fbpx

Confira também algumas dicas que podem ajudar no processo 

Regulamentada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a limpeza nos hospitais é considerada, por causa de sua importância e complexidade, uma das mais críticas e que reivindica um grau maior de especialização. Saiba mais no texto a seguir. 

Esse tipo de serviço tem como objetivo ajudar na segurança e na saúde funcionários e pacientes, além de prevenir doenças e manter os locais em perfeito estado. 

Empresas que oferecem serviços de limpeza precisam ficar sempre atentas com os cuidados e normas do setor. Para o gestor dessa especialidade, é necessário se manter próximo de toda a organização e prática do que é feito.

A Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) preparou uma lista com algumas importantes dicas para higienização hospitalar. Esse serviço deve ser realizado com equipamentos e produtos químicos adequados e realizado por profissionais preparados para atuar nesses ambientes. Veja as dicas:

Conte com profissionais treinados e capacitados para a limpeza 

Não existe mais ou menos. É fundamental que a equipe responsável precisa ser treinada em técnicas de higienização, principalmente visando evitar a contaminação cruzada. Esses profissionais devem receber treinamentos periódicos para garantir a realização de suas atividades com segurança.

Importante: nas regras, devem ser impostos o uso dos EPI’s, processos de calçar e descartar luvas, higienização das mãos, prevenção a acidentes com perfuro cortantes, condutas de higiene pessoal, postura profissional e ética. 

Siga a frequência de limpeza correta 

Os processos de limpeza devem seguir uma rígida disciplina. Por isso, devem ser divididos em duas categorias: limpeza concorrente e limpeza terminal. Enquanto a primeira envolve a faxina diária, podendo ser realizada com a presença do paciente, contemplando pisos, superfícies e instalações sanitárias, a segunda refere-se à faxina mais pesada. Nessa segunda, ocorre a necessidade de abranger, sem exceção, todas as superfícies do local: pisos, paredes, equipamentos, mobiliários, camas, macas, janelas, portas, teto, luminárias, entre outros.

Importante: a modalidade limpeza terminal deve ser realizada imediatamente após o paciente deixar o leito, receber alta ou após a remoção em caso de óbito. 

Diferencie processos de limpeza, desinfecção e descontaminação 

Se a sua empresa é especializada nessa área, é importante que saiba as diferentes denominações. São elas: 

  • Limpeza: remoção de toda a sujidade de uma superfície sem alterar as características da superfície a ser limpa; 
  • Desinfecção: destruição e/ou inativação de microrganismos depositados nas superfícies;
  • Descontaminação localizada: aplicação da solução desinfetante/bactericida/fungicida sobre a matéria orgânica contaminada para a destruição de microrganismos. 

Desinfete todas as superfícies 

Sabe aqueles objetos em que é recorrente o toque por pacientes ou profissionais, como mobiliário da sala de espera, controles remotos, grades da cama e interruptores de luz? Pois é. Essas superfícies são grandes responsáveis pela transmissão de infecções entre as pessoas. Por isso, a higienização se torna de suma importância no planejamento da prevenção de doenças.

Importante: esse tipo cuidado é uma das principais formas de prevenir que os visitantes voltem para casa com quaisquer organismos prejudiciais à saúde. Entra aqui também campanhas que deem ênfase à importância de se lavar as mãos dentro e fora do ambiente hospitalar. 

Renomados palestrantes internacionais e nacionais estão confirmados no Congresso & Expo ABRAFAC 2017! 

O 12º Congresso & Expo ABRAFAC, ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro de 2017 no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização, durante os dois dias de evento. 

Uma programação muito especial de palestras está sendo preparada, com os mais renomados profissionais internacionais e nacionais do setor, que debaterão sobre as principais megatendências de facilities que estão ocorrendo no mundo. 

Entre os assuntos que serão abordados, estão temas relacionados à sustentabilidade, cases mostrando o impacto da implantação de software de gestão de facilities, utilização do BIM e novas tecnologias, a Robotização dos serviços de facilities e seu Impacto nos contratos futuros, assim como a transformação digital através da Inteligência Cognitiva, coaching e gestão de carreira em facilities, ISO 41000 e o impacto nos novos negócios em facilities, entre muitos outros. 

Saiba mais e garanta sua vaga: www.abrafac.org.br/eventos/congresso 

 

Com informações: Portal Hospitais Brasil. 

Compartilhe nas redes sociais