fbpx

Este foi o tema do evento da ABRAFAC, realizado no dia 24 de abril, na sede da Dow Química, em São Paulo e que contou com a expertise dos palestrantes Luis Felipe Fernandes da Costa, da Branco Branco Facilities; Flávio Leal Pimentel da CI&T; e Juliana Barbosa Dias, da Google. O momento foi de reflexão em cima do tema, com apresentação de cases e dicas práticas de como resolver problemas de gestão e imprevistos do cotidiano.

Segundo o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, com a velocidade com que as coisas vem mudando, contar só com o valor humano, que é a base da atividade de Facilities, não é mais o suficiente. “É importante trazer informação e tecnologia para a tomada de decisão. Falar de inovação é mostrar o que as empresas, prestadores de serviços e pesquisadores estão trabalhando hoje, conhecer soluções que amanhã estarão no mercado, além de verificar como é possível se beneficiar com tudo isso. O tema de hoje está alinhado com o propósito da Associação e com a agenda que desenvolveremos ao longo de 2019.”

Um dos propósitos da ABRAFAC é trazer também para os seus eventos novos talentos como forma de debater outras visões e compartilhar experiências com quem está no operacional das empresas. No caso deste FM Debate, quem teve a honra de ser a moderadora foi a Thays Borin Calado, coordenadora de Facilities, Viagens e Eventos da Movile, responsável pela gestão de três escritórios da companhia.

“Às vezes o palestrante não consegue visualizar o que muitos que estão na operação tem de dúvidas e questionamentos em como aplicar no dia a dia o que ele fala em sua apresentação. Um convite como esse da ABRAFAC contribui muito para a minha carreira, pois aprendo e também tenho a oportunidade de instigar os presentes a se colocarem no nosso lugar do ouvinte”, diz a coordenadora da Movile.

Os palestrantes do FM Debate desta edição de abril foram: Luis Felipe Fernandes da Costa, diretor técnico comercial da Branco Branco Facilities; Flávio Leal Pimentel, executivo da CI&T há 12 anos e que, recentemente, assumiu um investimento de Corporate Venture da CI&T com foco em Workplace Management; e Juliana Barbosa Dias, que já atuou em diversas empresas, como a ISS Facilitity Services, JP Morgan, 99 e, atualmente, integra a área de Real Estate & Workplace Services da Google como Facilities Manager.

Para o diretor técnico da Branco Branco Facilities, que ministrou a palestra “A premonição tecnológica e os imprevistos humanos”, com a informação temos a possibilidade de achar soluções para diversas situações do dia a dia do gestor de Facilities. “E a ABRAFAC desempenha bem esse papel. Ela é a responsável por trazer experiências que nos dão insights para achar melhores caminhos para trabalhar. Isso é possível pela roda de pessoas que aqui estão presentes discutindo pontos neurais para serem atacados. Tecnologia + inteligência = inovação.”

Na visão de Pimentel, que abordou o tema “Workplace Management: onda ou transformação da gestão de Facilities?”, o segmento está em um momento denso, “pois passa por uma situação que precisa seguir outro patamar com vários desafios. A ABRAFAC tem uma forma de atuar mais próxima das pessoas, explicando esses novos caminhos e pulverizando os assuntos. E é essa agenda do FM Debate que trará repercussão para ajudar nesse processo.”

Já Juliana Barbosa, que apresentou a palestra “Tecnologia: a nova aliada à gestão de Facilities”, acredita que eventos como esse da ABRAFAC são capazes de trazer um “frescor” para o setor. “Pudemos ver aqui a diversidade de públicos, divididos entre gerenciadores, prestadores e tomadores de serviços, um escutando o outro. Também fico muito feliz de ver a Associação abrindo suas portas para novos talentos, como a Thays. Ela é ótima.”

Ouvintes dessas experiências compartilhadas pelos palestrantes, diversos profissionais de cinquenta empresas diferentes marcaram presença nesta edição do FM Debate.

“O tema apresentado é bastante importante. Para alguns, a tecnologia ainda é uma utopia. Mas, ela avança a passos largos. Vimos o vídeo da ISS, que é o sonho de consumo de muitos, e está cada vez mais próximo da realidade. Temos que ter a tecnologia embarcada para melhorar a produtividade, o que profissionaliza também a atuação do tomador e do prestador de serviço”, aponta o diretor executivo da CNX Engenharia Especializada, Marcelo Nakamura.

“A parte do debate é de fundamental importância para vermos o ponto de vista do prestador e do tomador de serviço. E é nessa hora que podemos colocar nossas dificuldades e as necessidades dos clientes que queremos melhor atender. A questão da inovação é extremamente relevante, mas temos que fazer com que a proposta de valor, viabilidade e tecnologia se casem em sua implementação”, diz Carlos Alberto dos Anjos, CEO do Grupo Brasanitas.

Para finalizar, Ricardo Avila, gerente comercial do grupo TB, enfatizou a relevância do engajamento técnico do segmento. “Esse formato de encontro permite interagir com o tomador de serviço e os concorrentes, ter um contato estreito com o público de interesse, além de ser uma forma de observar, de forma macro, o mercado em que estamos atuando.”


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais
30 maio 2019

Arquitetos e Facilities – A importância da conexão para a geração de valor

Muitos arquitetos questionam sobre quem procurar nas empresas para apresentar seus portfólios e como conseguir ser escolhido numa concorrência. Por outro lado, os colegas da área de facilities demandam arquitetos ou escritórios de arquitetura corporativa para melhoria do espaço de trabalho que sejam bons, baratos e rápidos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.