fbpx

Ricardo Vacaro, diretor geral da RL Higiene, mostra como o Gestor pode usar o setor de forma inteligente para os negócios

Estamos no inverno, grande período para a disseminação de doenças como a gripe. E essa doença, muitas vezes subestimada, está entre os principais fatores de absenteísmo do trabalho, além de comprometer a segurança de outras pessoas e refletir no andamento de um empreendimento. Esse é um dos principais motivos para se investir em um ambiente limpo e organizado, tanto para funcionários, quanto para clientes.

Por isso, o setor de Higiene e Limpeza é uma das mais importantes quando se trata de facilities. Ele está ligado diretamente ao bem-estar e saúde das pessoas, por isso, precisa ser de qualidade. Nosso Blog traz hoje uma entrevista com Ricardo Vacaro, diretor geral da RL Higiene, que oferece algumas dicas valiosas para o Gestor de Facilities.

Será que o líder da área de facilities está dando atenção correta para o setor de Limpeza e Higiene? Questão aparente desde o momento que alguém cruza a porta principal em um empreendimento, a limpeza vai além de uma faxina periódica de lugares como banheiros ou o hall de entrada. Se bem guiado, o setor pode ser estratégico em uma empresa.

Ricardo Vacaro, diretor geral da RL Higiene

“O setor de higiene e limpeza é responsável por evitar muitas doenças que podem ser contraídas no ambiente de trabalho, caso esse ambiente não esteja corretamente higienizado. Além disso, as boas práticas de limpeza levam a uma melhor conservação dos materiais e do patrimônio, bem como tornam o ambiente mais bonito e agradável”, afirma Ricardo.

De acordo com diretor, é de suma importância que o setor de higiene e limpeza faça uma grande diferença no que diz respeito à produtividade das organizações e dos empreendimentos, se refletindo em resultados positivos.

“Uma vez que o resultado será, comprovadamente, menor absenteísmo dos colaboradores das empresas dentro dos empreendimentos, menos tempo será perdido na reparação dos materiais que não estiverem cuidados e, finalmente, é certo que as pessoas produzem mais em ambientes limpos, bonitos e saudáveis”, explica.

Inovações no setor

O que muitos gestores não sabem é que a oferta por serviços do setor, estão se modernizando priorizando ferramentas tecnológicas na gestão e execução de questões periódicas. Isso pode reduzir o uso de recursos como água, manter um controle mais assertivo da demanda, entre outros benefícios.

Ricardo apontou algumas tendências para o setor de Higiene e Limpeza:

  • Robotização;
  • Uso de big data;
  • IoT (internet das coisas);
  • Restrição do uso de recursos naturais como a água.

“Para acompanhar essas tendências, o setor tem um enorme desafio que é o da capacitação da sua força de trabalho em todos os níveis”, identifica o diretor.

Sustentabilidade

Sobre a questão da sustentabilidade, investimento cada vez mais comum nas empresas, Ricardo reflete que todos perceberam que se trata de uma questão que veio para ficar. “A relação de causa e efeito entre a atividade de limpeza profissional é direta: além de consumir água e energia, todo o seu resultado, ou seja, a sujeira e os resíduos deverão ser descartados na natureza. Fazer isso corretamente é imperativo”.

Dica para o Gestor de Facilites

Segundo Ricardo, antes da contratação, é fundamental que o Gestor responsável observe a capacidade técnica, experiência, situação econômica, integridade e reputação do fornecedor. “Mas, acima de tudo, ele deve ter a capacidade de ouvir e entender as reais necessidades dos clientes”, acrescenta.

O profissional destaca que uma “boa empresa” do ramo, é aquela que compreende as necessidades dos clientes e entrega os resultados esperados não apenas econômicos. “Em uma linguagem mais sofisticada: a melhor empresa é aquela que gera valor para o cliente”.

Apesar de uma empresa contratada ter a grande responsabilidade em entregar resultados para o empreendimento, Ricardo ressalta que os resultados nem sempre dependem só de um lado. “Qualquer que seja o fornecedor escolhido, nenhum resultado (quantitativo ou qualitativo) desejado será plenamente atingido sem o comprometimento do contratante com o projeto/trabalho”. Saiba mais sobre a RL Higiene aqui.

Congresso & Expo ABRAFAC 2018: Inscreva-se!

Está chegando! O Congresso & Expo ABRAFAC, o mais importante evento do calendário de facilities brasileiro, está com as inscrições abertas para a 13ª edição!

O Congresso & Expo ABRAFAC 2018 ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização. O evento conta com uma programação especial, repleta de temas que possuem grande relevância para o universo de facilities, onde empresários, especialistas e gestores apresentam cases, tendências e o que há de mais inovador no segmento.

Não perca tempo e garanta a sua vaga!

Para mais informações, acesse: https://abrafac.org.br/congresso

Compartilhe nas redes sociais