fbpx

Evento foi sucesso de público e apresentou alta qualidade nas palestras!

A 12ª edição do Congresso & Expo ABRAFAC ofereceu muita informação, possibilidades de networking e oportunidades imensuráveis de aperfeiçoamento das práticas de FM! O evento, realizado no Hotel Tivoli em 2017, foi sucesso absoluto com um auditório cheio e participativo.

Nosso Blog agora relembra alguns momentos especiais dos dois dias do evento: 

Palestras sobre empoderamento

Tanto a palestra “Empoderamento e a Função do Indivíduo como Motor Transformador do Mundo” da Ligia Costa, da agência Thank God it’s Today, quanto o painel sobre Inclusão em Facilities, ministrado por Lenaldo Ribeiro, Supervisor de Manutenção na Monsanto, e por Ricardo Hingst, Coach, foram essenciais para inspirar os participantes.

Ligia impactou o público ao narrar sua história de vida, que contou com momentos de vulnerabilidade, porém que serviram para impulsionar um novo propósito de vida. “Somos 100% responsáveis pelo nosso sucesso individual”.

Lenaldo Ribeiro em seu painel

Dando um show de exemplos importantes para uma gestão voltada para empoderar e engajar os funcionários, Lenaldo destacou pontos importantes para gerentes de Facilities que desejam ampliar o engajamento e a diversidade em empresa. Entre elas, ações que reforçam o acolhimento aos perfis de minorias nas corporações, desde deficientes físicos, mulheres, LGBTs, afro descendentes, até a comunidade ao redor. “Quem é de facilities deve se lembrar sempre que está cuidando de pessoas”, afirmou durante a palestra.

Já Ricardo conseguiu motivar todos os participantes com exemplos práticos. O palestrante abriu os olhos dos líderes presentes, fazendo-os se colocar no lugar de seus colaboradores. “Você trabalharia para você mesmo?”, refletiu com a plateia.

Tendências e tecnologias a serviço do Facilities

Palestras como de Alessandro Marchetti, Gerente da e-FM para América Latina, que mostrou os benefícios da automação em BIM — como ferramenta de antecipação de problemas e gestão de serviços, e do Guilherme Procópio, Executivo Watson na IBM, foram excelentes para apresentar maneiras modernas de otimização de processos.

Já o palestrante Alexandre Borin, CEO da Prestus, revelou um ambicioso projeto em sua palestra “Casa Ecológica e Inteligente — Realidade, hoje e de baixo custo”. Viável para empresas do setor, ele destacou formas de incrementar ambientes otimizados na intenção de engajar melhor uma equipe.

Michael Reins, CEO da OBRAMAX, divulgou eficientes formas de melhorar a organização de empresas de Atacado, na intenção de ampliar a produtividade e lucros.

Logo após, Gabriel Vibert, Diretor de Operações da GreenYellow do Brasil e Mauricio Sartori, Diretor da Unidade de Eficiência Energética, Automação, Segurança e Detecção de Incêndio da Honeywell, apresentaram a parceria de sucesso que conseguiu melhorar processos com redução de custos em energia elétrica unindo tecnologia e monitoramento para se alcançar metas positivas para a rede de supermercados.

Leonilton Tomaz Cleto, ASHRAE Chapter Brasil e Jorge Gennari, BCA Chapter Brasil (Building Commissioning Association), debateram o tema Os impactos da operação de sistemas prediais sobre o desempenho das edificações. Não faltou informação e dicas para todos que participaram!

Palestrantes internacionais

Ron van der Weerd, Gerente de FM da Universidade de Hanze

Representantes de vários continentes se encontraram no Congresso na intenção de ampliar a visão dos participantes do evento. Ron van der Weerd, Gerente de FM da Universidade de Hanze, apresentou de forma muito enriquecedora os contrastes da profissionalização em Gestão de Facilities na Holanda e no Brasil.

Stan Mitchel, CEO da Key Facilities Management, subiu ao palco para levar aos gestores de Facilities a importante questão sobre as novas resoluções ISO. Narrando a linha do tempo dessa união que visa padronizar normas globais da profissão, Stan (que é do Reino Unido) mostrou a importância da participação dos países nas conferências.

O painel FM of the World uniu quatro grandes nomes do setor de Facilities: Bill O’Neill, Chairman do IFMA, nos EUA; Ayuthaporn (Ek) Buranakul, Presidente da Thailand Facility Management Association (TFMA); Svend Bie, Diretor da Dansk Facilities Management, na Dinamarca; e, novamente, Stan Mitchel, CEO da Key Facilities Management (substituindo Duncan Waddell, Presidente da Federação Global de FM).

Já no bloco Mega tendências: Painel Internacional — FM 2025, Goran Milanov (Bulgária), Vice-presidente do Conselho da EuroFM; Peter Ankerstjerne (Dinamarca), Chefe Global de Marketing da ISS; Juan David Angel B. (Colômbia), LATAM Global Strategic Accounts Director — Sodexo S.A; e, novamente, Bill O’Neill, Chairman do IFMA, dos EUA (substituindo Tony Keane, CAE (EUA), Presidente e CEO da IFMA), foram além ao apresentar as megatendências em Facility Management.

Congresso & Expo ABRAFAC 2018: Inscreva-se!

Está chegando! O Congresso & Expo ABRAFAC, o mais importante evento do calendário de facilities brasileiro, está com as inscrições abertas para a 13ª edição!

O Congresso & Expo ABRAFAC 2018 ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização. O evento conta com uma programação especial, repleta de temas que possuem grande relevância para o universo de facilities, onde empresários, especialistas e gestores apresentam cases, tendências e o que há de mais inovador no segmento.

Não perca tempo e garanta a sua vaga!

Para mais informações, acesse: https://abrafac.org.br/congresso

Compartilhe nas redes sociais