fbpx

O portal ABRAFAC ouviu mais uma empresa para a série que mostra como o Setor de Facilities está atuando no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Por Jéssica Marques

A BeerOrCoffee é uma plataforma que reúne espaços de trabalho que vão de escritórios privativos a espaços compartilhados. Com a crise do coronavírus, um ambiente que reúne muitas pessoas torna-se um risco, mas a empresa vê o momento como uma oportunidade para inovar.

De acordo com a CEO do BeerOrCoffee, Roberta Vasconcellos, alguns procedimentos estão sendo realizados, como orientação e limpeza para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Além disso, muitos clientes estão optando por escritórios privativos para trabalhar e atuam com revezamento no uso dos espaços.

“Também estamos disponíveis ajudando empresas (como do segmento da saúde) que precisam colocar planos de contingência em ação, por meio da ampliação de espaços de trabalho para atendimento da telemedicina ou no combate contra o coronavírus. Estamos também ajudando durante esse período empresas que precisam renegociar contratos e cortar custos de aluguel de escritórios através do modelo de escritório flexível que contém contrato flexíveis e a economia com investimento de CAPEX para ter o escritório como serviço”, explicou Roberta.

Além de se reinventar, a BeerOrCoffee mostra que o momento é de observar a nova demanda que surge no mercado. Assim, os profissionais de Facilities devem estar prontos para atender estas necessidades que estão sendo criadas pela situação atual.

“Momento como esses de crise fazem as empresas reverem seus gastos e ter uma gestão de negócio mais eficiente. O modelo de escritório sob serviço ajuda a não pesar o balanço das empresas com gastos e contratos de longo prazo, dando mais flexibilidade e liberdade para a empresa investirem em seus negócios e não em ‘real estate’”, disse Roberta.

“Acreditamos que depois da crise, mais empresas estarão abertas para o modelo de trabalho remoto através de times distribuídos em espaços de coworkings. Poderemos ajudar essas empresas com planos econômicos para acessar mais de 1000 espaços em todo Brasil, trazendo mais produtividade para essas empresas a curto e longo prazo”, afirmou também.

Confira a entrevista, na íntegra:

Portal ABRAFAC – Como a empresa está lidando com a pandemia do novo coronavírus que vivemos, atualmente?

Roberta Vasconcellos – O coronavírus (COVID–19) está causando uma movimentação global de responsabilidade social e coletiva. Por isso, alinhamos algumas questões para a contenção do vírus. Entendemos que o isolamento social é uma necessidade fundamentada na mais séria e rigorosa orientação da ciência e dos órgãos de saúde de todo mundo.

No BeerOrCoffee, criamos um Comitê Interno que vem acompanhando o tema e direcionando as comunicações para todas as partes da empresa (colaboradores, clientes e parceiros de coworkings). Assim, podemos levar informações e tomar eventuais medidas relacionadas à pandemia que podem impactar nos diversos mercados que, direta ou indiretamente, se relacionam conosco.

Estamos em contato com parceiros, clientes e demais públicos vinculados à nossa empresa, a fim de assegurar que eles tomem as precauções necessárias em suas operações, prezando, acima de tudo, pela saúde de todos.

Portanto, o BeerOrCoffee se mantém forte e apoia todas as recomendações dos profissionais de saúde e de instâncias como a Organização Mundial de Saúde.

Portal ABRAFAC – Quais medidas foram tomadas para evitar a proliferação do vírus entre funcionários, clientes e parceiros?

Roberta Vasconcellos – Recomendamos que no momento o isolamento social é a melhor opção para todos. Entendemos o isolamento como uma necessidade fundamentada na mais séria e rigorosa orientação da ciência e dos órgãos de saúde ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, entendemos que na prática alguns negócios de clientes e parceiros não podem parar ou fazer 100% de home office e, por isso, estamos trabalhando com todas as forças para ajudar eles com suas melhores opções de escritório flexível.

Para esses, estamos 100% disponíveis para que eles executem suas atividades com o máximo de cuidado, tomando as precauções necessárias em suas operações, prezando, acima de tudo, pela saúde de todos. Temos um time focado nos parceiros de coworking, para ajudar eles com as melhores práticas de saúde e segurança dos espaços.

Portal ABRAFAC – Que mudanças em processos da BeerOrCoffee foram feitas por conta da pandemia e das medidas de isolamento?

Roberta Vasconcellos – Como o BeerOrCoffee é uma empresa que tem uma operação 100% remota desde a sua fundação, em 2015, continuamos com nossos processos funcionando normalmente. O que mudou é que, agora, todo time está em regime de home office. Antes da pandemia, além do home office, a equipe estava habituada a frequentar espaços de coworking. O que realmente acreditamos que seja melhor para todas as empresas no Brasil é o trabalho remoto através de um modelo híbrido de escritório entre o home office, coworkings e escritório flexíveis privados. Desse modo, as empresas estarão mais bem preparadas para momentos como esse e claro, para a volta após a quarentena.

