fbpx

Ocorreu, no início do mês, o Office Connection, evento que teve como objetivo reunir os principais líderes da arquitetura corporativa. Durante os três dias de feira, foi possível acompanhar os representantes das principais marcas da área de Facilities discutindo temas relevantes ao setor.

Blog da Abrafac esteva presente e traz hoje uma entrevista especial com um dos palestrantes na ocasião, Celso Toshio Saito – Sócio fundador da Facilities-Insight, empresa de assessoria empresarial e treinamento. 

Veja nossa entrevista com Celso Toshio Saito – Sócio fundador da Facilities-Insight: 

Blog da ABRAFAC: Você falou sobre os três pilares para o sucesso Pessoas, Processos e Produto. Como isso se aplica no segmento de Facilities? 

Celso Toshio Saito: Não se trata apenas de Facilities, mas qualquer setor de prestação de serviço e que possua o cliente na ponta final. Em Facilities existe uma grande gama de clientes internos. Além do relacionamento com o fornecedor. Independente de o público ser interno ou externo, seguir esses pilares aumenta o nível de engajamento consideravelmente. 

Blog da ABRAFAC: Desses pilares, qual é o mais trabalhoso? 

Celso Toshio Saito: Sem dúvidas o de pessoas por causa do peso do capitalismo na organização. A partir do momento que os executivos e empresários perceberem que as pessoas são as engrenagens mais importantes para a produção e tratá-los com tal importância, elas vão fazer com mais satisfação, agradando mais os clientes e, consequentemente, criando fidelização, ampliando os lucros. 

Blog da ABRAFAC: Como é feito esse diagnóstico de processos para identificar as carências nas empresas? 

Celso Toshio Saito: Geralmente, trabalhamos junto com a equipe em determinados projetos dentro de empresas, onde são feitas entrevistas. Dificilmente elas apontam problemas relacionados com chefes e gestores, mas é possível encontrar respostas francas. Como eu acredito nas pessoas, muitas acabam se abrindo e é possível fazer essa leitura e, assim, posso adequar os processos com ações pontuais. 

Blog da ABRAFAC: Você acredita na necessidade do Gestor de Facilities ter uma relação próxima do RH? 

Celso Toshio Saito: Na minha experiência, dentro do mercado corporativo, apesar de sempre ter existido o setor de RH, eu nunca dependi deles. Eu fazia esse tipo de serviço no meu estilo. E eram diferentes as ações entre nós, o que causava até atritos. Mas só quem é do Mercado de Facility sabe como é. Não se trata apenas de currículo ou questão acadêmica. Precisa ser prático. Encontrei muitas pessoas que, apesar de ótimos currículos, faltava experiência.

Apesar disso, já dei chances para os poucos experientes, que tinham garra de aprender. Por não terem os vícios pré-estabelecidos, fizeram um bom trabalho. Nunca dependo do RH para projetos de engajamento. Minha dica para os gestores de Facilities é focar nas pessoas, valorizar e trabalharem juntos que o engajamento acontece naturalmente. 

Blog da ABRAFAC: Quais tendências de facilities você tem observado crescendo no mercado? 

Celso Toshio Saito: Muita tecnologia e inovações. Dispositivos de monitoramento, como os que agem na questão preventiva. A tecnologia veio pra ajudar muito no processo. Por outro lado, o que não me agrada muito é a perda de alguns postos de trabalho para a tecnologia. 

E, de novo, a mudança referente às pessoas. A partir do momento que a postura dos gestores com a equipe muda, em relação à equipe interna e fornecedores, trabalhando como parceiros, isso não tem preço. 

Quando comecei a trabalhar em conjunto com fornecedores, tratando-os como parceiros, tudo melhorou. Já chegaram a me questionar da proximidade que tinha com eles, mas eu acredito que mais importante que contratos e cláusulas, se a relação entre o gestor e o fornecedor for transparente, e ele saber os meus problemas, tenho mais chance de resolvê-los com o seu apoio. 

Consegui muito sucesso com reorganização de processos e treinamento de equipe.

Renomados palestrantes internacionais e nacionais estão confirmados no Congresso & Expo ABRAFAC 2017! 

O 12º Congresso & Expo ABRAFAC, ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro de 2017 no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização, durante os dois dias de evento. 

Uma programação muito especial de palestras está sendo preparada, com os mais renomados profissionais internacionais e nacionais do setor, que debaterão sobre as principais megatendências de facilities que estão ocorrendo no mundo. 

Entre os assuntos que serão abordados, estão temas relacionados à sustentabilidade, cases mostrando o impacto da implantação de software de gestão de facilities, utilização do BIM e novas tecnologias, a Robotização dos serviços de facilities e seu Impacto nos contratos futuros, assim como a transformação digital através da Inteligência Cognitiva, coaching e gestão de carreira em facilities, ISO 41000 e o impacto nos novos negócios em facilities, entre muitos outros. 

Saiba mais e garanta sua vaga: www.abrafac.org.br/eventos/congresso 

Compartilhe nas redes sociais