fbpx

Por Suely Melo

A Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC promoveu nesta quarta, 26 de junho, em São Paulo, a edição 2019 da premiação que elege os melhores profissionais e empresas do setor de Facility Management do ano. A celebração, que aconteceu no Buffet Colonial, em Moema, na capital paulista, contemplou um jantar com os seis finalistas (categorias Pessoa Jurídica e Pessoa Física), que apresentaram seus trabalhos ao público presente, formado por representantes de empresas, corporações e associações parceiras.

Criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor, o Prêmio tem estimulado a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. A 14ª edição da premiação quebrou recordes com participação de nove estados do Brasil.

Os ganhadores de cada categoria foram definidos por votos da plateia. A grande vencedora (Pessoa Física) foi Ana Cláudia Morrissy Machado (Categoria Pessoa Física), com o trabalho “Das Corporações às Favelas: Responsabilidade Social Ligando o Time de Facilities e as Comunidades Carentes”. E na Categoria Pessoa Jurídica, o primeiro lugar foi para Robert Bosch Ltda “Autossuficiência no abastecimento de Água Industrial”, apresentado por Bernhard Schaefer.

Foto: ao centro a vencedora da categoria Inovação Acadêmica, Fernanda Almeida Machado

O evento ainda homenageou três vencedores do Prêmio Inovação Acadêmica. Foram eles: Fernanda Almeida Machado, com o trabalho “Bim e Internet das Coisas para o Monitoramento do Consumo de Energia da Edificação”; Paula Ponte Mota, com o trabalho “Modelo BIM para utilização no Gerenciamento de Facilities, voltado à Gestão de Ativos”; e Daniel Barbosa Cabral pelo trabalho “Fatores de Influência na Gestão de Facilities em Canteiros de Obras da Amazônia”.

E Alex Ferreira Gonçalves recebeu um certificado por ficar entre os primeiros colocados no Prêmio de Excelência 2019 da Global FM (Facilities Management) com o case “Otimização do uso de Espaço de Estacionamento Contratado por Empresas Privadas Estabelecidas em Grandes Metrópoles”.  Saiba mais sobre o prêmio aqui.

Foto: a direita Alex Ferreira Gonçalves, Ganhador da Menção de Destaque no Premio Global FM 2019

“Em um país, uma sociedade que é tão carente de melhores práticas e de otimização de processos, ter um grupo tão seleto de pessoas, de empreenderes, compartilhando suas melhores práticas é motivo de orgulho para qualquer segmento”, destacou o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, na abertura do evento, que segundo ele “celebra o que há de melhor no mercado de facilities: Prêmio de inovação e desenvolvimento de novas ideias”.

Ao todo, foram 59 trabalhos inscritos, o que de acordo com Thiago, é algo para ser realmente comemorado. “Em um ambiente que carece tanto de desenvolvimento e da publicação de inovações, nós, como associação, sermos uma plataforma para desenvolvimento disso é a grande celebração”, reforçou.

Foto: Vista parcial do salão do evento

Thiago ainda destacou o aspecto humano da premiação. “Nós podemos fazer a diferença. Os projetos que passaram aqui cada vez mais mostram como temos influência não só nas nossas corporações, mas também na nossa sociedade e no entorno que comunicamos”, disse e enfatizou a questão da tecnologia, que “veio para ficar” e o impacto que os profissionais, gestores e executores da área de facilites promovem. “Veja a quantidade de pessoas que tocamos, de profissionais que atuam nas corporações, multiplique pelas familiares que essas corporações atendem, pelas pessoas que atuam e afetam. Este é o verdadeiro poder e a maior ferramenta que podemos usar para transformar a nossa sociedade. Este é um dos nossos pilares, como associação”, frisou o presidente da ABRAFAC.

Os vencedores

Para a vencedora Ana Cláudia Morrissy Machado, ganhar o prêmio é importante para chamar atenção para o projeto e conseguir ajudar mais quem precisa. “Cada vida que transformamos dentro da favela, sabemos o impacto disso para a pessoa que está lá, que carece de tantas coisas”, destacou Ana Cláudia, que é engenheira da Shell e Diretora de Relações Institucionais da ONG Bio Saneamento. “Fazemos o trabalho doando e a doação não é de dinheiro, mas de tempo, de expertise, de amor ao próximo. Aprendemos a cada dia como fazer mais, como angariar pessoas para o nosso lado, como mostrar esse projeto para quem possa ajudar”, elencou. “O prêmio ajuda a abrir mais portas e a atrair mais atenção. É fantástico a ABRAFAC abrir esse espaço para projetos que caracterizam o profissional de facilities”, concluiu.

Foto: ao centro, Ana Cláudia Morrissy Machado, autora, e Luiz Alberto Altmann Fazio, coautor, Vencedores da Categoria Pessoa Física

O primeiro lugar na Categoria Pessoa Jurídica, o engenheiro químico Bernhard Schaefer, também comentou sobre o prêmio. “Ficamos contentes com o reconhecimento da ABRAFAC, que traz diversas empresas para elevar o nível de competição. Fico feliz de ter sido contemplado com o primeiro lugar”, disse.

