Tecnologia: aliada fundamental na Gestão de Facilities

Ideal para dinamizar serviços e gerenciamento de dados, Gestor precisa saber usufruir da tecnologia 

Quando se fala em tendências nos diferentes setores do mercado, a tecnologia é sempre ponto crucial ano após ano. E isso não é a toa. As inovações não param de surgir e, com o barateamento de muitas, elas vão ganhando força e assumindo papel de destaque para gestores. A verdade é que a tecnologia chegou para ficar, pois oferece mais praticidade tanto para colaboradores quanto para clientes. Falamos mais sobre isso a seguir. 

Juan David Angel B., Diretor de Contas Estratégicas Globais LATAM – Sodexo S.A afirmou durante o 12º Congresso de Gestão & Expo ABRAFAC, realizado em 2017, que a transformação digital está forte no mercado. “A tecnologia vem mudando e os consumidores mudaram a forma de interagir com os negócios. Há um aumento no número de aplicativos, no uso da Internet das coisas e na combinação de dados gerados. Isso vai nos levar para um aumento da produtividade.” 

Essencial para redução de custos, o Gestor de Facilities deve buscar a melhor solução quando colocar em pauta itens essenciais para investimentos. O uso de novas tecnologias tem promovido uma transformação sem precedentes no ambiente empresarial.

Necessidade para as empresas, a tecnologia da informação, quando usada de forma alinhada com uma estratégia, pode ser um importante diferencial competitivo.

Dados de um estudo da CA Technologies apontam que investimentos em transformação tiveram grande relevância no sucesso de empresas. Veja alguns dados: 

  • Investimentos em transformação digital aumentaram em 37% a receita de empresas globais; 
  • Quando o foco são empresas brasileiras, 50% tiveram aumento da receita após os investimentos. 

Facilities: a união estratégica com a tecnologia 

O estudo da CA Technologies ainda apontou uma série de benefícios para Gestões que apostam na implementação de tecnologias em operações. Como, por exemplo, um aumento na eficiência operacional em 38% das empresas globais e 52% de empreendimentos brasileiros. 

  • Funcionários mais produtivos: a transformação digital aumentou em 52% a produtividade de colaboradores (38% global); 
  • Redução de custos: as novas tecnologias reduziram em 48% os custos com TI em empresas nacionais; 
  • 52% das empresas no Brasil usufruíram de mais qualidade no desenvolvimento de apps.

E quando se fala do setor de Facilities, a tecnologia é uma excelente aliada para ampliar o aproveitamento de recursos, otimizar o tempo de processos e reduzir os custos. 

Um grande exemplo é a gestão de telefonia. O uso de softwares e aplicativos mobiles surgiu como uma ferramenta para inovar a maneira de conduzir o negócio, gerando praticidade e ampliando as possibilidades para alcance de resultados satisfatórios. 

Conquistar uma melhor eficiência energética também é uma necessidade que precisa de atenção como indicamos nos textos Eficiência Energética: projetos sustentáveis são cada vez mais necessários e Refrigeração eficiente reflete em melhor produtividade. E existem ferramentas tecnológicas de gestão e manutenção que podem auxiliar o Gestor de Facilities. 

O cenário é positivo e cheio de possibilidades, porém, o profissional que deseja colher os lucros com esses investimentos, precisa aprender a usar a tecnologia a seu favor, otimizando seu tempo e melhorando os resultados pessoais e da equipe. 

O Gestor de Facilities se manter atualizado e conectado com as novas tecnologias é fundamental para se destacar na profissão, afinal, a tecnologia não é uma mera tendência passageira.

——————

O papel do profissional de facilities de fato contribui para locar um prédio comercial na contramão do mercado? 

Essa é a pergunta que será respondida no FM Tactics, uma série de programas virtuais promovidos pela ABRAFAC, onde profissionais e empresas do mercado de Facilities compartilham com a comunidade em geral melhores práticas, novos produtos e casos de inovação dentro de nosso segmento. 

Na ocasião, será apresentado um case onde a redução dos custos com gestão atuante permitiu investimentos no empreendimento, o tornando mais atrativo ao mercado. 

Início do evento: 8 de Fevereiro de 2018 às 19:00–20:00 

Saiba mais informações e garanta sua vaga: https://goo.gl/nCbx6Q 

Com informações: CA, WeAudit 

Fechar Menu
×

Carrinho