fbpx

Empresa lançou o conceito ‘SelfCleaning’ para escritórios como solução para proteção contra novo coronavírus.

A RL Higiene decidiu reforçar o protagonismo das pessoas em relação à limpeza durante a pandemia de covid-19. Assim, a empresa lançou o conceito de “SelfCleaning” para escritórios como uma das soluções para proteção contra o novo coronavírus.

“A pandemia mudou a maneira do mundo enxergar a limpeza e a migração do trabalho para as casas das pessoas deu ao conceito SelfCleaning um valor ainda maior. Por isso lançamos a versão Home Edition, que é um kit de produtos profissionais selecionados para limpeza das casas. Enviando esse kit aos seus colaboradores que estão em home office, a empresa garante a eles mais saúde e produtividade”, detalhou o coordenador de marketing da RL Higiene, Enrico Vacaro.

Além de inovar neste sentido, a empresa também reforçou a assepsia entre os próprios funcionários. Entre as medidas tomadas está a entrega de cartilhas e kits de prevenção, com álcool gel, panos, luvas, multiuso, caneta e sacos de lixo para descarte.

Confira a entrevista com Enrico Vacaro, na íntegra:

Portal ABRAFAC – Como a empresa está lidando com a pandemia do novo coronavírus que vivemos, atualmente?

Enrico Vacaro – Nesse período, grande parte da nossa comunicação tem sido direcionada para enfatizar que Limpeza e Saúde são valores inseparáveis e interdependentes. A segunda não pode existir plenamente sem a primeira.

O advento do coronavírus referenda nossas convicções profissionais. Conceitos nos quais trabalhamos incansavelmente há anos –como a necessidade da assepsia correta de mãos e superfícies– passaram a ser assunto central de noticiários e conversas cotidianas.

Temos consciência de que nosso trabalho é mais importante do que nunca, e estamos atuando para que não faltem aos clientes nem produtos nem informações. As entregas estão sendo feitas normalmente e nossos profissionais estão a postos para informar sobre métodos, produtos e procedimentos de limpeza, ajudando na tomada de decisões.

Portal ABRAFAC – Quais medidas foram tomadas para evitar a proliferação do vírus entre funcionários, clientes e parceiros?

Enrico Vacaro – Nosso sistema operacional foi adaptado para que os colaboradores possam trabalhar remotamente, salvo raríssimas exceções. Juntos, estamos pouco a pouco descobrindo as melhores maneiras de manter as rotinas à distância.

Portal ABRAFAC – Que mudanças em processos da empresa foram feitas por conta da pandemia e das medidas de isolamento?

Enrico Vacaro – Produzimos uma cartilha com dicas para assepsia que foi entregue às equipes de logística, recebimento, assistência técnica e também para os motoristas e ajudantes. Esses colaboradores receberam um kit de prevenção ao covid-19 com álcool gel, panos, luvas, multiuso, caneta e sacos de lixo para descarte.

Portal ABRAFAC – O que mudou com relação aos processos de higienização e serviços oferecidos pela empresa?

Enrico Vacaro – O que muda é que no mundo pós-pandemia a limpeza terá uma frequência maior e uma necessidade de ser mais eficiente.

Portal ABRAFAC – O que mudou com relação aos produtos oferecidos pela RL Higiene?

Enrico Vacaro Desde antes já acreditávamos no protagonismo das pessoas em relação à limpeza. Por isso lançamos o SelfCleaning, que acaba de ganhar novos modelos. A procura tem aumentado bastante pois as empresas veem nele uma maneira de aumentar a eficiência na higienização das estações de trabalho e garantir a saúde dos colaboradores, ao mesmo tempo que se exalta o protagonismo de cada em relação à limpeza. Veja aqui.

A pandemia mudou a maneira do mundo enxergar a limpeza e a migração do trabalho para as casas das pessoas deu ao conceito SelfCleaning um valor ainda maior. Por isso lançamos a versão Home Edition, que é um kit de produtos profissionais selecionados para limpeza das casas. Enviando esse kit aos seus colaboradores que estão em home office, a empresa garante a eles mais saúde e produtividade. Veja aqui.

Portal ABRAFAC – O que está sendo feito para superar esta crise?

Enrico Vacaro – Lançando novos produtos – como mencionado acima – ou adaptando produtos já em linha para diferentes versões e embalagens. Estamos revisando os protocolos de limpeza para cada segmento a fim de assegurar a segurança e saúde no retorno de todos ao trabalho.

Portal ABRAFAC – Que medidas criativas a empresa tomou para lidar com os problemas que surgiram em decorrência da pandemia? 

Enrico Vacaro – Tornar a empresa virtual. Isso faz com que todas as interações sejam adaptadas. A partir disso realizamos um dos nossos principais eventos do ano, o Fórum RL de Escolas, através de uma live. Mais de 100 gestores das principais escolas de SP puderam debater como será a volta às aulas pós-pandemia. Fizemos a vacinação anual contra H1N1 por drive thru na sede da RL. Homenagem de Dia das Mães digital, aniversariantes do mês e por aí vai.

Portal ABRAFAC – O que a empresa acredita que já pode tirar de lição com este período?

Enrico Vacaro – A preocupação com a efetividade da higiene e limpeza é uma realidade. Clientes vão querer perceber e provar que a limpeza está sendo bem feita.

Portal ABRAFAC – Alguma mudança adotada para este momento de quarentena será mantida após a normalização da rotina?

Enrico Vacaro – Ainda é cedo para dizer, mas a interação de pessoas virtualmente é algo que chegou para ficar, seja para reuniões, workshops, treinamentos e fóruns.

