Liderança em 2019: algumas dicas para o Gestor de Facilities

Usar a inteligência e algumas lições do coaching podem auxiliar em uma gestão mais assertiva

O ano de 2018 teve grande foco na força do capital humano. Em momentos de crise, parte dos colaboradores se tornaram a principal fonte de energia e engajamento que permitiu reflexos diretos nos resultados colhidos nas organizações. Desde então, aumentou em importância a tendência em otimizar o ambiente da equipe, buscando empoderá-los da melhor forma possível.

O que o próximo ano pode ter como lição para líderes do setor de Facility? O Blog da ABRAFAC traz algumas dicas especiais. 

Para quem acha que no campo da liderança a inovação não tem espaço, está completamente enganado. A prática de liderar é um constante campo para aprendizado e que segue tendências de acordo com o contexto da sociedade e do mercado. Selecionamos algumas tendências especiais para que o ano de 2019 seja altamente produtivo! 

Organização inteligente

Em 2019, vale consultar novas técnicas de motivação e renovar as velhas ações que podem ter perdido o efeito.

A organização inteligente pode ser definida quando possui métodos, recursos e abordagens com o objetivo de gerar inovação em qualquer um dos seus processos ou em ações cotidianas. A inovação é impulsionada na base, com apoio da liderança.

São as learning organizations (organizações que aprendem — outra forte tendência), organizações que permitem o conhecimento ser criado no núcleo base, surgindo como um diferencial de mercado. Nelas, a inteligência não deve ficar mais ao nível da diretoria apenas.

Foco na motivação

Apesar de ser uma dica constante, focar na motivação é sempre um desafio que precisa de atenção dos líderes. Não é a toa que ela surge como uma tendência importante, para nunca ser esquecida. A motivação é necessária a todos, passando desde a diretoria até estagiários. Em 2019, vale consultar novas técnicas de motivação e renovar as velhas ações que podem ter perdido o efeito.

Enxergue a organização como organismo

Foi-se o tempo em que a organização deveria ser vista como uma pirâmide. Atualmente, a melhor visão é de uma empresa que funcione parecida a imagem de um organismo conectado, em que lideranças e colaboradores, de uma forma geral, têm mais participação nas decisões da empresa. É o momento de todos terem o mesmo sentimento: o de pertencimento. Ser parte da empresa é uma experiência que o funcionário está vivendo e que não deve ser limitada, afinal, todos podem colaborar de alguma forma, “vestindo a camisa” da empresa.

A autonomia é outro foco desta tendência. A liderança aqui tem o papel de mediadora, quando transmite os valores e informações da empresa e a cultura organizacional, motivando a autonomia e a participação de todos.

ASSOCIE-SE NA ABRAFAC E APROVEITE OS BENEFÍCIOS!

A ABRAFAC — Associação Brasileira de Facilities é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.

Com ações efetivas de promoção de conhecimento e interação da comunidade do setor, a ABRAFAC está ganhando relevância internacional firmando grandes e sólidas parcerias.

Ao ser associado individual, o profissional de Facilities conta com diversas vantagens:

  • Acesso especial ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC;
  • Participação nos eventos da associação;
  • Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam como a ABRAFAC como entidade apoiadora;
  • Oportunidade de participação no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano;
  • Inscrição de trabalhos no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano (melhores trabalhos concorrem ao Global FM Awards);
  • Descontos em instituições de ensino para pós-graduação, cursos e MBA (veja a lista de convênios).

POR ISSO, NÃO PERCA TEMPO E ASSOCIE-SE CLICANDO AQUI.

Com informações: Fragatha

Ivan Monteiro

Colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
Fechar Menu
×

Carrinho