fbpx
Criada a Rede Internacional de Certificação AQUA-HQE

Parceria anunciada no último dia 18 de março entre a Fundação Vanzolini e a Cerway permitirá que as construções brasileiras passem a integrar uma rede mundial de sustentabilidade. A entidade nacional, que é responsável pela emissão do selo AQUA, e a francesa, que emite o Haute Qualité Environmentale (HQE), criaram a Rede Internacional de Certificação AQUA-HQE.

 

Com isso, os empreendimentos brasileiros que já existem receberão automaticamente os dois certificados. Já as futuras construções residenciais e comerciais no país interessadas no selo de sustentabilidade passarão a ser avaliadas por critérios brasileiros e franceses. Em outros países, as construções terão que optar apenas por um deles.

 

De acordo com o coordenador executivo do AQUA-HQE, Manuel Martins, o sucesso da certificação brasileira foi muito importante para consolidar novos referenciais, propiciando avanços técnicos para a internacionalização do sistema de gestão ambiental e seus objetivos de desempenho para edificações. Joaquim Ferreira, diretor de certificação da Fundação Vanzolini, ressalta que o acordo de cooperação técnica entre Brasil e França é uma conquista coletiva internacional, lembrando que o HQE é um movimento presente em nove países, que respeita a cultura e regulamentação de cada região.

 

Vale informar que a instituição brasileira criou um Guia Prático, com orientações e regras e, também, o Guia de Auditorias, com dicas. Eles podem ser conferidos em www.vanzolini.org.br.

 

 

Fonte: O Estado de S. Paulo e Fundação Vanzolini

Fechar Menu
×

Carrinho