fbpx

Projeto que ficou em primeiro lugar foi ‘IoT para Aparelhos de Ar-condicionado: uma solução para a gestão centralizada de múltiplos equipamentos’

O engenheiro Instalações Industriais da Robert Bosch Ltda, Bruno Eduardo Medina, foi destaque no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano de 2020. O projeto que ficou em primeiro lugar foi “IoT para Aparelhos de Ar-condicionado: uma solução para a gestão centralizada de múltiplos equipamentos”, na categoria Tecnologias.

“O prêmio destacou a tecnologia desenvolvida e promoveu o contato nas redes sociais com outros colegas interessados em utilizar o mesmo sistema”, afirmou Medina. “É uma excelente oportunidade de divulgar os trabalhos realizados por diferentes colegas da área de facilities e uma ótima forma de reconhecimento”, completou.

Confira a entrevista na íntegra com Bruno Eduardo Medina:

Portal ABRAFAC – Em que consistiu o seu projeto?

Bruno Eduardo Medina – Foi criado e desenvolvido um sistema IoT composto por hardware e software capazes de comandar e gerenciar múltiplos aparelhos de ar-condicionado, não importando o fabricante ou modelo.

O único pré-requisito é que o aparelho seja comandado por um controle remoto. Cada aparelho de ar-condicionado poderá então ser controlado com base em horários pré-configurados pelo usuário. A temperatura de set-point dos aparelhos pode ser definida automaticamente pelo sistema com base em valores de temperatura e umidade externa.

É possível realizar a integração com sensores de presença para alcançar maiores índices de eficiência energética. O retrofit tecnológico é uma alternativa para novos projetos ou equipamentos existentes.

Portal ABRAFAC – Como foi o processo de elaboração desse projeto?

Bruno Eduardo Medina – O projeto foi elaborado durante uma pesquisa de mestrado que ocorreu dentro da empresa Robert Bosch Ltda. Após a validação do conceito com a construção de alguns protótipos, o projeto teve o seu amadurecimento por meio de duas versões de hardware e otimizações do processo de aprendizagem de comandos e otimização da rede de comunicação.

Portal ABRAFAC – Em sua visão, qual a importância do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano?

Bruno Eduardo Medina – É uma excelente oportunidade de divulgar os trabalhos realizados por diferentes colegas da área de facilities e uma ótima forma de reconhecimento.

Portal ABRAFAC – De que forma o destaque no prêmio contribui para o desenvolvimento de sua vida profissional, dentro do setor de Facilities?

Bruno Eduardo Medina – O prêmio destacou a tecnologia desenvolvida e promoveu o contato nas redes sociais com outros colegas interessados em utilizar o mesmo sistema.

Sobre a premiação

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano é realizado há 15 anos pela ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace. O objetivo é promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Além disso, o prêmio estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.

Neste ano, foram 42 trabalhos inscritos, com representantes de seis estados no prêmio e mais de 5.500 votos feitos online, por conta da pandemia de Covid-19.

A cerimônia do 15º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano destacou os vencedores da premiação na noite de 05 de novembro de 2020. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube da associação. A cerimônia de premiação pode ser acessada aqui.

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.