fbpx

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, pautada pela inovação e por um ambiente sustentável propôs a redução de consumo de plástico de uso único em suas unidades industriais. Assim, a área de Facilities substituiu a utilização de copo de plástico de uso único para copo de papel em todos os serviços de alimentação dos restaurantes de suas Unidades.

A Klabin está presente no dia a dia de milhares de pessoas há 120 anos, criando soluções customizadas e sustentáveis para diferentes setores da indústria. Com 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, somos os maiores produtores e exportadores de papéis para embalagens do Brasil, líderes nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. A nossa principal matéria-prima, a madeira, utilizada na fabricação dos produtos é proveniente de 239 mil hectares de florestas plantadas de pínus e eucalipto, o equivalente a aproximadamente 239 mil campos de futebol. Além disso, a Klabin é referência mundial em manejo florestal sustentável, preservando cerca de 216 mil hectares de florestas nativas.

Nossas atividades florestais e industriais baseiam-se nesse conceito para preservar a biodiversidade e o equilíbrio ecológico dos ecossistemas das regiões onde atuamos. A política de sustentabilidade Klabin integra toda cadeia produtiva para oferecer ao mercado um produto responsável com o meio ambiente.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Em 2016, a Klabin aderiu voluntariamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) reúne governos, sociedade civil e setor privado em uma agenda mundial a favor das pessoas, do planeta, da paz e da prosperidade, definindo prioridades e aspirações globais para 2030. Desde então, a Klabin vem trabalhando não só para evidenciar as iniciativas que já adota e contribuem para essa agenda, como também para identificar novas oportunidades de atuação e estimular que os ODS estejam cada vez mais integrados ao planejamento estratégico da companhia.

Com isto, e mostrando-se sempre preocupada em promover ações sustentáveis dentro de sua estrutura, a Klabin no último ano, por meio da sua área de Facilities, substituiu a utilização de copos de plástico de uso único por copos de papel em todos os restaurantes de suas unidades industriais, nas cozinhas móveis florestais e nos escritórios.

A substituição por copos de papel tem como objetivo fortalecer as ações de sustentabilidade dentro da organização, uma vez que o papel é de origem natural, feito a partir de florestas plantadas e não agride ao meio ambiente. Além disso, este produto renovável pode ser reciclado, é biodegradável, não possui resíduos perigosos em sua composição e é produzido de forma segura e adequada, de acordo com os mais rigorosos padrões ambientais e sociais. Segundo o CEMPRE Review de 2019, a taxa de recuperação de embalagens de papel no brasil atingiu 66,2% em 2017. Desta forma, ações, sejam em pequena ou grande escala, são fundamentais para a busca por um cenário futuro sustentável.

Com 19 mil colaboradores diretos e indiretos a Klabin fornece aproximadamente 15 mil refeições ao dia, entre desjejum, almoço, jantar e ceia, além dos serviços de coffee. Toda esta ação desenvolvida para substituição da utilização de copos plásticos de uso único por copos de papel, levou à redução de aproximadamente 2,4 toneladas de plástico de uso único por ano. Atitudes como esta demonstram o compromisso da empresa em promover ações de cuidado com o meio ambiente.


Bruna Maria Silveira é formada em nutrição pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, mestre em nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC e está cursando MBA em Facilities na Faculdade de Telêmaco Borba, FATEB. Possui ampla experiência em gestão de contrato de serviços de alimentação na área de Facilities. Atualmente é Especialista corporativa de Facilities na Klabin S.A.

Felipe Broilo graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2015) e Universidade de Santo Estevão (Szént Istvan Egyetem) – Hungria, com Especialização em Melhoria Contínua, processo Kaizen, pela EFESO. Atuando desde 2016 na área Ambiental pela Klabin nas regiões de Santa Catarina e Paraná. Atualmente na área corporativa de Sustentabilidade e Meio Ambiente, sendo responsável por operacionalizar e disseminar as práticas e diretrizes de sustentabilidade na organização.


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais
20 ago 2019

Comunicação e Facilities

A difícil arte de negar pedidos, avisar problemas e, ainda assim, manter a área e a prestação de serviços ’em alta’ com os clientes.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.