fbpx

“O Manual do Proprietário da Edificação Assistido pela Realidade Aumentada” foi o tema da apresentação da Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Unicamp. Os experimentos realizados na área foram o resultado da pesquisa de doutorado da vencedora do Prêmio ABRAFAC.

O FM Tactics, uma série de programas virtuais promovidos pela Associação Brasileira de Facilities, ABRAFAC, contou com a participação de Lorena Moreira, Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, com o tema “O Manual do Proprietário da Edificação Assistido pela Realidade Aumentada”. O documento contempla as informações necessárias para guiar as atividades inerentes ao desempenho e conservação da edificação, e foi o resultado da pesquisa de doutorado da também vencedora do Prêmio ABRAFAC de Inovação Acadêmica, em 2018.

O Facility Management integra-se a esse tema, abrangendo áreas de gestão, operação e manutenção das edificações. Inserido neste contexto, a inovação empregada por meio da realidade aumentada no manual do proprietário potencializa o entendimento a construtores, gestores e usuários quanto a manutenibilidade e o uso da edificação. “A apresentação aborda três pontos: o manual de uso e de operação das edificações; a área de facilities; e a tecnologia de realidade aumentada. Após caracterizar cada uma delas, foi feita uma análise da incorporação de recursos de realidade aumentada no manual do proprietário”, explicou Lorena.

De acordo com a palestrante, a primeira fase da pesquisa foi feita com usuários da habitação, depois com construtores e incorporadoras, além de coletar manuais de proprietários que estavam sendo desenvolvidos em todos os estados brasileiros. “Com isso, foi possível verificar como vários agentes lidam com o manual e, a partir daí, foram propostas duas formas de protótipos: o manual do proprietário assistido com novas formas de visualização do conteúdo com realidade aumentada; e fazer esse manual distribuído na edificação por meio dessa tecnologia”.

Desses materiais coletados, foram classificadas várias categorias para atender a norma NBR 14037, que é específica para a criação do manual do proprietário. Na apresentação, Lorena selecionou o item manutenção para fazer o protótipo. “Escolhi a substituição da boia de um vaso sanitário de caixa acoplada, pois foi o assunto presente em vários manuais. Na fase de projeto e desenvolvimento do protótipo, também foram comparados dois dispositivos: o tablet e o smart glasses. Daí, partiu-se para o projeto, modelagem, animação e colocação de texturas para a implementação do protótipo, juntamente com a criação de marcadores”.

Na fase de avaliação do artefato, 100 participantes da pesquisa utilizaram as aplicações, sendo 20 indivíduos em cada aplicação. Foram comparados o manual do proprietário tradicional; o manual do proprietário em papel com acréscimo da realidade aumentada visualizado no tablet; e o manual do proprietário em papel com o uso do smart glasses.

Lorena aproveitou a oportunidade para avaliar o resultado desse apanhado da pesquisa a partir da comparação desses protótipos. “Independente do artefato e do dispositivo, houve um ganho na inserção da realidade aumentada no manual do proprietário, o que a comprovou como uma tecnologia aliada das áreas de operação e manutenção, da edificação integrada ao Facility Management”, explica.

Além de ganhar o prêmio da ABRAFAC de 2018, a pesquisa também foi publicada no jornal da Unicamp, além de ter um pôster e um artigo relatando parte desse processo no Construction Research Congress, nos Estados Unidos, congresso específico da área de construção.

As informações detalhadas sobre a apresentação “O Manual do Proprietário da Edificação Assistido pela Realidade Aumentada”, conteúdo do FM Tactics, está disponível para os associados da ABRAFAC.


Lorena Moreira também é professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora visitante na Missouri State University – MSU (em 2017) e pesquisadora / palestrante em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Realidade Virtual e Aumentada, Facilities Management (FM) e Building Information Modeling (BIM). Além disso, participou do I Women in Construction Workshop (WCW), na University of Central Florida. 


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.