Gestão de Facilities: os desafios e a importância da especialização na profissão

Veja como é fundamental adquirir uma especialização ou se manter atualizado sobre a profissão

Um dos assuntos que mais comentamos aqui no Blog da ABRAFAC é relacionado sobre a importância da Gestão de Facilities para diferentes empreendimentos e edifícios, não importa a área de atuação. Ao designar um profissional para administrar tarefas que não são as atividades-fim do negócio -como limpeza, segurança e recepção – a organização economiza tempo e recursos.

No entanto, são diversos os desafios que o profissional pode se deparar no cotidiano de uma administração, por isso ele precisa estar sempre atualizado e seja especializado nessa área de atuação.

Tendência entre as profissões com melhor remuneração, a Gestão de Facilities é, aos poucos, reconhecida como ferramenta estratégica não somente para administração e redução de custos em atividades empresariais, mas também como profissional capacitado para ampliar a eficiência de um empreendimento.

No entanto, junto com uma carreira promissora, surgem os diversos desafios que fazem parte do cotidiano desse profissional, como:

  • Redução de Custos: o Gerente de Facilities sofre grande pressão por parte da gerência para diminuir as despesas e utilizar os recursos de forma inteligente e estratégica, o que exige um bom controle financeiro e uma visão apurada;
  • Compliance: existe uma legislação que rege cada área de facilities, e o profissional do setor precisa dominar todas essas normas e leis;
  • Padronização das equipes de contratados: uma das funções mais desafiadoras dos Gestores de Facilidades é lidar com diversos profissionais terceirizados, com níveis diversos de habilidade, competência e experiência, exigindo o alinhamento da prestação de serviços com as expectativas da empresa;
  • Gerenciamento de contratos e demandas: a gestão de facilities ainda atinge diversas áreas com características e necessidades muito únicas, o que se transforma em um desafio para o gestor ao administrar tantos contratos e atividades.

Especialização é importante

Como a atuação do Gestor de facilidades é bem ampla, mesclando diversas áreas de conhecimento, as empresas exigem uma formação mais aprofundada no setor. Afinal, cada vez mais esse profissional tem assumido uma posição estratégica nas organizações.

A especialização, por isso, tem se tornado um grande diferencial no mercado, oferecendo a oportunidade do profissional desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para uma gestão mais eficiente e assertiva em alcançar os objetivos do negócio.

No Brasil, existe a oferta de MBA, por exemplo, onde o pós-graduando ficará por dentro das principais ferramentas que o auxilia a gerenciar e realizar manutenções.

Esse curso mostra as ferramentas essenciais para manutenções técnicas de instalações e equipamentos e gerenciar riscos, sistemas de telecomunicações, operações de segurança, limpeza, paisagismo e outros serviços de apoio, como recepção, copa e expedição.

Cursos e eventos

Para os profissionais especializados, é de fundamental importância se manter atualizado, já que esse setor está sempre se moldando com as inovações e tecnologias que vão surgindo.

A ABRAFAC apoia e realiza diversos eventos do tipo, como o FM Tactics e o FM Debate, além do Congresso & Expo ABRAFAC, mega evento realizado anualmente que conta com renomados profissionais internacionais e nacionais.

Ao tornar-se Associado da ABRAFAC, você tem acesso a vários desses eventos gratuitamente ou com descontos especiais! Saiba mais aqui.

Ivan Monteiro

Colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
Fechar Menu
×

Carrinho