fbpx

Veja alguns pontos primordiais para o Gestor de Facilities ser um líder melhor 

Fazer uma gestão requer muito mais do que uma sabedoria técnica, estratégica e operacional. Afinal de contas, trabalhar com pessoas não é tarefa das mais fáceis. É preciso de muito jogo de cintura para conseguir exprimir o melhor de sua equipe sem criar conflitos no grupo. Trouxemos algumas dicas especiais de liderança. Confira, a seguir!

Com personalidades diversas e diferentes níveis de aprendizado, liderar uma equipe tão variada pode ser desafiador. Por isso, é essencial ficar preparado para conduzir da forma mais ética e eficiente um grupo de colaboradores.

Veja 5 lições de liderança para facilitar sua gestão: 

 

Saiba dar feedbacks 

Ferramenta importante para a gestão de uma empresa, o ato necessita de cuidados. Desde passar a informação de forma completa até mesmo a entonação da voz podem provocar diferentes reações em seu parceiro. Sendo assim, o feedback consiste na conversa com os funcionários a respeito de seus trabalhos. Você deve dizer a eles o que pensa a respeito do resultado referente às tarefas executadas. Caso não esteja satisfeito, seja sincero, diga do que não está gostando. Importante: auxilie o colaborar a melhorar seu desempenho. 

Estimule a inovação 

Nada de repetição! É importante que o espírito de inovação parta do líder para sua equipe. Esse estímulo à inovação pode ser uma excelente estratégia, sendo importante para despertar a criatividade de seus funcionários. Importante: participe desse processo de buscar inovações no trabalho e ouça a ideia de cada um deles. Recompense aqueles que tiverem ideias inovadoras e que possam trazer benefícios para o negócio. 

Influencie positivamente 

Chega de reclamar! Ninguém suporta participar de reuniões onde só existem reclamações! Um gestor que só reclama, fala mal da empresa e é ríspido com todos, cria um clima extremamente desagradável. Isso é extremamente improdutivo e desanimador. Um bom gestor deve sempre influenciar de forma inspiradora o restante da equipe. Seja educado, ético, honesto, sincero e tenha respeito. Importante: estude e se aperfeiçoe. Isso é fundamental para quem procura a melhor qualificação no cargo e também é bem visto pelos funcionários da empresa. 

Seja um gestor presente 

Visite os setores da empresa, não se isole em uma sala. Tente conversar diariamente com todos os seus subordinados para conhecê-los e saber sobre suas metas profissionais a curto e longo prazo. Se eles não te conhecem, assim como você não os conhece, será impossível criar um vínculo de respeito profissional que é necessário para evoluírem o trabalho. Conheça o trabalho deles, suas ambições e procure saber sobre interesses e habilidades. Importante: Esse contato constante ajudará você a compreender a forma como os colaboradores enxergam a empresa e, principalmente, sua gestão. 

Saiba se comunicar com eficiência 

Um líder que não sabe se comunicar de forma eficaz já perde grande parte de seu poder de influência e gestão. Saber se comunicar é crucial para um bom líder, portanto, tenha uma comunicação clara e objetiva. Pense antes de falar e fale tudo o que precisa dizer, sempre. Um ruído na comunicação ou uma mensagem costada pela metade pode ter reações negativas em todas as vertentes. Importante: procure conhecer mais sobre grandes líderes como Bill Gates, Steve Jobs e Abraham Lincoln, e busque se inspirar com suas trajetórias de sucesso que são influência mundial. (Fonte: NextIdea) 

ABRAFAC é ideal para o profissional e empresas de Facilities 

Sua empresa faz parte do setor de Facilidades? A ABRAFAC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços. 

Entre os benefícios de ser um Associado Individual ABRAFAC estão: 

  • Acesso ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC; 
  • Participação exclusiva nos eventos gratuitos da associação; 
  • Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam com a ABRAFAC como entidade apoiadora. 

Entre muitos outros! Não perca tempo e associe-se: www.abrafac.org.br/associe-se.asp 

Compartilhe nas redes sociais