fbpx

Veja uma entrevista com o profissional sobre o futuro do FM

No último painel do FM Debate, sobre o tema Tecnologias a Serviço de Facilities, Paulo Spacca, Diretor de Relacionamento da Associação Brasileira da Internet das Coisas apresentou a importância da Internet das Coisas para o mercado, essencialmente para o setor de Facilities. 

Segundo o site da própria ABINC, em termos de tecnologias que compõe o que chamamos de Internet das Coisas pode-se destacar:

  • Dispositivos e sensores
  • Redes de telecomunicações, incluindo as novas redes de transmissão de dados de IOT?—?LPWANs (Low Power Wide Area Networks)?—?que estão se expandindo rapidamente pelo mundo ou as baseadas em redes de telefonia celular, como 5G
  • Software rodando em servidores em nuvem
  • Aplicativos
  • Ferramentas de análise de grande quantidade de dados (Big Data e Analytics)
  • Inteligência Artificial

Veja uma entrevista especial do Paulo para o nosso blog.

Blog: O que é Internet das Coisas?

Paulo Spacca: Trata-se da conexão das coisas que antigamente você nem sabia que elas podiam ficar conectadas. Um dado parte de um sensor que está gerando uma série de informações que são manipuladas e jogadas para a nuvem. Depois disso, os dados serão processados para gerar informações que serão úteis para relatórios. Por exemplo, você tem uma máquina que trabalha 24 horas por dia com uma função específica. Essa geração de informações oriundas dela vão mensurar o tempo que a máquina precisa de manutenção. No lugar de ficar anotando, um sensor vai me dizer isso e vou poder planejar sua parada, antes que ela quebre.

Blog: E sobre a questão da internet? Já estamos bem servidos de uma rede sólida?

Paulo Spacca: Sim, hoje vemos a evolução do setor agrícola que está conseguindo fazer uso de uma rede forte e avançando tecnologicamente. O FM precisa ver isso como parte de uma solução sem receios de sinal de internet ainda ineficiente, como tempos atrás.

Blog: Hoje em dia todos usam muito a tecnologia da nuvem, isso representa uma economia no serviço?

Paulo Spacca: Sem dúvidas. Você deixa de comprar infraestrutura e passa a alugar um espaço na nuvem (o que é mais barato), além de poder administrar tudo à distância, economizando também o custo de locomoção. É tudo muito simples. Nos dias de hoje, o físico está se transformando em digital.

Blog: E sobre a inteligência artificial? Como está essa novidade?

Paulo Spacca: Há 20 anos atrás já se falava desse assunto. Nos dias de hoje, o software está ficando inteligente no sentido de aprender sozinho, a partir das coisas que ele vai fazendo. Essa questão vai transformar bastante o mercado, inclusive apoiando ainda mais o serviço do FM. Um exemplo é o ar condicionado. Ele será totalmente inteligente, podendo medir o quanto você o usa, calcular os custos e enviar a conta. Será tudo mais prático. A inovação no mercado se dá pelas necessidades existentes que o IoT (do inglês Internet of Things) vai proporcionar soluções mais eficientes.

Blog: E a questão de empregos, existe um medo generalizado da tecnologia tirar empregos, o que você acha disso?

Paulo Spacca: A vida inteira vivemos com esse receio. É como falei da Revolução Industrial, na palestra. A mão de obra será sempre remanejada para outros setores. Se não precisar mais de fiscais para usar máquinas ou realizar serviços, ele poderá fiscalizar outras questões, inclusive dando apoio aos processos automatizados de forma geral. Isso oferece eficiência na escala do trabalho, aliada à educação das pessoas também. É necessário dar uma educação nova para os funcionários, uma educação cultural.

Sobre a ABINC

ABINC foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom.

Os objetivos da Associação são: incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.

Saiba mais no site: www.abinc.org.br

Não perca o novo evento da ABRAFAC!

Neste dia 10 de Maio será realizado o FM TACTICS. Trata-se de uma série de programas virtuais promovidos pela ABRAFAC, onde profissionais e empresas do mercado de Facilities compartilham com a comunidade em geral melhores práticas, novos produtos e casos de inovação dentro de nosso segmento. 

O assunto em questão será: Áreas de Missão Crítica?—?Cuidados necessários com a Operação e Manutenção. Saiba mais informações aqui!

Compartilhe nas redes sociais