fbpx

Por Jéssica Marques

A jovem holandesa Ilse Toonders ministrou palestra no dia 2 de outubro, segundo dia do evento, com um tema muito interessante: design de escritório baseado na personalidade do usuário. Ilse participou do painel “Tecnologia – as grandes evoluções que afetarão a área de facility nos próximos anos”. A palestrante falou ao Portal ABRAFAC sobre sua experiência no Brasil. Leia a seguir a entrevista:

 

Portal ABRAFAC – Qual a importância de estar neste evento, em sua visão?

Ilse Toonders – Esse evento é ótimo para reunir a sociedade para garantir que tratemos de assuntos específicos do setor, para discutir como podemos melhorar o negócio de facilities management ou, indo mais longe, com a internet das coisas, para olharmos para os perfis de personalidades. Acredito que esse congresso é realmente importante para pensar em todos estes assuntos abordados aqui.

 

Portal ABRAFAC – Como seu projeto pode trazer soluções para este setor no Brasil?

Ilse Toonders – Eu acredito que quando a gente olha para as diferentes personalidades no local de trabalho, é muito importante colocar o ser humano como o centro do negócio. Fazendo isso, é preciso avaliar que personalidades existem em uma equipe, por exemplo, e não em toda a companhia, generalizando. Assim, cada líder deve pensar que tipo de pessoa existe no time e como é possível dar suporte a elas da melhor forma possível.

Acredito que a arquitetura pode contribuir para isso, por meio da criação de ambientes adequados para cada tipo de personalidade. Aqui no Brasil isso é possível, porque São Paulo é onde todos os negócios acontecem, então acredito que a cidade tem muito a ganhar se colocar o ser humano no centro e não o escritório.

Portal ABRAFAC – Você pretende fazer negócios no Brasil ou vender essa ideia aqui?

Ilse Toonders – Ainda não tenho certeza. Eu trabalho na Tetris, em Amsterdã, e pude visitar a Tetris em São Paulo, assim como a JLL, o que é ótimo, então eu não sei o que vou fazer em seguida, mas acho que existem novas oportunidades vindo para mim e estou muito feliz com isso.

Portal ABRAFAC – Você conhece o mercado de FM no Brasil?

Ilse Toonders – Não, porque eu estudei nos Países Baixos, então focamos mais na Europa, mas acredito que há muito a aprender sobre a indústria de FM no Brasil, então eu vim aqui neste evento para descobrir o que exatamente existe de aprendizado nesta área no país.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.