FM Debate 360º abre com médicos explicando sobre covid-19

Discussões sob a perspectiva do Facility Management estão sendo feitas online e transmitidas no canal do YouTube da ABRAFAC.

O FM Debate 360º teve início nesta segunda-feira, 15 de junho. Ao todo, serão quatro dias de discussões online sobre a perspectiva do Facility Management durante a pandemia de covid-19. O evento é promovido pela ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities.

Os debates serão realizados até o dia 18 de junho, sempre das 17h às 18h30. As discussões estão sendo feitas online e transmitidas pelo canal do YouTube da associação. A temática é “Da Pandemia à Estratégia – A perspectiva do Facility Management frente ao `novo normal´” e a cada dia o tema será abordado sob uma ótica diferente, com especialistas de diversos segmentos.

Durante a abertura do FM Debate 360º, o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, explicou que o evento foi desenvolvido para detalhar a retomada em meio à covid-19. O objetivo é esclarecer para a comunidade de facilities sobre como criar protocolos de segurança e práticas que possam proteger os negócios e as pessoas.

“A estruturação desta semana vai ter um formato especial. Neste primeiro dia convidamos três médicos para discorrer sobre o aspecto biológico, de transmissibilidade, comportamento, superfícies, processos e pessoas frente a problemas desse tipo, comentando riscos do ponto de vista infectocontagiosos”, afirmou Santana.

O debate nesta segunda foi chamado de Módulo 90º. Participaram da discussão o médico infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Ivan Leonardo Avelino França e Silva; a médica assistente do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Sírio-Libanês, Mirian de Freitas Dal Ben Corradi; e a médica infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Emy Akiyama Gouveia.

Mirian começou o debate falando sobre os mecanismos de transmissão e epidemiologia da Covid-19. Em seguida, a médica explicou a importância de realizar discussões como o FM Debate 360º e de rever os processos de trabalho na retomada.

“A transmissão da covid-19 acontece por gotículas, aerossóis e contato com superfícies. É importante a gente fazer o uso universal de máscaras, fazer o distanciamento social quando for possível, investir em higiene de mãos e na revisão dos processos de trabalho para minimizar a transmissão da doença”, disse Mirian. De acordo com a médica, estamos longe de atingir a chamada “imunidade de rebanho”. Além disso, a doença deverá ter diversos picos, por isso é importante discutir a retomada, principalmente sob o aspecto de assistência à saúde.

Por sua vez, Emy Akiyama Gouveia falou sobre a importância da higiene do ambiente. Foram detalhados os processos de limpeza, desinfecção e esterilização, assim como a diferença de cada procedimento.

“Utilize os desinfetantes usuais já disponíveis no mercado. Não faça misturas de produtos, pois isso é altamente prejudicial. Não tem mágica, é utilizar os produtos disponíveis porque o vírus é sensível e é eliminado. É importante higienizar as superfícies mais tocadas, como a maçaneta, o telefone e a mesa”, explicou, sobre o processo de reabertura de empresas.

Por fim, o médico infectologista Ivan Leonardo Avelino França e Silva falou sobre infraestrutura e o conceito de “novo normal”. Na visão do especialista, é preciso incorporar novos hábitos neste processo de retomada.

“Acho que se as mudanças não significarem nada para a gente, não dá certo. Se as pessoas não entenderem porque a gente usa máscara, elas não vão usar, se não entendem porque higienizar as mãos, elas não vão higienizar. A palavra que acho melhor que ‘novo normal’ é ressignificar”, disse.

O debate completo e as explicações dos profissionais de saúde estão disponíveis aqui. 

Fique ligado! Nesta terça-feira, das 17h às 18h30, o encontro será com especialistas representando diversas empresas do mercado, que vão abordar as novas tecnologias e inovações para o Facility Manangement estratégico frente à nova realidade. Clique aqui para saber mais e fazer o seu agendamento e aqui para acessar o evento no YouTube. Inscreva-se no canal e ative as notificações.

FM Debate 360º: segundo dia discute importância de ressignificar conceitos para retomada de empresas

FM Debate 360º: terceiro dia aborda inovações frente à nova realidade e desmistifica conceitos

FM Debate 360º: encerramento fala sobre ‘novo normal em empresas de facilities

 

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação