fbpx

Sócio-Diretor na Pense Melhor Educação apresentou, durante o FM Debate, a importância de um gestor ser inovador

O mundo está em constante mudança. E se as transformações ocorriam lentamente por dias, meses ou até anos, hoje em dia, em um pequeno intervalo de horas, diversas coisas podem acontecer.

Nosso blog traz um pouco de como foi a palestra de Victor Mirshawka Junior, Sócio-Diretor na Pense Melhor Educação, durante o FM Debate – realizado no último dia 26 de abril, na sede da TOTVS, em Santana, São Paulo.

Em sua participação no evento que teve como tema “Diversidade: Espaços Colaborativos que promovem a equidade e a cocriação”, Victor começou a sua palestra focada em Inovação usando dados da IBM. Segundo a empresa, todo conhecimento disponível ao ser humano irá dobrar a cada 73 dias, a partir de 2020.

Segundo Victor, o mundo vive uma Era “veloz e furiosa”. Ele citou alguns exemplos que demonstram essa rapidez no mercado:

  • Um único tweet da socialite Kylie Jenner fez o Snapchat perder 4 bilhões de reais de valor de mercado;
  • Um app de tradução ou outros de poder de comunicação intensificaram a troca de informação. “Isso mostra uma avalanche de possibilidades”;
  • A sobrecarga de informações em plataformas como Netflix;
  • iFood: esse e outros apps permitem a “hiper competição”, pois existem muitos fornecedores ofertando um mesmo produto.

“Isso tudo aconteceu por causa da inovação na área tecnológica”, salientou Victor.

Sobre os desdobramentos dessas mudanças, o palestrante citou:

  • Todos somos ciborgues: O uso de smartphones e outros apetrechos tecnológicos como ferramentas para expandir a capacidade de informação e comunicação;
  • Tudo é pra ontem: o trabalho feito na compressão do tempo, na rapidez, acaba sendo mal feito;
  • Inove ou evapore: “precisamos nos acostumar com a obrigação da inovação”

Inovação não é invenção, não é só produto, pode ser apenas a mudança do que já existe e precisa conseguir seu próprio sustento”, pontou Victor.

O tema “Inovação” foi muito bem recebido pelos presentes no FM Debate

O palestrante usa como exemplos a forma como as crianças são reprimidas pelos responsáveis quando colocam em prática alguma ação que seja considerada fora do padrão. O modelo educacional também é apontado como um dos repressores da capacidade de inovação e criatividade de jovens.

A base da inovação e criatividade é a livre associação de ideias. Quando estamos caminhando para a fase adulta, ampliamos nosso conhecimento, mas vamos perdendo nossa criatividade, sendo difícil inovar”, ponderou Victor.

De acordo com o palestrante, existem alguns catalizadores para potencializar o ciclo de angariar conhecimento, trabalhá-lo com criatividade para gerar inovação. Um deles é a diversidade.

O Gestor de Facilities deve estar engajado para criar ambientes que facilitem espaços e que motivem a diversidade para assim impulsionar a inovação”, finalizou Victor.

Os desafios para o Gestor de Facilities

O tema inovação dentro do universo da diversidade, tratado por Victor Mirshawka Junior, foi ideal para expandir os horizontes criativos dos participantes do FM Debate. Todavia, existem muitos desafios que precisam de superação para que os processos caminhem de forma saudável.

Em entrevista para o Blog da ABRAFAC, Victor sinalizou que a primeira barreira a ser vencida é a conscientização. “Mudar e inovar é a regra”, enfatizou. O segundo desafio é a capacitação. “A maioria das pessoas não foi ensinada a pensar de forma criativa para inovar ou ser criativa. Por isso, é necessário mudar a capacitação do ponto de vista de conteúdo e repertório (apredizagem); e do ponto de vista de comportamento e atitude”, apontou o especialista acrescentando que essas duas linhas são as necessárias para se desenvolver a criatividade e gerar a inovação.

Victor Mishawka palestrou sobre a inovação dentro do universo da diversidade

Daí em frente é encontrar estruturas nas empresas que permitam a manifestação da inovação. Não adiantar ter a consciência e a vontade de fazer se a empresa não tiver um modelo de negócios que acolha e acomode a inovação”, ponderou.

Victor ressaltou que o gestor de facilities é um líder que terá de atuar nessas frentes, mais especialmente na criação dos espaços e do modelo de gestão que irá estimular a diversidade, a troca de ideias, criatividade e, por último, a inovação.

Para os Gestores de Facilities, o especialista deixou uma mensagem: “A liderança é o exemplo. E exemplo não é discurso, é ação. O que você faz, estimula as pessoas a fazerem algo parecido. O líder que dá o exemplo é o percussor das verdadeiras mudanças. O gestor de Facilities é um desses líderes”.

Participantes aprovaram o FM Debate

Quem esteve presente no evento saiu mais inspirado ou com a certeza que suas empresas estão no caminho certo, principalmente após a dinâmica de Design Thinking, que você pode saber como foi aqui: Design Thinking: a criatividade na solução dos desafios da Gestão de Facilities.

Paola Carmen Borges, Coordenadora de negócios na John Richard Locação de Móveis,

Paola Carmen Borges, Coordenadora de Negócios na John Richard Locação de Móveis

relatou para o Blog da ABRAFAC após o evento, que apesar de sua empresa não usar propriamente o termo Design Thinking, a cultura da inovação é instigada no ambiente de trabalho. “Temos adotado nas reuniões, seja com a liderança ou com os times, o brainstorm. Primeiro se escuta, depois coloca na mesa e, por fim, se toma uma decisão em equipe”.

Paola acredita que é fundamental compartilhar esse tipo de decisão com a equipe. “O Design Thinking é uma ferramenta que veio para ficar. Em uma rodada é possível ter várias opiniões, ideias e feedback do que funciona ou não. A grande sacada não é bem realizar um projeto, mas integrar melhor o pensamento da equipe e construir uma solução que, sozinho, não se conseguiria”.

Cursos e eventos para profissionais do setor de Facilities

Para os profissionais especializados, é fundamental manter-se atualizado, já que esse setor está sempre se moldando através de inovações e tecnologias que vão surgindo.

A ABRAFAC apoia e realiza diversos eventos do tipo, como o FM Tactics e o FM Debate, além do Congresso & Expo ABRAFAC, mega evento realizado anualmente, que conta com renomados profissionais internacionais e nacionais.

Ao tornar-se Associado da ABRAFAC, você tem acesso a vários desses eventos gratuitamente, ou com descontos especiais! Saiba mais aqui.

Compartilhe nas redes sociais
04 jun 2019

Você já sofreu com a síndrome de JáQuez?

Não sabe o que é? Sabe quando você está trabalhando e aparece alguém e chama pelo seu nome e diz: “Já que você está aí, faça isso ou aquilo para mim?” ou “Já que você cuida disso, cuida daquilo também…” entre outros.

Compartilhe nas redes sociais