fbpx
Vamos globalizar – as competências do futuro profissional de FM!
Yvet Brummelhuis, responsável pela The World of YES, no Congresso e Expo ABRAFAC 2018.

De quais habilidades você precisa como um futuro profissional de FM? Como saber quem é adequado para este trabalho? Neste estudo independente, procurou-se um perfil de competência internacionalmente uniforme para os profissionais de FM. Nós não nos concentramos em áreas de conhecimento, mas nas habilidades necessárias para realmente ter um bom desempenho nessas áreas de conhecimento.

Por onde tudo começou?

No decorrer do tempo, muito já foi escrito sobre as competências de um profissional de FM. No entanto, estamos todos falando sobre os mesmos tópicos? Alguns discutem “conhecimento imobiliário” como uma competência, outros falam sobre “capacidades gerenciais”. É aí que nossa busca começou: o que é uma competência? Depois de ler muitos estudos, temos que fazer uma importante distinção entre conhecimento e competências.

Por exemplo, para trabalhar no setor imobiliário, o conhecimento sobre imóveis é a informação chave de que você precisa. Uma competência é sobre habilidades que um profissional deve ter, como “ser capaz de ouvir bem”. Argumentamos que, para ser bem sucedido no trabalho, você precisa de um conhecimento profundo, mas também de competências específicas que podem ser aplicadas a várias áreas do conhecimento. Neste estudo, nos concentramos em habilidades que apoiam o conhecimento.

A pesquisa

Com base na literatura, selecionamos 56 competências em países escolhidos: Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Holanda. Além disso, a pesquisa foi focada apenas nos setores lucrativos. Os entrevistados puderam indicar, para cada competência, quantas vezes a usaram durante o trabalho. Isso nos permitiu elaborar um perfil de competência com 9 competências.

Resultados

Sim, é possível! A pesquisa mostrou que é possível obter um perfil de competência uniforme para os profissionais de FM nos países focados. Além dessas 9 competências iguais, também foram encontradas competências adicionais para cada país, que são considerados importantes nesses países em particular. Você está curioso sobre as competências incluídas no perfil? Continue lendo.

Aprendizados

Agora que sabemos que, nos países em foco, os profissionais de FM precisam das mesmas competências, o que isso significa na prática diária? Inicialmente, você, como profissional de FM, poderá trabalhar mais facilmente nesses quatro países se possuir as competências do perfil. Além disso, o perfil ajudará o RH a encontrar e selecionar candidatos adequados para os trabalhos de facilities, de maneira mais rápida e fácil. Ademais, isso também significa que você poderá procurar talentos fora das fronteiras nacionais para aumentar sua equipe. Tudo somado, isso poderia resultar em mais intercâmbio internacional de conhecimentos e de pessoas, e em uma melhor combinação entre profissionais e empresas. Dessa forma, podemos continuar desenvolvendo a profissão de FM!

Perfil uniforme de competências de FM

Iniciativa: Buscar oportunidades e agir de maneira proativa.

Empreendedorismo: Indicar oportunidades e converte-las em ações estratégicas e de melhoria.

Organização: Identificar as pessoas e os recursos necessários para elaborar um plano.

Energia: Ser ativo, trabalhar duro e ter determinação.

Sensibilidade: Reconhecer sentimentos, atitudes e motivação de outros numa conversa e ser aberto em relação a isso.

Comunicação: Comunicar ideias e informação de maneira que a essência seja entendida pelos outros.

Julgamento: Pesar as possibilidades e chegar a uma escolha realista.

Orientação para o aprendizado: Mostrar atenção para novas informações, inclui-las e aplica-las eficazmente.

Lealdade: Apoiar a política e os interesses da organização e não causar danos.

Sobre os autores:

The World of YES é uma organização internacional que cria programas globais de desenvolvimento para jovens profissionais no mercado de facilities. Quer saber mais? Por favor, vá para www.the-world-of-yes.com. Quer ler mais sobre esta pesquisa? Por favor, entre em contato conosco via info@the-world-of-yes.com.

Fontes usadas:

De Caluwé, L., & Reitsma, E. (2006). Onderzoek naar competenties van organisatieadviseurs in verandertrajecten. Geraadpleegd van https://research.vu.nl/ws/portalfiles/portal/2227178/194496.pdf

Hoekstra, H. A., & Van Sluijs, E. (1999). Management van competenties. Assen, Nederland: Van Gorcum. Hofstede, G., & Hofstede, G. J. (1991). Allemaal andersdenkenden. Omgaan met cultuurverschillen. Amsterdam, Nederland: Business Contact.


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Fechar Menu
×

Carrinho