fbpx
Liderança: 3 erros e acertos de uma gestão eficaz

Como o Gestor de Facilities pode liderar melhor sua equipe

Ser um Gestor de Facilities não é tarefa das mais fáceis. Liderar uma equipe é um desses desafios cotidianos. Entretanto, existem diversas dicas que podem contribuir para que essa experiência seja cada vez mais assertiva podendo influencias de maneira positiva na gestão de pessoas. Saiba mais a seguir!

Não importa o tamanho da equipe, a postura de um líder é o diferencial para garantir o engajamento de uma equipe e o sucesso de uma empresa. Uma pesquisa realizada pela PwC, empresa prestadora de serviços profissionais, aponta as competências essenciais para um líder de sucesso:

  • Flexibilidade para mudanças;
  • Capacidade de liderar e desenvolver pessoas;
  • Espírito colaborativo.

Isso mostra que um modelo menos hierárquico, visando uma troca de experiência e empoderamento dos colaboradores, pode ser um caminho que ofereça uma liderança menos rígida e mais eficaz. Vale muito mais conduzir seus colaboradores ao melhor resultado, desenvolvendo e ressaltando suas qualidades, identificando os pontos a serem melhorados e alinhando suas características com a política e os interesses da empresa, do que apenas fazer o papel de mandar e mensurar resultados. 

Veja abaixo 3 qualidades imprescindíveis para um líder (e outras que devem ser evitadas).

Ser um exemplo para a equipe

Certo: Inspirar sua equipe não significa que o líder precise sempre elogiar. É necessário ser justo na cobrança por resultados. O importante é saber ser flexível, gerenciar conflitos e se comunicar claramente com todos.

Errado: Ser o tipo de chefe que apenas se dirige aos subordinados para fazer cobranças e delegar trabalhos.

Disposição para ajudar

Certo: É importante acompanhar bem próximo a realização do trabalho. Assim, é possível orientar a equipe, colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas ou ajudar seus colaboradores no crescimento profissional.

Errado: Não dedicar tempo aos membros da equipe, orientá-los ou reconhecer o resultado de um bom trabalho feito por eles.

Motivação de funcionários

Certo: Confiar um novo trabalho aos membros da equipe ou ouvir suas opiniões, demonstra a importância do trabalho de cada colaborador e estimular novas ideias, seja individualmente ou durante reuniões.

Errado: Tratar os funcionários como “robôs”, sem se preocupar com seus problemas, opiniões sobre a empresa, sonhos e objetivos profissionais.

ABRAFAC é ideal para o profissional e empresas de Facilities

Sua empresa faz parte do setor de Facilidades? A ABRAFAC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.

Entre os benefícios de ser um Associado Individual ABRAFAC estão:

  • Acesso ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC;
  • Participação exclusiva nos eventos gratuitos da associação;
  • Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam com a ABRAFAC como entidade apoiadora.

Entre muitos outros! Não perca tempo e associe-se: www.abrafac.org.br/associe-se.asp

Com informações: Viva Experiências.

Ivan Monteiro

Colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
Fechar Menu
×

Carrinho