fbpx

O gestor de facilities deve ficar sempre atento com todas as inovações em âmbito empresarial. E isso não é só por conta da crise que assola o país, mas também para buscar soluções sustentáveis e que propiciem uma gestão mais equilibrada. Hoje, apresentamos uma solução desenvolvida pela Vivo e que promete reduzir o consumo de energia nas empresas. Saiba mais, a seguir!

Em entrevista recente, após sua participação do FM Debate, para o Blog da ABRAFAC, Paulo Spacca, diretor da ABINC (Associação Brasileira da Internet das Coisas) falou um pouco sobre o que é e quais são os benefícios do sistema de Internet das Coisas (IoT) para o meio corporativo. 

De acordo com Paulo, Internet das Coisas é quando um dado parte de um sensor que está gerando uma série de informações que são manipuladas e jogadas para a nuvem. Depois disso, os dados serão processados para gerar informações que serão úteis para relatórios.

“Por exemplo, você tem uma máquina que trabalha 24 horas por dia com uma função específica. Essa geração de informações oriundas dela vão mensurar o tempo que a máquina precisa de manutenção. No lugar de ficar anotando, um sensor vai me dizer isso e vou poder planejar sua parada, antes que ela quebre”, exemplifica.

Na ocasião, Paulo alertou que o gestor de facilities, precisa usar, sem receio algum, a internet como aliada. “Hoje vemos a evolução do setor agrícola que está conseguindo fazer uso de uma rede forte e avançando tecnologicamente. O FM precisa ver isso como parte de uma solução sem receios de sinal de internet ainda ineficiente, como tempos atrás”. 

Nova solução em IoT 

Desenvolvida pela Vivo, uma nova ferramenta de Internet das Coisas (IoT) promete melhoria operacional, assim como automação e controle sobre os principais pontos de consumo de energia, permitindo previsibilidade da fatura e melhor gestão dos gastos. 

Criado com a Schneider Electric e Viridi Technologies, especialistas nesse segmento, com foco em empresas de vários setores, como bancos, varejo e hotéis, o serviço foi testado no Hotel Meliá – na unidade Jardim Europa, capital paulista –, entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017.

Em cinco meses, o Hotel apresentou uma economia de 12% nas suas contas de energia. Entretanto, os resultados podem variar dependendo do uso, tamanho e das características do imóvel. 

Pacotes e disponibilidade 

Disponível, a princípio, para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e no Distrito Federal, o Vivo Eficiência Energética, nome oficial do projeto, entrará no mercado em duas versões:

  • Pacote inicial: dentre outros benefícios, atuará na medição em tempo real do consumo de energia e na setorização de consumos: climatização e iluminação; 
  • Pacote avançado: além dos serviços do pacote inicial, atuará diretamente na automação sobre os principais pontos de consumo por meio da utilização de sensores e equipamentos nos ambientes, que auxiliarão nas tomadas de decisão após identificação de alto consumo de energia ou pelo uso inadequado. 

Renomados palestrantes internacionais e nacionais estão confirmados no Congresso & Expo ABRAFAC 2017! 

O 12º Congresso & Expo ABRAFAC, ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro de 2017 no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização, durante os dois dias de evento. 

Uma programação muito especial de palestras está sendo preparada, com os mais renomados profissionais internacionais e nacionais do setor, que debaterão sobre as principais megatendências de facilities que estão ocorrendo no mundo. 

Entre os assuntos que serão abordados, estão temas relacionados à sustentabilidade, cases mostrando o impacto da implantação de software de gestão de facilities, utilização do BIM e novas tecnologias, a Robotização dos serviços de facilities e seu Impacto nos contratos futuros, assim como a transformação digital através da Inteligência Cognitiva, coaching e gestão de carreira em facilities, ISO 41000 e o impacto nos novos negócios em facilities, entre muitos outros. 

Saiba mais e garanta sua vaga: www.abrafac.org.br/eventos/congresso 

 

Com informações: TI Inside. 

Compartilhe nas redes sociais