fbpx

Como empreendimentos educacionais são ambientes desafiadores do ponto de vista de conforto e eficiência e como a Automação pode trazer um incrível valor agregado para quem gerencia este tipo de ambiente.

Ricardo Konda

Instituições educacionais são um desafio bem particular do ponto de vista da Automação Predial: os edifícios podem dispor de estruturas variadas dentro de um mesmo ambiente, desde administrativos e salas de aula até ginásios esportivos, piscinas e refeitórios. Esses ambientes também possuem uma variação muito grande de ocupação: há espaços que funcionam somente em período de aula, outros que funcionam o dia todo, outros que possuem ocupação muito alta em curtos períodos do dia, como o refeitório, etc… Há ainda os campus que podem ter construções antigas existindo em conjunto com expansões e construções mais novas. Toda essa variação de ambiente, ocupação e sistemas faz com que a implementação de uma boa e eficiente solução de automação predial seja bastante desafiadora. Por outro lado, dado esses desafios, uma solução bem planejada e executada também trará grandes benefícios e economias em termos de conforto das pessoas e eficiência energética. Imagine o que um sistema de Ar Condicionado e Iluminação Automatizado pode trazer de melhoria operacional e financeira para a Instituição Educacional!

Alguns exemplos de aplicação de Automação que podemos citar:

  • Utilização de sensores de presença para determinar o funcionamento ou não de aparelhos de ar condicionado e circuitos de iluminação dentro de salas de estudo, salas de aula e banheiros. Se tem alguém utilizando estes ambientes, ok aparelho e iluminação ligados… se não tem ninguém, a automação se encarrega de desligá-los. Não há desperdício de energia.
  • Utilização de sensores de temperatura ambiente para determinar o funcionamento ou não do aparelho de ar condicionado. Se a temperatura ambiente está agradável naturalmente, não há necessidade de ligar o ar condicionado… e a automação se encarrega de mantê-lo desligado.
  • Utilização de sensores de umidade e CO2 em bibliotecas. Ter o controle ambiental de um local como uma biblioteca é fundamental para o conforto e principalmente SAÚDE dos estudantes, além de garantir uma melhor conservação dos livros.
  • Utilização de sensores e controles para manter a temperatura, umidade e fluxo de ar de ambientes críticos como piscinas aquecidas nos melhores níveis possíveis.

– Acompanhar o funcionamento e consumo de energia de todos estes equipamentos e sensores através de um software / aplicativo. Saber exatamente quanto cada circuito de iluminação ou aparelho de ar condicionado está consumindo mensalmente de energia e assim ter as informações necessárias para buscar melhorias. Para aquelas instituições que possuem campus em diversas localidades diferentes, a Automação junto com um Software de Supervisão te permite saber à distância o que está acontecendo em cada um dos seus edifícios em tempo real. Isso é gerenciamento de Facilities em nível corporativo e empresarial. É trazer o seu empreendimento para um outro nível frente à concorrência. Isso agrega valor.

Estes são apenas alguns exemplos… você pode pensar em muitos outros olhando para a operação do seu empreendimento… e é certo que a Automação pode te auxiliar a melhorar e criar um ambiente mais eficiente.

A Honeywell possui casos reais em instituições de ensino que obtiveram mais de 35% de redução no custo de energia em três anos de operação com uma solução de Automação eficiente e bem implementada. Significa mais dinheiro para investir em outras áreas, diminuir prejuízos, reduzir custos, facilitar o gerenciamento, criar eficiência operacional e se valer de tudo isso para se diferenciar no mercado.

No fim do dia é o que todo Facility Manager busca: ter mais dados e informações, dar conforto ao seu cliente e ter menor custo operacional.


Ricardo Konda – Engenheiro de Vendas de Automação Predial – Honeywell


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.