fbpx

Encontros foram realizados nesta quinta-feira, 29 de abril de 2021.

A Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management – ABRAFAC participou de duas reuniões nesta quinta-feira, 29 de abril de 2021, com o objetivo de definir novas ações relacionadas ao Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno – PNQAI.

O comitê gestor do plano conta com participação ativa da ABRAFAC, que foi representada pelo engenheiro mecânico Rodrigo Savio Santos nas reuniões. Durante os encontros, foram discutidas ações estratégicas iniciais para os trabalhos relacionados ao PNQAI.

Na primeira reunião foram discutidos assuntos referentes à formação de um conselho multidisciplinar e a formação da estrutura hierárquica para este trabalho. Este encontro foi realizado com o Grupo Diretivo Provisório e com o GT Administrativo.

Em seguida, o GT Técnico Normativo discutiu a criação de uma cartilha de QAI e foi proposta a criação de subgrupos de trabalho, considerando a quantidade de assuntos envolvidos neste contexto.

“Participar do Plano Nacional de Qualidade de Ar Interno é um privilégio e uma oportunidade muito importante. É um privilégio por poder contribuir com a sociedade em geral, aplicando conhecimento e fornecendo subsídios técnicos para ajudar a conceber ambientes internos com maior qualidade de ar, promovendo mais qualidade de vida, saúde etc.”, afirmou Rodrigo Savio Santos.

O engenheiro destacou ainda a relevância dos encontros. “Temos também a oportunidade do contínuo aprendizado, gerado pela rica e importante troca de experiências de profissionais renomados das diversas áreas do saber. Hoje, nas reuniões em que a ABRAFAC participou, foram dados passos importantes na estruturação e na preparação para os passos seguintes, ainda estamos no começo de um grande é importante trabalho e a ABRAFAC e apoiadora e participante neste grande desafio”.

O comitê gestor é de natureza deliberativa, portanto, tem poder de decisão sobre os assuntos estratégicos relacionados ao PNQAI. Os principais objetivos dos trabalhos do plano nacional incluem ampliar a consciência da sociedade para a qualidade do ar em ambientes internos e os efeitos na saúde quando abaixo dos padrões recomendados, além de desenvolver ações para promover ambientes internos saudáveis, com ganhos na saúde e qualidade de vida.

Entre as principais atribuições do comitê do qual participa a ABRAFAC estão gerir e acompanhar as ações de Qualidade do Ar Interno no Brasil; ser um órgão de interlocução com o governo federal; e realizar reuniões periódicas para planejamento e acompanhamento de ações do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno.

A ABRAFAC integra o comitê a convite da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento – ABRAVA (leia aqui).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.