Além disso, criamos dois processos na empresa:

  1. Estamos ajudando os nossos clientes e parceiros a negociarem o melhor contrato e condições dos seus atuais escritórios, para que durante a crise tanto o cliente como o parceiro de coworking tenham o menor impacto possível e após a crise continuem com suas empresas de forma saudáveis. Muitos estão buscando soluções otimizadas para redução de custos e somos nesse momento a ponte certa para encontrar a melhor solução de espaço através da nossa rede.
  2. Estamos ajudando os espaços de escritórios da nossa rede a seguirem os procedimentos corretos de segurança e saúde para conseguirem receber os seus clientes na volta da quarentena. Incluindo espaços de coworking e escritórios convencionais. Iremos lançar um produto, especificamente focado nessa solução nas próximas semanas e, portanto, iremos ajudar toda a sociedade a volta a produzir o mais rápido possível em seus escritórios na volta da quarentena.

Portal ABRAFAC – Os espaços de coworking estão funcionando normalmente?

Roberta Vasconcellos – Sim, os espaços de coworkings estão funcionando, mas com algumas restrições dependendo das cidades e direcionamentos governamentais locais. Momentaneamente bloqueamos as reservas para espaços rotativos compartilhados dos coworkings da nossa rede durante a quarentena, mas logo após o fim iremos abrir caso eles estejam seguindo as medidas sugeridas por nós de segurança e saúde. Ao mesmo tempo, alguns espaços estão funcionando de maneira parcial, atendendo seus clientes de salas privativas, com os mesmos cuidados acima. Os escritórios flexíveis privativos e as salas privativas dentro dos espaços de coworking continuam suas operações com revezamento de colaboradores e seguindo o direcionamento das próprias empresas que estão utilizando os espaços.

Portal ABRAFAC – Como é possível gerenciar estes espaços com segurança e evitar a proliferação do novo coronavírus?

Roberta Vasconcellos – Criamos um checklist exclusivo para os espaços seguirem de segurança e saúde para combater o vírus. Esse checklist foi criado seguindo as orientações de profissionais da área da saúde e de instituições como a Organização Mundial de Saúde. Enviamos esse checklist para os nossos escritórios parceiros, posteriormente avaliamos se estão seguindo as orientações e emitimos um certificado de saúde e segurança em nosso site para ajudar os nossos clientes a escolherem e frequentarem esses espaços com mais confiança.

Portal ABRAFAC – Houve alguma alteração no ritmo do trabalho administrativo? Quais?

Roberta Vasconcellos – No BeerOrCoffee, continuamos trabalhando normalmente, ou seja, não houve alteração no ritmo de trabalho já que somos uma empresa de tecnologia com operação 100% remota.

Portal ABRAFAC – O que a BeerOrCoffee pode tirar de lição com este período?

Roberta Vasconcellos – São vários aprendizados, sem dúvidas. Um deles é de que as coisas sempre mudam e a adaptabilidade é uma competência que precisa ser cada vez mais aprimorada. Temos um time muito unido e positivo através da nossa cultura criada. Por isso, estamos ainda mais fortes, trabalhando para ajudar as empresas e os profissionais que direta ou indiretamente se relacionam com a gente.

Estamos, por exemplo, gerando muito conteúdo contando nossas experiências e nossos aprendizados e ensinando tudo o que sabemos em relação ao universo do trabalho remoto, home office, espaços de trabalho flexíveis e claro, o futuro do trabalho que passa por todos esses ambientes.

Também estamos disponíveis ajudando empresas (como do segmento da saúde) que precisam colocar planos de contingência em ação, por meio da ampliação de espaços de trabalho para atendimento da telemedicina ou no combate contra o coronavírus. Estamos também ajudando durante esse período empresas que precisam renegociar contratos e cortar custos de aluguel de escritórios através do modelo de escritório flexível que contém contrato flexíveis e a economia com investimento de CAPEX para ter o escritório como serviço.

Momento como esses de crise fazem as empresas reverem seus gastos e ter uma gestão de negócio mais eficiente. O modelo de escritório sob serviço ajuda a não pesar o balanço das empresas com gastos e contratos de longo prazo, dando mais flexibilidade e liberdade para a empresa investirem em seus negócios e não em “real estate”.

Portal ABRAFAC – Alguma mudança adotada para este momento de quarentena será mantida após a normalização da rotina?

Roberta Vasconcellos – Acredito que iremos sair disso mais fortes e mais preparados para colocar nossa missão em prática. No BeerOrCoffee, trabalhamos para que empresas e profissionais possam ter mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Consequentemente, possam trabalhar com mais alegria e felicidade.

Acreditamos que depois da crise, mais empresas estarão abertas para o modelo de trabalho remoto através de times distribuídos em espaços de coworkings. Poderemos ajudar essas empresas com planos econômicos para acessar mais de 1000 espaços em todo Brasil, trazendo mais produtividade para essas empresas a curto e longo prazo.

Além disso, como citado anteriormente, as empresas irão optar pelo modelo de escritório flexível privado com contrato menores e contratando tudo sob serviço. Especialmente no modelo BeerOrCoffee onde além de ter um escritório sob demanda privativo, a gente também dá acesso aos mais de 1000 espaços de forma ilimitada para as empresas.

Portal ABRAFAC – Até que ponto home office apresenta–se como uma solução nesta área de atuação da empresa?

Roberta Vasconcellos – O home office tem muitas vantagens e, ao mesmo tempo, traz diversos desafios. Por isso, somos adeptos da cultura do AnyWhere office, ou seja, do trabalho de qualquer lugar. A partir desse contexto, somos entusiastas dos coworkings como ambientes que ajudam empresas e pessoas a serem mais produtivos e criativos e, consequentemente, terem mais oportunidades.

Portal ABRAFAC – E quanto às ações de conscientização da população, como estão sendo feitas?

Roberta Vasconcellos – Para ajudar neste momento, criamos diversos materiais sobre o tema (que inclui de dicas de home office ao posicionamento do BeerOrCoffee).

Portal ABRAFAC – Qual é o impacto do coronavírus nas empresas de facilities, em geral?

Roberta Vasconcellos – Acreditamos que há uma oportunidade enorme para as empresas de facilities se associarem a proprietários de prédios e coworkings que irão ajudar as empresas nesse modelo de trabalho remoto (coworking + escritório privado) que será essencial para as empresa pós–crise. As empresas estarão buscando soluções mais flexíveis e econômicas para seus escritório e tudo que esteja associado com isso, irá ajudar. Por isso sabemos da nossa responsabilidade como BeerOrCoffee nesse momento no país.

Portal ABRAFAC – De modo geral, como a BeerOrCoffee está sendo afetada por este período?

Roberta Vasconcellos – Como trabalhamos em um segmento majoritariamente B2B, temos alguns parceiros passando por dificuldades. Nossa postura é de não medir esforços para ajudá–los. Por isso, temos uma série de ações nesse sentido, como em relação a possíveis negociações e descontos em contratos. Sempre lembrando de ajudar as duas partes, clientes e parceiros.

Portal ABRAFAC – Que medidas criativas a empresa tomou para lidar com os problemas que surgiram em decorrência da pandemia?

Roberta Vasconcellos – Além dos nossos produtos normais que estão sendo divulgados e a preparação para a volta da quarentena, a gente vem divulgando muito as melhores práticas do trabalho remoto e posso destacar um caso específico que usamos e vem ajudando muito a nossa empresa a ficar ainda mais unida.

Em nossa cultura, por exemplo, temos diversos rituais. Um dos que mais gostamos é o Happy Hour Nômades, um encontro online com todo time às sextas–feiras. Com a pandemia, decidimos abrir para convidados dos nossos funcionários. Então, estamos recebendo as visitas de pais, mães, amigos, esposas, filhos entre outros. Temos tido trocas muito agradáveis e muito ricas. Nos sentimos muito privilegiados e abençoados por colocar ações como essa em prática.

Portal ABRAFAC – Que outras soluções estão sendo aplicadas para diminuir os impactos no funcionamento da BeerOrCoffee?

Roberta Vasconcellos – Em nosso posicionamento, disponível aqui, reunimos as principais ações que estamos abraçando. Ao mesmo tempo, estamos super abertos para trocar ideias, experiências e receber sugestões de novas soluções que podemos colocar em prática.

Portal ABRAFAC – Diante do atual cenário, de que forma o setor de facilities pode contribuir no enfrentamento dessa crise?

Roberta Vasconcellos – O setor de facilities, mais do que trabalhar com a questão operacional, tem a nobre de missão de contribuir para que o ser humano continue como o ator principal de tudo, incluindo os negócios, e agindo em sua máxima potencialidade. Mantendo empresas e negócios operando em momentos como esse! Afinal, não custa lembrar que negócios são feitos de pessoas para pessoas. Por isso, vejo o universo dos Facilities como cada vez mais crucial para o sucesso das pessoas dentro das organizações.

Acredito que os profissionais de facilities devem reforçar sua liderança no sentido de unir cada vez mais as pessoas em torno dos seus propósitos e da construção do melhor ambiente de trabalho para sua empresa. Seja agora no home–office, daqui a pouco através de espaços de coworking e escritórios flexíveis. Ajudando que as pessoas estejam produtivas, no “novo ambiente” de trabalho do futuro, o AnyWhereOffice.

