fbpx

Confira como foi o evento oficial no Brasil em comemoração à data marcou o lançamento em português da Série NBR ISO 41000. Encontro online contou com participação de importantes especialistas do setor e está disponível no canal da associação no YouTube.

O Dia Mundial do Facility Management foi celebrado nesta quarta-feira, 13 de maio, em um evento realizado pela ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (Comissão de Estudo Especial de Facility Management – CEE-267). A comemoração oficial no Brasil foi feita por meio de um ciclo de palestras transmitido no canal do YouTube da associação e contou com apoio da Global FM, da Associação Portuguesa de Facility Management (APMF) e da ISO.

O tema do FM Day deste ano é “Celebrando nosso Ambiente”. Além do debate sobre o assunto, o dia do Facility Management foi marcado pelo lançamento oficial em português da Série de Normas ABNT ISO 41000 (incluso a norma certificável, a NBR ISO 41001:2020).

A abertura do evento foi feita pelo presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, que falou sobre a importância de celebrar esta data. Segundo Santana, o tema, que foi escolhido antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, tem como objetivo ir além da abordagem de meio ambiente, para celebrar também o local de trabalho, as relações e o ambiente dos negócios das organizações.

“É um dia que serve para a gente olhar para dentro de si, para revisitar as nossas responsabilidades, experiências, e ressignificar nosso papel nas corporações das quais nós fazemos parte, em função dos pilares fundamentais daquilo que a gente acredita e pode influenciar em nossos negócios”, afirmou Santana.

O presidente da ABRAFAC afirmou ainda que a área de facilities é extremamente estratégica para qualquer negócio por três pilares fundamentais: é responsável pela maior linha de investimentos de qualquer organização, pela infraestrutura de tudo o que está ao nosso redor e pelos espaços de trabalho, que ganharam um novo significado em meio à pandemia do novo coronavírus.

“No dia a dia esquecemos de como somos importantes. A gente acaba focando nos problemas, na execução, na relação das pessoas, na gestão do budget, nos stakeholders, nos usuários, na satisfação, nos processos, e a gente não se lembra de nós mesmos. Esquecemos do quão estratégico é o nosso papel naquilo que a gente faz. O Dia Mundial do FM é o momento de parar um pouco, olhar para nós e ressignificar tudo aquilo que a gente faz, entender essa importância e ganhar fôlego para que a gente consiga cumprir mais um ciclo”, disse Santana.

A apresentação também foi feita pelo diretor secretário da ABRAFAC, Ricardo Crepaldi, que reforçou que o vídeo pode ser assistido a qualquer momento, mesmo após o evento (acesse aqui).

A celebração foi feita em parceria da ABRAFAC com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, contando com apoio da Global FM, ISO – International Organization for Standardization, que significa Organização Internacional de Normalização, e APFM – Associação Portuguesa de Facility Management.

“CELEBRANDO NOSSO AMBIENTE”

A primeira palestra foi sobre o tema do FM Day, “Celebrando nosso Ambiente”, escolhido pela Global FM. A apresentação do assunto foi feita pelo diretor executivo da APFM, Miguel Alves Agostinho.

“O que estamos vendo nesta celebração nos dá alento para acreditar que amanhã o mundo estará melhor”, disse. “A primeira lição que tiramos disso é o sentimento de comunidade. As duas palavras-chave vêm sendo partilha e solidariedade”, afirmou, durante a palestra.

O segundo ponto do momento, segundo o palestrante, é resiliência, que foi evidenciada durante a pandemia do novo coronavírus. Outra lição evidenciada é o profissionalismo das empresas, que foram levadas a trabalhar fora das linhas do contrato, em uma situação emergencial.

LANÇAMENTO DE NORMAS  DA SÉRIE ABNT ISO 41000 

Em seguida, o diretor de Normalização da ABNT, Nelson Al-Assal, fez o lançamento oficial das normas da Série ABNT ISO 41000 de Facility Management, em português. São elas: NBR ISO 41001, NBR ISO 41011, NBR ISO 41012 E NBR ISO 41013. Na ocasião, Nelson Al-Assal também explicou como funciona a criação de normas técnicas.

“A norma técnica junta a confiança e a mudança, a inovação. Ela consolida o conhecimento em um determinado momento sobre uma tecnologia. É o estado da arte em uma determinada área do conhecimento”, explicou.

“Ela é feita de maneira colaborativa. O mundo da normalização trabalha colaborando, ao contrário do mundo competitivo em que se busca vencer e derrubar o oponente. Estabelecemos o que chamamos de comissões ou comitês de estudos, que são grupos de pessoas que muitas vezes são até concorrentes, com as partes interessadas, reguladores, entre outros”, detalhou também.

Segundo o diretor, é preciso atingir um consenso sobre determinado tema, em formato de documento, e essa é a importância da normatização. Assim, é feita a convergência das ideias, portanto a norma é um facilitador para o desenvolvimento, na visão de Nelson Al-Assal.

PALESTRA INTERNACIONAL

O evento contou ainda com a palestra internacional do Chairman do ISO TC/267, Stan Mitchell. O palestrante falou sobre o comitê ISO TC/267, formado por 48 países, que foi criado para desenvolver a série 41.000, que tem como objetivo definir as melhores práticas em FM para um padrão adotado em todo o mundo.

