Europa. 

A conclusão que o Thiago e o Cristiano tiveram é como esse tipo de evento é importante para criar novas pontes com outras associações ao redor do mundo.  Além disso, terminam a cobertura fazendo um convite especial.

Assista ao vídeo e deixe seu comentário!

Compartilhe nas redes sociais