Investimentos em energia solar também nos aeroportos brasileiros

A Rede Infraero está investindo em tecnologias sustentáveis e o Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, já é o primeiro a receber uma estação meteorológica de superfície com utilização de painel solar. A medida visa aperfeiçoar a captação de informações, ampliando o nível de segurança no processo de aproximação das aeronaves nos pousos e decolagens, além de proporcionar economia no consumo de energia elétrica.

 

 

A opção pela utilização do painel solar se deve a fatores como rapidez no processo de instalação, acuidade na obtenção de informações meteorológicas e por ser uma tecnologia sustentável”, afirma o engenheiro Antônio Milanez, gerente de Projetos de Implantação de Sistemas e Equipamentos de Navegação Aérea.


Os equipamentos são importados da Finlândia, atendem às determinações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e às normas da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci).


Com investimentos na ordem de R$ 20 milhões, a Rede Infraero pretende, até o final deste ano, instalá-los em outras 38 Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTAs), que abrigam serviços meteorológicos, de tráfego aéreo, de telecomunicações e informações aeronáuticas.


 

Fonte: Infraero