“Eu chamo esse evento virtual de celebração porque para mim é uma comemoração. O que vocês fizeram em termos de tradução é muito significante para os padrões internacionais. Estou feliz que estamos em 48 países e o Brasil é um dos mais proativos”, disse.

Mitchell ressaltou que o Brasil terá mais normas a serem traduzidas, portanto terá mais trabalho pela frente. O palestrante brincou que este é um “bom problema” para ser resolvido pelo país.

O palestrante também enfatizou que nenhum FM tem todas as respostas para todas as questões. Contudo, ressaltou que a ISO 41001 traz normas relevantes para o momento de pandemia de Covid-19, que o mundo está enfrentando.

“Enquanto nada é conhecido como a solução completa, as chances são maiores para aqueles que atuarem em conformidade com a ISO 41001, pois estarão mais preparados que os demais”, afirmou.

O palestrante também falou sobre os padrões de Facilities Management no Brasil e América Latina. Ressaltou a importância dos padrões de gerenciamento de instalações em língua portuguesa para o setor e do trabalho do país neste setor.

PALESTRAS SOBRE CERTIFICAÇÕES

Em seguida, o coordenador do CEE (Comissão de Estudo Especial) 267 da ABNT Moacyr Graça falou sobre o assunto em uma palestra. O palestrante também abordou a importância das normas traduzidas que foram lançadas durante o evento.

“Escolhi contar um pouco da história de como a gente fez a tradução e como isso se processou. É um evento histórico para o FM. Essas normas têm um significado para o Brasil, porque somos um país enorme, temos grandes cidades, muitos edifícios, ou seja, facilities dos mais variados tipos”, disse.

“Conheço bastante gente de fora que enxerga o profissional brasileiro de facilities com uma capacidade fundamental, a resiliência, que é se adaptar muito bem. Porém, nós precisamos melhorar um pouco nosso planejamento e essa norma vem ajudar para que isso aconteça mais ainda”, avaliou o coordenador.

O secretário do GT3 (ISO 41001) do CEE 267, Frederico Behmer, falaria sobre o mesmo tema, com o foco em Grupo de Trabalhos. Porém, por um imprevisto o profissional não pôde participar. Assim, Ricardo Crepaldi fez a apresentação do tema.

De acordo com Crepaldi, a instalação do CEE foi feita em 30 de novembro de 2017, enquanto os grupos de trabalho foram criados em 07 de fevereiro de 2019 e os de revisão em 10 de outubro do mesmo ano.

O texto-base ficou pronto em 19 de março de 2019, a revisão final foi em 23 de abril do mesmo ano e a consulta nacional ficou para 22 de maio. Por fim, a publicação ocorreu em 18 de novembro do ano passado e, em dezembro, foi feita outra consulta nacional. Depois de todo este processo, chegou-se ao lançamento feito nesta quarta-feira, 13 de maio de 2020.

“O evento de lançamento está sendo hoje, mas já estamos trabalhando nas outras normas. O grupo continua se reunindo de forma virtual e estamos adiantando a 41014. A gente deve ter duas normas publicadas pela ISO até o final do ano e queremos estar com delay muito baixo de publicação da versão em português”, projetou Crepaldi.

Por fim, o CEO da RV Gestão, Alexandre Roxo, falou sobre o tema “Certificação Pioneira ISO 41001 LATAM”. Assim, o executivo abordou especificamente esta norma e apresentou as certificações obtidas pela empresa até o momento.

De acordo com Roxo, um empreendimento da empresa, o Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, foi o primeiro na América Latina e no Hemisfério Sul a receber a certificação ISO 41001. A auditoria foi realizada em dezembro de 2019.

“As maiores melhorias foram em relação à comunicação e contato com as partes. Criamos novas formas de contato, mais ágeis e assertivas. Outro foco da implantação foi reduzir esforço na obtenção de informações”, detalhou Roxo, na apresentação.

ENCERRAMENTO

Para finalizar a celebração online do FM Day, o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, fez a mediação de perguntas e respostas. Além disso, alguns comentários feitos ao vivo por meio do YouTube foram considerados.

“A norma, nossa associação, nosso mercado, tudo é uma construção coletiva. Se nós chegamos até aqui é porque tiveram pessoas que carregaram muitas pedras lá atrás, continuam carregando e vamos continuar daqui para a frente. Não existem soldados solitários”, afirmou o presidente da associação. “Sigam celebrando o dia do Facilities Management porque assim que tudo isso acabar estaremos certamente todos juntos confraternizando pessoalmente”, finalizou.

ISO reconhece ABRAFAC no trabalho de normalização no Brasil

O site da ISO (International Organization for Standardization) destacou a participação da ABRAFAC no trabalho de normalização no Brasil.  Em um trecho da matéria publicada nesta quarta, 13 de maio, o site afirma: “Desde os primeiros dias do estabelecimento da Comissão Especial de Estudo CEE-267 Facility Management pela ABNT (*), como Comitê Técnico ISO, o ISO/TC 267 Facility Management no Brasil e a ABRAFAC – Associação Brasileira de FM apoiaram muito em termos de participar no desenvolvimento da série ISO 41000, bem como promover uma maior compreensão da FM no país “. Leia o texto na íntegra em inglês (acesse aqui).

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.