fbpx
ABRAFAC premia profissionais e empresas do setor de Facility Management. Conheça os vencedores

A Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC promoveu nesta quarta, 26 de junho, em São Paulo, a edição 2019 da premiação que elege os melhoresprofissionais e empresas do setor de Facility Management do ano. A celebração, que aconteceu no Buffet Colonial, em Moema, na capital paulista, contemplou um jantar com os seis finalistas (categorias Pessoa Jurídica e Pessoa Física), que apresentaram seus trabalhos ao público presente, formado por representantes de empresas, corporações e associações parceiras.

Criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor, o Prêmio tem estimulado a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.  A 14ª edição da premiação quebrou recordes com participação de nove estados do Brasil.

Os ganhadores de cada categoria foram definidos por votos da plateia. A grande vencedora (Pessoa Física) foi Ana Cláudia Morrissy Machado (Categoria Pessoa Física), com o trabalho “Das Corporações às Favelas: Responsabilidade Social Ligando o Time de Facilities e as Comunidades Carentes”. E na Categoria Pessoa Jurídica, o primeiro lugar foi para Robert Bosch Ltda “Autossuficiência no abastecimento de Água Industrial”, apresentado por Bernhard Schaefer.

Foto: ao centro a vencedora da categoria Inovação Acadêmica, Fernanda Almeida Machado

O evento ainda homenageou os três melhores do Prêmio Inovação Acadêmica. Foram eles: Paula Ponte Mota, com o trabalho “Modelo BIM para utilização no Gerenciamento de Facilities, voltado à Gestão de Ativos”; Daniel Barbosa Cabral pelo trabalho “Fatores de Influência na Gestão de Facilities em Canteiros de Obras da Amazônia”; e a grande vencedora dessa categoria,  Fernanda Almeida Machado, com o trabalho “Bim e Internet das Coisas para o Monitoramento do Consumo de Energia da Edificação”.

E Alex Ferreira Gonçalves recebeu um certificado de destaque por ficar entre os primeiros na Global FM com o case “Otimização do uso de Espaço de Estacionamento Contratado por Empresas Privadas Estabelecidas em Grandes Metrópoles”. Saiba mais sobre o prêmio neste link: https://www.abrafac.org.br/blog/fm-day-celebrando-os-padroes-globais-de-iso-fm/

Foto: a direita Alex Ferreira Gonçalves, Ganhador da Menção de Destaque no Premio Global FM 2019

“Em um país, uma sociedade que é tão carente de melhores práticas e de otimização de processos, ter um grupo tão seleto de pessoas, de empreenderes, compartilhando suas melhores práticas é motivo de orgulho para qualquer segmento”, destacou o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, na abertura do evento, que segundo ele “celebra o que há de melhor no mercado de facilities: Prêmio de inovação e desenvolvimento de novas ideias”.

Ao todo, foram 59 trabalhos inscritos, o que de acordo com Thiago, é algo para ser realmente comemorado. “Em um ambiente que carece tanto de desenvolvimento e da publicação de inovações, nós, como associação, sermos uma plataforma para desenvolvimento disso é a grande celebração”, reforçou.

Foto: Vista parcial do salão do evento

Thiago ainda destacou o aspecto humano da premiação. “Nós podemos fazer a diferença. Os projetos que passaram aqui cada vez mais mostram como temos influência não só nas nossas corporações, mas também na nossa sociedade e no entorno que comunicamos”, disse e enfatizou a questão da tecnologia, que “veio para ficar” e o impacto que os profissionais, gestores e executores da área de facilites promovem. “Veja a quantidade de pessoas que tocamos, de profissionais que atuam nas corporações, multiplique pelos familiares que essas corporações atendem, pelas pessoas que atuam e afetam. Este é o verdadeiro poder e a maior ferramenta que podemos usar para transformar a nossa sociedade. Este é um dos nossos pilares, como associação”, frisou o presidente da ABRAFAC.

Os vencedores

Para a vencedora Ana Cláudia Morrissy Machado, ganhar o prêmio é importante para chamar atenção para o projeto e conseguir ajudar mais quem precisa. “Cada vida que transformamos dentro da favela, sabemos o impacto disso para a pessoa que está lá, que carece de tantas coisas”, destacou Ana Cláudia, que é engenheira da Shell e Diretora de Relações Institucionais da ONG Bio Saneamento. “Fazemos o trabalho doando e a doação não é de dinheiro, mas de tempo, de expertise, de amor ao próximo. Aprendemos a cada dia como fazer mais, como angariar pessoas para o nosso lado, como mostrar esse projeto para quem possa ajudar”, elencou. “O prêmio ajuda a abrir mais porta e atrair mais atenção. É fantástico a ABRAFAC abrir esse espaço para projetos que caracterizam o profissional de facilities”, concluiu.

 

Foto: ao centro, Ana Cláudia Morrissy Machado, autora, e Luiz Alberto Altmann Fazio, coautor, Vencedores da Categoria Pessoa Física

O primeiro lugar na Categoria Pessoa Jurídica, engenheiro químico Bernhard Schaefer também comentou sobre o prêmio. “Ficamos contentes com o reconhecimento da ABRAFAC, que traz diversas empresas para elevar o nível de competição. Fico feliz de ter sido contemplado com o primeiro lugar”, disse o engenheiro químico Bernhard Schaefer.

Foto: terceiro da esquerda para direita,Bernhard Schaefer, apresentador pela empresa Robert Bosch a Vencedora da Categoria Pessoa Jurídica

“O reconhecimento da ABRAFAC foi excelente com relação à minha pessoa e ao esforço acadêmico. Meu trabalho ser escolhido mostra a excelência do nosso laboratório na Unicamp”, enfatizou Fernanda Machado, que veio de Salvador/BA para o evento. Ela contou que o trabalho fez parte do Mestrado da faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Unicamp. “A ideia sobre gerenciamento de facilities integrado à internet das coisas. Trazer o modelo virtual integrado à tecnologia de sensoriamento de edificação para auxiliar o gerente na análise do que está ocorrendo. É baseado em espaço e semântica e armazena todas as informações de gestão de ativos de formal visual ou de dados facilitando a atividade do gerente ao monitoramento de energia. Monitoramos o sistema de iluminação do laboratório. Tivemos informações de custos, consumo e funcionamento”, explicou a homenageada.

Paula Mota também comentou o reconhecimento. “Foi uma surpresa e orgulho receber esse prêmio Inovação Acadêmica da ABRAFAC. O reconhecimento acadêmico e educacional é bacana. Agradeço à Unicamp e ao pessoal que me apoiou que fez o prêmio acontecer”.

Bruna Maria Silveira, especialista em Facilities da Klabin S/A ficou com o segundo lugar na Categoria Pessoa Jurídica com o projeto “Implantação de Cozinhas Móveis para Atendimento de Colaboradores em Área Florestal”. Ela enfatizou que Klabin está muito feliz de estar entre os finalistas e trazer um pouco do trabalho que realiza na área de facilities. “Hoje trouxemos um trabalho de refeição. É uma área que recebe investimento, traz uma boa saúde e condição para os trabalhadores. Estamos felizes e esperamos que o trabalho seja compartilhado com outras empresas que tem área florestal também. O sentimento é de alegria e satisfação”, disse.

“O prêmio da ABRAFAC para a Sodexo é a coroação de um trabalho e um esforço coletivo dos funcionários e clientes para tornar esse sonho real. Meu sentimento é de orgulho com esse reconhecimento”, destacou Thomaz Henrique Peeters, que ficou com o terceiro lugar na categoria Pessoa Jurídica com o case “Cozinha Inteligente SODEXO – Um novo processo para produzir bons resultados”.

Sabrina Alves Martinho Espinós foi a segunda colocada na Categria Pessoa Física com o trabalho “Smart City e Sustentabilidade”. O prêmio para ela “é superimportante. Além do lado profissional, nosso trabalho tem uma função social e de sustentabilidade muito grande. Temos muitas famílias que dependem desse projeto. Nossa meta é aumentar esse número”, ressaltou a arquiteta e Supervisora de Facilities do Mercado Livre.

Terceiro lugar na Categoria Pessoa Física, com o projeto “Inteligência comercial para acordo de compra de demanda projetada”, Ramon Jesus dos Santos Correa comentou sobre a importância da premiação. “O prêmio é divisor de águas. Estar em um evento tão importante, falar de 59 brilhantes projetos e ficar entre os 3 finalistas é uma grande honra. Um momento de muita felicidade poder compartilhar esse troféu com toda equipe. Já estou esperando chegar dezembro para incluir mais projetos para o próximo ano e esperar o primeiro lugar”, enfatizou Ramon, que trabalha na área de Auditoria de Filiais da Localiza.

Alex Ferreira Gonçalves, que foi homenageado por estar entre destaque nos primeiros do Global FM, falou sobre o significado do reconhecimento mundial. “Primeiro é entender que a economia do Brasil está em desenvolvimento, estamos passando por crises econômicas e não está com a melhor figura para investimento, mas o setor de facility cresce quando tem crise. Usando o conhecimento, novas práticas e trocando ideias todos ganham. O reconhecimento global mostra como o Brasil está sendo líder em mostrar que temos conhecimento em nossa área e expor isso para o mundo. Estamos encabeçando a lista de associações e geramos coisas legais, conhecimento. Somos bons no que fazemos e não temos que pensar que o que tem lá fora é melhor que aqui. Vamos incentivar a garotada a escrever e expor”, frisou Alex. “A maior dificuldade é tornar o pensamento físico e tangível no papel.  Nessa questão a ABRAFAC está fazendo muito bem o papel dela. Cada ano que passa do prêmio está aumentando o número de participantes”, destacou ele, que engenheiro eletricista, especializado em Telecomunicações e Projetos e Mestre em Administração.

Por Suely Melo, Jornalista
Assessoria de Imprensa ABRAFAC
imprensa@abrafac.org.br

=>Visite o album de fotos do evento 2019: AQUI <=

Premio ABRAFAC Melhores do Ano, a maior premiação de FM da América Latina e do Hemisfério Sul !

Inscrições a partir de dezembro/2019
Fechar Menu
×

Carrinho