fbpx
Smart Grid: novo conceito para o Brasil lidar com a energia elétrica.

Dar mais autonomia e segurança ao consumidor, com menos interrupções no fornecimento de energia elétrica. Este é o conceito de Smart Grid ou redes inteligentes, que já é uma realidade na Europa há mais de 20 anos e não parece tão distante para o Brasil.

Além de fornecimento contínuo de energia, o novo conceito inclui automatização da leitura de consumo, medidores digitais interligados pela internet em tempo real e não deverá gerar impactos tarifários já que possibilita a utilização de fontes alternativas, como solar e eólica, o que permitirá não só o consumo passivo, mas também a opção de gerar energia e vendê-la às concessionárias.

Segundo especialistas do Instituto Mauá de Tecnologia, para que o Smart Grid chegue ao mercado brasileiro ainda existem alguns desafios tecnológicos e regulatórios que poderão ser superados em breve, graças aos investimentos que estão sendo feitos por empresas tecnológicas, concessionárias, centros de pesquisas, instituições de ensino superior e a própria ANEEL.

Fechar Menu
×

Carrinho