fbpx

Encontro online com participação do presidente das entidade, Thiago Santana,  foi realizado na noite desta terça-feira, 18 de agosto 

A Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC, representada pelo presidente Thiago Santana, integrou um webinar realizado pela ASHRAE – Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado. O encontro online foi realizado na noite desta terça-feira, 18 de agosto.

Na ocasião, Thiago Santana levou a contribuição da ABRAFAC para apresentar ao grupo a profissão de Facility Management. Além disso, o presidente da associação participou de uma discussão sobre as mudanças que estão sendo aplicadas nas empresas das mais diversas áreas e de que forma essas decisões são tomadas.

“Vim falar um pouco sobre a profissão de facilities, o Facility Management, uma visão de negócios voltada para o que a profissão em si insere, os elementos, os pilares estratégicos e como a ABRAFAC está se posicionando em torno de tudo isso e como a gente vem desenvolvendo o setor de forma geral”, afirmou Santana.

Para introduzir o tema, o presidente da ABRAFAC apresentou a definição de Facility Management como a “função organizacional que integra pessoas, propriedades e processos dentro do ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal”.

Em seguida, Thiago Santana explicou a importância do Facility Management para as empresas. Em suma, o presidente da ABRAFAC afirmou que o setor é responsável por garantir a continuidade dos negócios, em infraestrutura e utilidades nas organizações.

Além disso, foram detalhadas as áreas de atuação do Facility Management: limpeza e gestão de resíduos, segurança e portaria, manutenção, infraestrutura, alimentação, jardinagem, refrigeração e ar-condicionado, transportes, entre outras.

O especialista esclareceu também que o gestor de facilities precisa ter conhecimentos que vão além dessas áreas. “Ele deve se conectar com a estratégica do negócio principal e se aproximar cada vez mais da possibilidade de tomar a melhor decisão para sua organização”, frisou.

O encontro online foi moderado pela professora Anna Cristina Carvalho. Além disso, a ASHRAE foi representada por Walter Lenzi, que realizou a moderação das perguntas feitas pelos participantes.

Também durante o webinar, o participante Adalto Almeida representou o grupo ASHRAE Student Branch e fez um convite aos estudantes de engenharia para participar da organização.

Por sua vez, Franco D’Atri, presidente do comitê de estudantes do ASHRAE Argentina, apresentou o trabalho feito pelos jovens e explicou que o grupo é formado por 85 estudantes engenheiros. Os alunos realizam diversos eventos pela América Latina e, durante a pandemia de Covid-19, as atividades estão sendo feitas online.

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.