Portal ABRAFAC – Até que ponto home office apresenta-se como uma solução nas áreas de atuação da empresa?

Enrico Vacaro – Se o colaborador conseguir fazer do espaço de trabalho um ambiente calmo, confortável, sem ruído e com boa ergonomia, aí sim ele é uma solução viável.

Portal ABRAFAC – E quanto às ações de conscientização da população, como estão sendo feitas?

Enrico Vacaro – Essa tem sido nossa maior preocupação. Investimos muito em novos conteúdos. A conscientização das pessoas quantos às melhores práticas de higiene e limpeza está no DNA da RL. Nossos conteúdos educacionais vão além disso e abordam assuntos como sustentabilidade, prevenção de doenças, comportamento em banheiros, mitos e verdades sobre a limpeza etc. Esses conteúdos podem ser encontrados em nosso site, redes sociais e nas instalações de nossos clientes. São cartazes, vídeos e textos que revelam o que está por trás da nossa assinatura: o valor da limpeza. Antes de quarentena já havíamos lançado um cartaz de combate ao coronavírus e outro com instruções de lavagem de mãos segundo a Anvisa. Recentemente lançamos uma guia de higiene e limpeza para restaurantes que operam com delivery e outro para supermercados.

Portal ABRAFAC – Qual é o impacto do coronavírus nas empresas de facilities, em geral?

 Enrico Vacaro – O desafio é imenso porque as empresas estarão atrás de redução de custos e ao mesmo tempo precisam aumentar a qualidade e a frequência da limpeza nos edifícios. Como fechar essa equação? Inovação e desenho de novos processos poderão resolver. A resposta está no protagonismo do usuário.

Quanto aos gerentes de facilities, o impacto é gigante pois a convivência entre pessoas dentro de um espaço é a razão de existir da área. A RL desenvolve soluções em higiene e limpeza de acordo com a necessidade específica de seu cliente. Agora cabe a nós entender esse novo momento para apresentarmos a solução mais inteligente e financeiramente viável para os gestores de facilities.

Portal ABRAFAC – O que você tem a dizer para os profissionais da empresa que estão atuando na linha de frente diariamente?

 Enrico Vacaro – Vocês são heróis que estão desempenhando um papel de extrema importância e com muita coragem. Isso será lembrado por muitas gerações. Tenham força e fé que em breve estaremos todos juntos novamente.

 Portal ABRAFAC – E qual recomendação faz para a sociedade?

Enrico Vacaro – Tenhamos Calma, serenidade, união, colaboração e que a polarização seja minimizada.

A informação correta é fundamental neste momento. Ciente disso, a RL reformulou seu site (acesse aqui) e agregou uma coletânea de conteúdos relevantes orientados para ajudar os profissionais da área de facilities a superar a crise que vivemos. Com informação, profissionalismo e solidariedade, vamos vencer essa batalha.

COLABORADOR NA LINHA DE FRENTE

O supervisor de logística da Unidade São Paulo da RL Higiene, Rafael Magalhães de Souza, por sua vez, atua na linha de frente no combate à pandemia. O profissional relatou a experiência ao Portal ABRAFAC. Confira:

Portal ABRAFAC – Como está sendo para você atuar nessa pandemia em que vivemos atualmente?

Rafael Magalhães de Souza – Gratificante primeiramente, pois estou convicto de que a nossa atividade está diretamente ligada ao combate à pandemia e é de suma importância neste período de adaptação, aprendizado e incertezas.

Portal ABRAFAC – Que cuidados você costuma tomar no trabalho para se proteger?

Rafael Magalhães de Souza – A RL criou uma série de medidas para aumentar a segurança dos colaboradores na linha de frente. Estamos usando máscaras e não estamos permitindo a entrada de ninguém sem elas nas docas. Nenhuma pessoa que não esteja diretamente ligada às entregas está tendo acesso ao prédio. Aos que têm acesso liberado exigimos que utilizem o álcool gel que fica na entrada. Os colaboradores que dependem de transporte público estão indo trabalhar de carona com outros colegas.

As equipes que estão trabalhando (logística, assistência técnica, motoristas e ajudantes) receberam um guia com os cuidados necessários e um kit com equipamentos de proteção (álcool gel, luvas, sacos para descarte, multiuso, caneta)

Portal ABRAFAC – E quando chega em casa?

Rafael Magalhães de Souza – Entrar em casa com o mínimo de roupa utilizada durante o dia, banhos e lavar as mãos com muito mais frequência, sair apenas para comprar comida e itens de higiene e limpeza e lavar/limpar tudo antes de colocar na dispensa.

 Portal ABRAFAC – Você está preocupado com o novo coronavírus? Por quê?

Rafael Magalhães de Souza – Sim. Por vários motivos, iniciando pelo caos que o mundo está passando, por não sabermos qual será o desfecho da saúde e da economia mundial.  

 Portal ABRAFAC – Como o seu trabalho contribui para o país neste momento de crise?

Rafael Magalhães de Souza – Somos uma empresa de distribuição de itens de higiene e limpeza, trabalho diretamente com as recepções e envios de produtos que hoje são fundamentais no combate à pandemia, suprindo todos nossos clientes da melhor forma possível.

Compartilhe nas redes sociais
23 set 2019

Especialista americano John Carrillo é um dos palestrantes convidados do Congresso & Expo ABRAFAC, maior evento do Setor de Facilities do Brasil, dias 1 e 2 de outubro

A Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC realizará, nos dias 1 e 2 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o Congresso & Expo ABRAFAC (confira aqui a programação https://abrafac.org.br/congresso-expo/programacao/). Associados ABRAFAC têm desconto nas inscrições.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.