fbpx
Recursos Humanos: vale a pena terceirizar? 

Prática cada vez mais comum em diversos setores da sociedade, a terceirização pode ser eficaz para solucionar problemas de gestão ineficiente, infraestrutura irregular e quando há uma precariedade na mão de obra disponível. 

Fazendo parte da abrangente área de Facilities, o Recursos Humano é uma das categorias que podem causar dor de cabeça em empresários, não importa o tamanho do empreendimento. Veja, a seguir, um pouco mais sobre pontos positivos ao terceirizar essa categoria. 

Quanto vale um excelente profissional em uma empresa? Muitos tentam calcular o valor de um colaborador por meio de seu salário, entretanto, uma mão de obra eficiente, altamente produtiva e com número de erros abaixo da média, significa muito mais o que a folha de pagamento define. O Capital Humano é, de longe, um dos maiores diferenciais competitivos para empresas, não importa o setor. Um funcionário bem motivado reflete em uma empresa viva, próspera. 

Vale a pena terceirizar o RH?

Apesar de ser muito importante para corporações, o recrutamento de profissionais engajados, com conhecimento e atuação de qualidade, não é tarefa das mais fáceis. Além disso, são diversos pontos desde o momento da contratação até tudo o que vem a seguir, que necessitam de tempo, paciência, conhecimento jurídico, sistema automatizado e outras artimanhas do mercado. 

Por isso, a terceirização pode ser uma garantia de melhor aproveitamento da categoria, como uma espécie de investimento que é feito visando uma maior qualidade no processo de contratação. 

Muitas empresas afirmam que há um aumento na qualidade do serviço ou dos
produtos com a terceirização, pois quem fará um trabalho será um
especialista.

Veja algumas vantagens:

Processos 

Existem relatos de empresas que possuem processos internos automatizados e são mais velozes no momento da tomada de decisões. Quando organizações precisam cortar custos em um curto prazo de tempo, ao remanejar profissionais, elas podem perder a motivação do funcionário, perder tempo em treinamento e até expor a empresa à riscos maiores, pela falta de experiência do colaborador no novo cargo. Parcerias com fornecedores externos podem, portanto, oferecer melhores soluções com processos automatizados, maior nível de conhecimento e experiência, o que será refletido nos resultados.

Pessoas 

Profissionais de RH são necessários para criar valor agregado, assumindo um papel mais estratégico e colaborando mais para o negócio. A ADP, provedora de soluções de tecnologia para Gestão de Capital Humano, realizou um estudo sobre terceirização de RH. A pesquisa constatou que equipes de RH de empresas de médio porte gastam 45% do seu tempo em combinação de atividades relacionadas à Folha de Pagamento (18%), administração de RH (14%) e administração de benefícios (13%).

Por isso, deixar que uma empresa especializada no assunto assuma esse quesito, pode ser crucial para que o objetivo da marca seja alcançado com mais sucesso. Além disso, investimentos como a terceirização de RH apresentam benefícios que resultam no crescimento do negócio e cortam processos ineficientes que atrapalham o desenvolvimento da empresa.

Cuidados 

Apesar de ser uma boa contratar uma empresa de RH para tomar conta dessa área, vale consultar os antecedentes dela, saber se o método de gestão é compatível com os princípios da marca e também quais são as condições de trabalho dos funcionários da empresa contratada. 

Curso de Gestão Estratégica de Facilities

Dia 29 de Junho, será oferecido o Rics Workshop, com o assunto de Gestão Estratégica de Facilities. O curso possui como objetivo oferecer aos participantes uma visão estratégica sobre o gerenciamento de instalações, baseado no RICS Strategic Facilities Management, guia global que reúne uma série de melhores práticas para profissionais de facilities ao gerenciar seu portfólio de instalações.

Não perca tempo e inscreva-se agora mesmo!

Mais informações: https://goo.gl/HkXT2g

………………

Com informações: Blog ADP, RH Portal.

Ivan Monteiro

Colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
Fechar Menu
×

Carrinho