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Facilities em Hospitais: Humanização é necessária

Organizações de saúde estão cada vez mais atentas à experiência do paciente, fazendo com que empresas terceirizadas aprimorem o setor

Uma matéria do jornalista Mauricio Barreira, publicada na Revista Hospitalar Digital especial Facilities de 2018, aborda as tendências em humanização no setor da saúde, em especial para o setor de facilities. De acordo com a reportagem é preciso estar alerta aos desejos e necessidades do paciente e seus familiares, ter compaixão, confortar quem precisa. Nos últimos anos, esses e outros pilares da humanização ganharam novos aliados nas instituições de saúde: as empresas de Facilities, especialmente as de arquitetura e engenharia.

Para atender a organizações cada vez mais preocupadas com a experiência do paciente como um todo, as empresas terceirizadas têm aprimorado os seus produtos e serviços, adequando-os à necessidade de humanizar o atendimento.

É o que acontece na Teto, empresa especializada em móveis na área hospitalar.

“Quando projetamos um leito, pensamos em todos os detalhes para que a humanização seja prioridade no desenho final. É preciso entender que transformar o ambiente hospitalar em um local mais próximo ao que se vê em casa é uma grande maneira de chegar a esse objetivo”, explica Sérgio Fix, diretor da empresa.

Tornar o ambiente mais acolhedor influência na qualidade do atendimento. Emerson da Silva, arquiteto e urbanista, especialista em biossegurança e presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), destaca que a humanização não deve ser algo pensado apenas após a fase de construção física de um hospital ou clínica. “Costumo dizer que, se um hospital precisa ser humanizado, ele foi projetado de forma errada. Uma instituição de saúde deve ser adequada às pessoas que a usarão”, afirma.

Para ele, o foco na experiência não pode ser colocado somente sobre o paciente. “A experiência do usuário depende, e muito, da experiência do cuidador, do médico e da equipe”, explica o presidente da ABDEH. Silva acredita que a base para chegar a um denominador comum está atrelada à aplicação do Quadruple Aim: melhorar a experiência do paciente no atendimento (incluindo qualidade e satisfação), melhorar a saúde das populações, reduzir o custo per capita dos cuidados de saúde e proporcionar o bem-estar e a felicidade do colaborador.

Com informações da Revista Hospitalar 2018.

Foto: Divulgação.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 14º PRÊMIO ABRAFAC MELHORES DO ANO 2019

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, a principal premiação do setor, foi criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Isso estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. Participe se inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019 e ajude a escrever novos capítulos na história dos facilities.

Este ano teremos algumas melhorias, como uma etapa adicional com votação pública pela internet que dará a oportunidade para os melhores classificados (12 até 24 trabalhos) de melhorar a nota media recebida na fase dos jurados (mais detalhes e outras melhorias estão no regulamento / edital no hotsite do prêmio – abrafac.org.br/premio).

Assim, convocamos a todos que apresentem suas ideias inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019!

VOCÊ JUNTO AOS MELHORES DA ÁREA DE FACILITIES DO BRASIL!

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