Publicação é resultado de trabalho intenso do CEE 267 com participação fundamental da ABRAFAC e seus membros para que essas normas fossem consolidadas para o melhoria do FM no mercado brasileiro

É com grande satisfação que a Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC comunica e comemora um avanço em regulação na área de Facility management. Foram publicadas na sexta-feira, 18 de outubro de 2019, novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o setor.

As normas são a ISO 41011:2017 – Facility management — Vocabulário, ISO 41012:2017 – Facility management — Diretrizes sobre processo de compras e desenvolvimento de acordos e ISO/TR 41013:2017 – Facility management — Escopo, conceitos-chave e benefícios.

A ABRAFAC e seus membros trabalharam intensamente para que essas normas fossem publicadas, garantindo a organização, universalização e otimização de processos para acordos e negócios em Facility management no mercado brasileiro.

“A publicação das três primeiras normas da ISO 41000 representam o resultado de quase dois anos de trabalho da ABRAFAC, dos profissionais que se empenharam em adaptar e traduzir os conceitos envolvidos na norma inglesa para o mercado brasileiro”, destaca o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana. “A ação dá um pontapé importantíssimo na preparação das organizações para adoção da Norma de Sistema de Gestão ISO 41001, norma que também já está em fase bastante avançada aqui no Brasil. Sem dúvida alguma, vai elevar o patamar dos contratos, dos processos e dos projetos de facility management no mercado brasileiro”, conclui Thiago Santana.

Confira o resumo de cada norma e como acessar o material completo:

ISO 41011:2017 – Facility management — Vocabulário

Este documento define os termos utilizados nas normas de Facility management, para que haja universalização na linguagem do setor.
Confira: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=427310

ISO 41012:2017 – Facility management — Diretrizes sobre processo de compras e desenvolvimento de acordos
Esta norma fornece diretrizes sobre fornecimento e desenvolvimento de acordos em Facility management. Este documento enfatiza: os elementos essenciais nos processos de fornecimento em FM; as funções e responsabilidades de FM em processos de fornecimento; processos de desenvolvimento e estruturas de modelos de acordo típicos.

Confira: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=427312
ISO/TR 41013:2017 – Facility management — Escopo, conceitos-chave e benefícios

Este documento descreve o escopo, conceitos-chave e benefícios de Facility management e fornece um contexto para o uso e aplicação dos termos definidos na ABNT NBR ISO 41011.

Confira: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=427313.