fbpx

Alexandre Lara, Diretor Secretário da ABRAFAC, apresenta sua visão sobre o assunto e apresenta Extensão Universitária 

Você que é Gestor de Facilities ou deseja ser, responda: como está a oferta de cursos profissionalizantes no mercado? Analisando a situação atual, pode-se até afirmar que a oferta melhorou de certa maneira. Aqui mesmo na ABRAFAC, o associado possui oportunidades de ingressar em cursos com descontos especiais de tempos em tempos. Saiba mais aqui.

Nosso blog conversou com o Alexandre Lara, Diretor Secretário da ABRAFAC, para entender o que o mercado acadêmico tem oferecido para o setor de facilities.

De acordo com o Alexandre, o mercado hoje já há vários anos algumas oportunidades de aprendizado, com cursos de diferentes cargas horárias e abrangência, ministrados por empresas voltadas ao mercado de educação. “São oferecidos cursos destinados à alta gestãoassim como cursos com um foco diferenciado, voltados aos profissionais jovens ou mesmo aos que desejem ingressar ou ampliar os seus conhecimentos em relação ao mercado de facilities. Essa divisão é característica do mercado”, avalia.

O diretor afirma que o nível mais alto oferecido é o de MBA que é ministrado em São Paulo e também no Rio de Janeiro. “Esse nível abraça o profissional que já atua em alta gerência ou em cargos de diretoria. São profissionais que buscam aprender mais sobre uma gestão estratégica e não tanto operacional”, explica. 

Todavia, Alexandre identifica que apesar dessa oferta, ainda há uma lacuna sem atenção. “São apenas dois polos atendidos, um prepara o operacional e o outro atende um campo mais estratégico. Existe um espaço no mercado que está aberto para atender o profissional que atua na média gestão.

Como exemplo, pode-se citar um engenheiro de manutenção que queira galgar posições em sua empresa abraçando um volume maior de atividades abaixo dele. Neste caso, o profissional, geralmente com uma formação mais técnica, não só necessitará ampliar os seus conhecimentos básicos sobre o universo de Facilities, como também e principalmente, precisará desenvolver outras características igualmente básicas, embora de suma importância para o seu desenvolvimento (gestão de pessoas, planejamento, etc). A solução neste caso seria um curso de extensão universitária, com uma carga horária e abrangência adequadamente estruturada para o desenvolvimento deste profissional. Isso vem sendo discutido pela ABRAFAC como forma de incentivo ao mercado de educação, analisa o diretor. 

ABRAFAC apoia capacitação 

Segundo Alexandre Lara, a ABRAFAC enxerga já há algum tempo esta “lacuna” deixada em aberto pelo mercado, traduzindo esta preocupação na composição de um Comitê de Educação criado ainda na gestão de 2013 / 2014, e atuando diretamente na estruturação do Curso de Extensão Universitária com 120 horas aula, oferecido pela USF (Universidade São Francisco): Extensão Universitária em Gestão de Facilities. “A Associação mobilizou um grupo de profissionais para abraçar essa causa, com o objetivo de ministrar um curso em 120 horas”

“No início, houve até uma certa surpresa da USF quanto ao número elevado de docentes envolvidos na estrutura do curso, haja vista que pratica-se no mercado a apresentação de um grupo de matérias por um mesmo docente. No entanto, esta estrutura proposta conta com vários dos melhores profissionais em Facilities no mercado, justamente para que os alunos conheçam as diferentes visões e experiências, enriquecendo ainda mais o seu aprendizado.” 

Alexandre afirma que a ideia da ABRAFAC é levar ao aluno, profissionais renomados, com 10, 15 e até mais de 20 anos de mercado, somando-se ainda suas experiências em implantações e na gestão de grandes projetos em grandes empresas. “Isso é importante para que os alunos conheçam diferentes experiências e gestões, proporcionando o máximo de visões. No fim, todos concordaram com esse modelo.” 

“O objetivo do curso é de atender bem ao profissional da média gerência em empresas, agregando conhecimentos e experiências que o insiram no nível tático e gerencial de suas respectivas corporações. Devemos adicionar a esse profissional uma visão mais ampla do mercado de gestão de facilities. Esse curso não entrará nos méritos práticos ou operacionais”, conclui o diretor. 

Participe da Extensão Universitária: Gestão de Facilities 

Portanto, para atender esta lacuna de mercado, a Universidade São Francisco, com o apoio acadêmico da ABRAFAC, oferece uma oportunidade incrível para quem deseja se especializar em Gestão de Facilidades (Facilities). 

O curso possui o objetivo de conceituar o universo de atividades relacionadas à gestão de facilidades e a importância do Gestor de Facility Management (FM) no planejamento estratégico e na implantação destas atividades em nosso mercado. 

Além disso, ele possibilita: 

– Dar aos participantes a visão sobre os principais pontos de atenção em implantações de projetos de FM; 

– Oferecer aos participantes novas visões, métodos e abordagens sobre os modelos de gestão em FM, sua evolução, categorização e principalmente as práticas de gestão mais atuais; 

– Estimular a reflexão e análise de problemas relacionados à estruturação e implantação de projetos em FM. 

Faça sua inscrição agora mesmo! 

Saiba mais informações: https://goo.gl/fJC6bR 

Compartilhe nas redes sociais