Portal ABRAFAC – Em sua visão, essa crise é comparável a alguma outra que o setor de facilities já viveu? Por quê?

Roberta Vasconcellos – Essa crise é inédita para todas empresas e setores. É tudo muito novo e, por isso, é importante que estejamos unidos para nos fortalecermos e passarmos pela pandemia.

Portal ABRAFAC – O que você tem a dizer para os profissionais da empresa que estão atuando na linha de frente diariamente?

Roberta Vasconcellos – No BeerOrCoffee, somos um time 100% remoto e estamos atualmente em regime de home office. Estamos cada vez mais juntos, fortes e unidos em torno da nossa missão e nosso propósito.

Portal ABRAFAC – E qual recomendação faz para a sociedade?

Roberta Vasconcellos – Para todos se cuidarem, seguindo as recomendações das autoridades de saúde nesse momento e ficarem unidas de seus familiares, colegas e amigos, mesmo que de longe. Sabendo que o futuro do trabalho já chegou! Nunca antes na humanidade tiveram tantas pessoas pesquisando e buscando saber sobre trabalho remoto e muitas delas ainda acham que trabalho remoto é home–office, sendo que na verdade o trabalho remoto é muito mais que isso. É confiança, é flexível, é liberdade para trabalhar de casa, de espaços de coworkings e de escritórios flexíveis. É ter a possibilidade de trabalhar de onde for melhor para os colaboradores da empresa e consequentemente para a produtividade da empresa. Tudo isso vai passar e sairemos mais fortes preparados para ter ambientes de trabalho prontos para o futuro!

 

COLABORADOR

O head de Marketing de Conteúdo da BeerOrCoffee, Renato Ribeiro, também contou como está sendo a experiência de trabalhar em meio à pandemia do novo coronavírus. O profissional tinha o hábito de trabalhar em espaços de coworking e, atualmente, se adapta ao home office.

“Tem um lado muito bom, mas também tem muitas armadilhas, pois é o mesmo local em que se come, dorme e assiste a TV. Estou buscando me espiritualizar com meditações e orações para trabalhar da melhor maneira possível”, contou Ribeiro.

Confira a entrevista, na íntegra:

Portal ABRAFAC – Como está sendo para você atuar nessa pandemia em que vivemos atualmente?

Renato Ribeiro – Está sendo tudo muito diferente e um pouco estranho. Tinha o costume de trabalhar em coworkings e agora estou 100% no home office. Tem um lado muito bom, mas também tem muitas armadilhas, pois é o mesmo local em que se come, dorme e assiste a TV. Estou buscando me espiritualizar com meditações e orações para trabalhar da melhor maneira possível. Como estou vendo muitas demissões, estou trabalhando mais forte e com mais amor para honrar a empresa e nosso propósito.

Portal ABRAFAC – Que cuidados você costuma tomar no trabalho para se proteger?

Renato Ribeiro – Estou trabalhando em casa, mas quando saio para comprar comida, sempre tomo todos os cuidados, como me manter afastado das pessoas e, assim que chego, coloco as roupas no cesto e tomo banho.

Portal ABRAFAC – Você está preocupado com o novo coronavírus? Por quê?

Renato Ribeiro – Claro. Não é uma simples gripe. É uma doença que está matando muitas pessoas. Temos que levar a sério as recomendações dos profissionais de saúde. Temos que nos isolar e tomar todas as precauções para conter o avanço do vírus.

Portal ABRAFAC – Na sua visão, qual o papel do Facility Management no combate à proliferação do vírus?

Renato Ribeiro – O Facilities é um profissional incrível e agora, como o próprio nome sugere, ele tem o papel de facilitar a vida das pessoas ainda mais. Ele pode fazer isso por meio da liderança. E o que um bom líder faz? O líder lidera e guia um grupo. Ajudar o seu time a cumprir prazos, a ser eficazes, criativo, feliz e muito mais. O facilities é, mais do que nunca, uma peça–chave para o bom andamento das atividades na empresa.

Portal ABRAFAC – Como o seu trabalho contribui para o país neste momento de crise?

Renato Ribeiro – Eu, especialmente, sou um profissional de marketing de conteúdo. Tenho criado conteúdos com muitas informações e conhecimentos que acredito serem de muito valor para as pessoas neste momento. Faço isso nos canais do BeerOrCoffee e nas minhas redes pessoais.

Além disso, através do BeerOrCoffee, clientes da área de saúde estão com seus ambientes de trabalho prontos para combater o coronavírus e ajudando empresas que estão deixando de quebrar financeiramente, pois estão com a melhor opção de escritório com o menor custo para eles.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.