Entrevista/Facilities Unidos: Spartan do Brasil aumenta produção e mantém cuidados com saúde de funcionários durante pandemia

Empresa fabrica produtos considerados essenciais, como itens de limpeza e para higienização das mãos

Em meio à pandemia de Covid-19, a Spartan do Brasil aumentou a produção e, mesmo assim, mantém cuidados com a saúde dos funcionários. Segundo o diretor presidente da empresa, David James Drake, a ação foi rápida para garantir continuidade na fabricação de produtos considerados essenciais, como itens de limpeza e para higienização das mãos.

“Não fizemos tudo na primeira semana, demoramos para fazer, mas a empresa estava trabalhando em tempo integral desde o começo dessa pandemia para implementar essas medidas. A gente não vai esperar reabrir o mercado para se preparar, já está funcionando tudo agora”, contou o executivo.

Confira a entrevista de David James Drake, ao Portal ABRAFAC para a série “Facilities Unidos, que mostra como o setor está atuando para enfrentar a pandemia do coronavírus.

Portal ABRAFAC – Como a empresa está lidando com a pandemia do novo coronavírus que vivemos, atualmente?

David James Drake – Vamos submeter um projeto sobre isso ao Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano (prazo para inscrições termina nesta sexta (22): o gerenciamento da empresa durante a pandemia. A gente fabrica produtos químicos, produtos como desinfetantes para hospitais, toda a linha para limpeza e higienização de mãos, são produtos cuja demanda cresceu muito nos últimos dois meses e vai continuar aumentando.

A gente teve que administrar a empresa para cuidar da saúde dos trabalhadores e aumentar a produção. Estabelecemos um terceiro turno, compramos máquinas, e tudo em um período importante em que tivemos que lidar com a saúde dos colaboradores ainda mais do que antes, pois as preocupações que a gente recebeu da OMS (Organização Mundial da Saúde) e dos governos federal e estadual foram diferentes, procedimentos específicos por causa da pandemia.

Assumimos e implantamos tudo rapidamente dentro da empresa. Isso tudo está no projeto que vamos submeter no prêmio ABRAFAC. Aumentamos significativamente a produção, cuidando ainda mais da saúde dos funcionários.

Portal ABRAFAC – Quais principais medidas foram tomadas para evitar a proliferação do vírus entre funcionários, clientes e parceiros?

David James Drake – Mudança de fluxo e verificação de temperatura corporal, higienização de mãos e superfícies, uso obrigatório de máscaras, distanciamento no refeitório, afastamento e trabalho home office, adequação de horários,  vídeos orientativos, controle acesso de terceiros, aquisição de máquina secadora para agilizar entrega diária de máscaras e uniformes lavados dos colaboradores, entre outras medidas.

Além disso, gente afastou todo mundo do grupo de risco, ou seja, pessoas acima de 60 anos, com problema de saúde, funcionárias grávidas, entre outras, assim, a gente colocou todos em home office ou férias.

Temos 200 funcionários, então realmente deu para rapidamente adequar a essa situação. Com os funcionários que estavam aqui, a gente organizou um comitê com pessoas que estão submetendo esse projeto para a ABRAFAC. Eles foram responsáveis por implementar os procedimentos, do mais básico ao mais complexo.

Portal ABRAFAC – Quanto tempo levou a implementação destas medidas?

David James Drake – Não fizemos tudo isso na primeira semana, demoramos para fazer, mas a empresa estava trabalhando em tempo integral desde o começo dessa pandemia para implementar essas medidas.

A gente não vai esperar reabrir o mercado para se preparar, já está funcionando tudo agora. A empresa estava trabalhando nestes últimos dois meses mesmo com tudo fechado porque a gente é uma indústria essencial, pois a gente fabrica álcool em gel e desinfetante.

Portal ABRAFAC – Que ações sociais a empresa está realizando por conta da pandemia de Covid-19?

David James Drake – A gente não só atendeu para venda, mas doamos muito produto para prefeituras, governo de São Paulo, creches, casas de repouso, a gente estava bastante ativo na parte comercial e em responsabilidade social.

Muitos clientes estão atendendo os principais hospitais do país. A gente está muito ativo atendendo essas limpadoras. Temos satisfação em saber que conseguimos atender o nosso mercado de uma maneira eficiente e ao mesmo tempo cuidando de nossos funcionários. Até agora, não tivemos nenhum caso de coronavírus. Isso é por causa dos procedimentos que a gente adotou.

Portal ABRAFAC – E quanto às ações de conscientização, como estão sendo feitas?

David James Drake – Estamos fazendo muito ativamente ações do tipo. No site temos uma área dedicada para coronavírus, com um banco de dados, vídeos educativos, lives, webinar em que a gente participou, tudo educando o cliente com relação ao que está acontecendo. Veja aqui.

Somos muito ativos na ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, ajudando na criação do manual de pandemia deles. Eu particularmente estava envolvido, assim como nosso gerente técnico Thiago Lopes. Essa é a beleza de uma associação, todo mundo estava atuando, inclusive a Spartan, ativamente, entre outros eventos que a Abralimp fez nos últimos dois meses.

Posso dizer que a Spartan participou de forma proativa. É o que queremos fazer na ABRAFAC agora que somos associados. Não queremos ser um associado passivo, mas proativo, participando e desenhando material junto com o pessoal da ABRAFAC, participando do congresso, de eventos, a gente vai ser patrocinador Ouro, vai querer ter um estande no evento, se tiver um congresso, queremos participar.

No Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, mesmo perdendo, vai ter um evento que com certeza iremos e se não for presencial vamos participar virtualmente, a associação pode contar com a gente em tudo isso.

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação