FM Debate trouxe relevante discussão para profissional de Facilities

Gestor de Facilities teve oportunidade de se inteirar sobre novidades da estratégica área de “Gestão de Frotas e Mobilidade”

Foi realizada ontem (15), na Unibes Cultural, em Sumaré, São Paulo, mais uma edição do FM Debate com o tema “Gestão de Frotas e Mobilidade”, iniciativa da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities). Nela foram discutidas relevantes ideias novas sobre como gerir uma frota e como será esta gestão em um mercado em constante evolução. Veja agora uma cobertura especial do nosso blog com entrevistas com os responsáveis pelo sucesso do evento.

Maximiliano Fernandes, um dos palestrantes do evento

Essa edição contou com palestrantes gabaritados como Maximiliano Fernandes, Diretor Executivo da Movida Frotas; João Carlos Brito Junior, responsável pela área de Facilities do Grupo Brasanitas; e Jorge Miguel, economista especializado em transporte e mobilidade urbana e presidente do Transfretur – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de São Paulo.

Para Maximiliano, o FM Debate foi essencial para oferecer soluções para o profissional de Facilities. “O evento foi muito bacana, o tema é muito relevante! O melhor da experiência é essa reunião de boas cabeças para debater um tema essencial e buscar soluções eficientes”.

Especialistas guiaram debates

A manhã de palestras e debates contou também com a presença de especialistas para enriquecer o evento. Estiveram presentes Ana Paula Reino Martins de Oliveira, que possui experiência de 9 anos em gestão de frotas e viagens corporativas; Célia Baptista, Gestora de Facilities que atua em empresas de grande porte nos segmentos de telecomunicações; e Celso Toshio Saito, Owner da Facilities-Insight.

De acordo com Ana Paula Reino Martins, esse é um assunto pouco falado e que acumula muitas dúvidas e peculiaridades, o que reflete na importância de ser debatido. “Cada público possui uma necessidade e cada localidade também. Foi um debate muito rico porque, com ele, deu pra trocar muita informação e aprender. Digamos que serviu para ‘abrir a visão’ dos profissionais”.

Já Célia Baptista destacou que, com a quantidade de pessoas que fazem parte de grandes empresas, o foco de uma gestão bem realizada deve ser cuidar da vida dos trabalhadores. “A Gestão de Frotas se resume em cuidar de vidas. A frota, em questão, nada mais é do que cuidar da vida do colaborador, protegendo sua existência e sua saúde. É um tema que exige muita discussão, porque cada empresa tem um perfil e um tipo de operação, mas no fundo tudo se resume ao cuidado de vidas. Para o Facilities isso é muito importante ser refletido”.

Flávio Tavares em sua participação no evento

O Mestre de Cerimônia desta edição foi Flávio Tavares, um dos fundadores do Instituto PARAR (Pensando Alternativas Responsáveis Administrando Frotas com Resultado). Segundo Flávio, o evento foi essencial para o Gestor de Facilities, pois o profissional já possui muitos desafios em seu cotidiano, sendo a mobilidade e gestão de frotas um desses.

“Eu percebi as pessoas enxergando que é possível entrar nessa área da mobilidade com mais força e provocar discussões com mais aprofundamento dentro das corporações. Isso é o mais legal. Terminei um bate-papo com alguns participantes e quero ouvir seus cases sobre o que aproveitaram dessa manhã incrível proporcionada pela ABRAFAC”, afirmou Flávio.

“A mudança de cultura e estrutura, começa do Facilities”

Karina Quaresma, Coordenadora do FM Debate da ABRAFAC, destacou que essa edição concretizou ainda mais o objetivo da Associação em relação ao setor de Facilities.

“Temos uma grande preocupação de trazer o conteúdo de forma diferente, dinâmica e que o profissional de facilities consiga colocar, o que absorve nos eventos, em prática no dia a dia”, salientou Karina.

Para a coordenadora, o propósito é trazer cada vez mais profissionais que façam o envolvido com facilities refletir, sair da correria do dia a dia e ter um momento de imersão que ofereça ideias e soluções que ele pode usar dentro das companhias.

Karina destacou que a mudança de cultura, estrutura, começa pelo Gestor de Facilities. “Ele quem deve resolver qualquer deficiência predial ou buscar inovações quando há problemas de processos. Isso nasce da nossa área e ela precisa ter uma visibilidade, confiança e relevância para fazer isso nas empresas. É dessa forma que a ABRAFAC busca contribuir para a visibilidade do segmento do Facilities.”

FM Tactics sobre “Change Management” será dia 23!

Mudar o ambiente de trabalho não é tarefa das mais fáceis, mas, em contrapartida, cada vez mais torna-se imprescindível para as empresas.

Preparar as pessoas, tanto do ponto físico quanto emocional, para que elas possam enfrentar essa fase de transição de forma mais segura e comprometida é o principal objetivo do Change Management.

Este webinar irá abordar, portanto, quais os desafios e entraves a serem vencidos e como engajar as pessoas, quebrando resistência e garantindo um resultado efetivo.

Faça agora mesmo sua inscrição! Acesse aqui!

Ivan Monteiro

Colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
Fechar Menu
×

Carrinho