Foto: terceiro da esquerda para direita,Bernhard Schaefer, apresentador pela empresa Robert Bosch a Vencedora da Categoria Pessoa Jurídica

“O reconhecimento da ABRAFAC foi excelente com relação à minha pessoa e ao esforço acadêmico. Meu trabalho ser escolhido mostra a excelência do nosso laboratório na Unicamp”, enfatizou Fernanda Machado, que veio diretamente de Salvador/BA para o evento. Ela contou que o trabalho fez parte do Mestrado da Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Unicamp. “A ideia é sobre gerenciamento de facilitie integrado à internet das coisas. Trazer o modelo virtual integrado à tecnologia de sensoriamento de edificação para auxiliar o gerente na análise do que está ocorrendo. É baseado em espaço e semântica e armazena todas as informações de gestão de ativos de formal visual ou de dados, facilitando a atividade do gerente ao monitoramento de energia. Monitoramos o sistema de iluminação do laboratório. Tivemos informações de custos, consumo e funcionamento”, explicou a homenageada.

Paula Mota também comentou o reconhecimento. “Foi uma surpresa e orgulho receber esse prêmio Inovação Acadêmica da ABRAFAC. O reconhecimento acadêmico e educacional é bacana. Agradeço à Unicamp e ao pessoal que me apoiou, que fez o prêmio acontecer”.

Bruna Maria Silveira, especialista em Facilities da Klabin S/A, ficou com o segundo lugar na Categoria Pessoa Jurídica com o projeto “Implantação de Cozinhas Móveis para Atendimento de Colaboradores em Área Florestal”. Ela enfatizou que Klabin está muito feliz de estar entre os finalistas e trazer um pouco do trabalho que realiza na área de facilities. “Hoje trouxemos um trabalho de refeição. É uma área que recebe investimento, traz uma boa saúde e condição para os trabalhadores. Estamos felizes e esperamos que o trabalho seja compartilhado com outras empresas que tem área florestal também. O sentimento é de alegria e satisfação”, disse.

“O prêmio da ABRAFAC para a SODEXO é a coroação de um trabalho e um esforço coletivo dos funcionários e clientes para tornar esse sonho real. Meu sentimento é de orgulho com esse reconhecimento”, destacou Thomaz Henrique Peeters, que ficou com o terceiro lugar na categoria Pessoa Jurídica com o case “Cozinha Inteligente SODEXO – Um novo processo para produzir bons resultados”.

Sabrina Alves Martinho Espinós foi a segunda colocada na Categoria Pessoa Física com o trabalho “Smart City e Sustentabilidade”. O prêmio para ela “é superimportante. Além do lado profissional, nosso trabalho tem uma função social e de sustentabilidade muito grande. Temos muitas famílias que dependem desse projeto. Nossa meta é aumentar esse número”, ressaltou a arquiteta e Supervisora de Facilities do Mercado Livre.

Terceiro lugar na Categoria Pessoa Física com o projeto “Inteligência comercial para acordo de compra de demanda projetada”, Ramon Jesus dos Santos Correa comentou sobre a importância da premiação. “O prêmio é um divisor de águas. Estar em um evento tão importante, falar de 59 brilhantes projetos e ficar entre os 3 finalistas é uma grande honra. Um momento de muita felicidade poder compartilhar esse troféu com toda equipe. Já estou esperando chegar dezembro para incluir mais projetos para o próximo ano e esperar o primeiro lugar”, enfatizou Ramon, que trabalha na área de Auditoria de Filiais da Localiza.

Alex Ferreira Gonçalves, que foi homenageado por estar entre os primeiros do Global FM, falou sobre o significado do reconhecimento mundial. “Primeiro é entender que a economia do Brasil está em desenvolvimento, estamos passando por crises econômicas, mas o setor de facilities cresce quando tem crise. Usando o conhecimento, novas práticas e trocando ideias todos ganham. O reconhecimento global mostra como o Brasil está sendo líder em mostrar que temos conhecimento em nossa área e expor isso para o mundo. Estamos encabeçando a lista de associações e geramos coisas legais. Somos bons no que fazemos e não temos que pensar que o que tem lá fora é melhor que aqui. Vamos incentivar a garotada a escrever e expor”, frisou Alex. “A maior dificuldade é tornar o pensamento físico e tangível no papel.  Nessa questão a ABRAFAC está fazendo muito bem o papel dela. Cada ano que passa do prêmio está aumentando o número de participantes”, destacou ele, que engenheiro eletricista, especializado em Telecomunicações e Projetos e Mestre em Administração.

Por Suely Melo, jornalista
Assessoria de Imprensa ABRAFAC
[email protected]

=>Visite o album de fotos do evento 2019: AQUI <=

Premio ABRAFAC Melhores do Ano, a maior premiação de FM da América Latina e do Hemisfério Sul !

Inscrições a partir de dezembro/2019
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.