fbpx

Projeto premiado foi ‘O uso de drones no gerenciamento de propriedades’.

O gerente de Operação Sênior da Cushman & Wakefield, Gianlucca Piva de Oliveira, foi um dos grandes destaques do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano de 2020. O projeto vencedor foi “O uso de drones no gerenciamento de propriedades”, na categoria Gestão Imobiliária e Propriedades.

“O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2020 é um reconhecimento de peso. Os resultados alcançados refletem o trabalho sério e busca continua pela inovação de todas as equipes envolvidas na Cushman & Wakefield e parceiros. Não vamos parar”, ressaltou o gerente de Operação Sênior.

Confira a entrevista, na íntegra, com Gianlucca Piva de Oliveira:

Portal ABRAFAC – Em que consistiu o seu projeto?

Gianlucca Piva de Oliveira – O projeto “o uso de drones no gerenciamento de propriedades” consistiu em encontrar uma solução para reforço da segurança patrimonial do complexo empresarial e-business park.

Portal ABRAFAC – Como foi o processo de elaboração desse projeto?

Gianlucca Piva de Oliveira – O processo de elaboração contemplou algumas fases. A fase inicial foi marcada pela busca de soluções inovadoras que usavam tecnologia disruptiva, e que permitissem implementação imediata. Na sequência, foi solicitada a documentação necessária para atendimento aos requisitos e políticas Cushman & Wakefield, à legislação vigente, e ciência e aprovação dos proprietários do e-business park.

Na fase de desenvolvimento, foi realizado um período de testes chamado de prova de conceito, no qual foram definidas as rotas das rondas do drone e os ajustes das mesmas para desviar de obstáculos.

Após a implantação da operação atual, a etapa de melhorias iniciou e segue até o momento, com o objetivo de minimizar a interferência humana na operação a partir de recursos, como por exemplo, o uso de inteligência artificial.

Portal ABRAFAC – Que desafios foram enfrentados, sobretudo em meio à pandemia de Covid-19?

Gianlucca Piva de Oliveira – Algumas dificuldades foram encontradas durante a fase de implantação da operação de monitoramento patrimonial com drone. Foi necessário acompanhar o equipamento ao longo de todas as duas rotas, para adequar parâmetros como a velocidade e altitude de voo, direcionamento da câmera do equipamento para os muros do condomínio, afastá-lo das entradas de energia elétrica (foco de energia eletromagnética, que prejudica o georreferenciamento).

Houve problemas em uma das baterias, e foi decidido, a partir de uma análise de falhas, a necessidade de criação de dispositivos de segurança adicionais.

Em meio à pandemia, a programação de avisos sonoros a partir do acessório autofalante do drone durante às rondas das vias principais, para interação com os usuários do empreendimento, foi um recurso aplicado e útil. As mensagens foram gravadas com recados para evitar aglomerações, manter distância segura e usar máscaras.

Portal ABRAFAC – Em sua visão, qual a importância do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano?

Gianlucca Piva de Oliveira – O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2020 é um reconhecimento de peso. Os resultados alcançados refletem o trabalho sério e busca continua pela inovação de todas as equipes envolvidas Cushman & Wakefield e parceiros. Não vamos parar.

Portal ABRAFAC – De que forma o destaque no prêmio contribui para o desenvolvimento de sua vida profissional, dentro do setor de Facilities?

Gianlucca Piva de Oliveira – Na categoria Gestão Imobiliária e Propriedades, o Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2020 é referência. Certamente, é um evento relevante para a minha trajetória profissional. Tenho orgulho do reconhecimento e da ampla divulgação!

Sobre a premiação

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano é realizado há 15 anos pela ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace. O objetivo é promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Além disso, o prêmio estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.

Neste ano, foram 42 trabalhos inscritos, com representantes de seis estados no prêmio e mais de 5.500 votos feitos online, por conta da pandemia de Covid-19.

A cerimônia do 15º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano destacou os vencedores da premiação na noite de 05 de novembro de 2020. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube da associação. A cerimônia de premiação pode ser acessada aqui.

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.