fbpx
Sustentabilidade em Edificações – Processos para Certificação LEED

Marlei Strege, Christiane Durante e
Fernando Carrasqueira

Este foi o tema do workshop realizado pela ABRAFAC no último dia 5 de fevereiro, no Rio de Janeiro, abrindo as atividades da entidade neste ano de 2015 e o resultado não poderia ser melhor: sucesso de público e de crítica!


Mais de 80 pessoas prestigiaram o evento, que aconteceu no auditório da Academia Brasileira de Letras, levando profissionais especializados para compartilhar conhecimentos e experiências com a comunidade de Facility Management daquele estado, que demonstrou grande interesse pelos temas e também em saber mais sobre a ABRAFAC.


Os diferentes processos para obtenção da certificação foram abordados por palestrantes experientes de renomadas empresas: Cristina Umetsu e Wagner Oliveira, do CTE; Renato Arcuri de Souza Marques, da Deca; Virginia Sodré, da Infinitytech; Sérgio Neto, da Insight Ambiental; Ricardo Cardin, da Skygarden; Alexander Dabkiewicz, da ACS e Christiane Durante, da JLL.


 O sucesso do nosso workshop é a prova de que existe muita demanda no Rio de Janeiro. Fiquei surpreso, primeiramente, com o público. Tivemos que encerrar as inscrições porque rapidamente atingimos o número de vagas disponível. Adorei ter ido e, assim, ter sido testemunha do interesse demonstrado por novos eventos, das solicitações para que façamos mais encontros na região”, avaliou o presidente Luciano Brunherotto.


O novo presidente, que assumiu o mandato em janeiro, disse estar muito satisfeito com o sucesso do workshop, que fortaleceu a presença da entidade no estado vizinho e complementou: “temos duas pessoas baseadas no Rio de Janeiro, o diretor Regional, Alexandre Couto, e o vice-presidente da ABRAFAC, Alexandre Roxo, o que é excelente! Ambos observando as necessidades e as oportunidades daquele estado. A união de esforços deles nos permitirá incrementar as atividades e buscar atender a demanda dos profissionais e do mercado de toda região”.

 

 

Alexandre Roxo Lima, vice-presidente da ABRAFAC, Luciano Brunherotto, presidente e Alexandre Couto, diretor Regional RJ

Auditório da Academia Brasileira de Letras do Rio de Janeiro

Repercussão

Conseguimos obter um alto grau de organização, fruto de nosso excelente trabalho em equipe. O evento obedeceu todos os horários previstos, com conforto e funcionamento perfeitos. O conteúdo das palestras foi de encontro a uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia, atingindo em cheio o objetivo do evento, que foi o de analisar tecnicamente as melhores soluções existentes no mercado de sustentabilidade, antecipando para o mercado e abastecendo os profissionais de relevantes informações. Veio de encontro a uma situação que se torna cada dia mais evidente em nosso país. Outrora, um país que não imaginaríamos ser surpreendido tão cedo com problemas generalizados de abastecimento, hoje, mais do que nunca, precisamos adotar medidas que apontem para um crescimento sustentável e mercadológico de nossos bens duráveis, respeitado o tripé que relaciona ambiente, sociedade e economia.


Falamos com base na gestão dos diversos itens que fazem parte do processo de certificação LEED e estamos certos que o conhecimento adquirido nesse workshop agregou informações que servirão integral ou parcialmente para gerar economia sustentável nas edificações. Como sempre, nossa meta é conseguir atingir o objetivo de criarmos sítios autossustentáveis, com práticas sustentáveis e dentro da política do Green Building, mas entendemos que nem sempre é possível atuar desde a etapa do anteprojeto de uma edificação e os edifícios em operação exigem um diagnóstico diferente. Nesse evento, aprendemos um pouco sobre o perfil de desempenho que se deseja, o sistema de gestão a ser empregado e algumas das melhores soluções existentes no mercado. As informações tiveram um cunho de praticidade, dentro da realidade nacional, com análises macro e microrregionais, curvas de tendências e soluções aplicáveis a cada projeto.


Durante o evento, tivemos convidados que questionaram sobre a reprodução desse evento, o que demonstra o valor de seu conteúdo. As vagas esgotadas em tempo recorde também foi um fato que demonstrou claramente o interesse da classe pelo assunto. Palestrantes de excelente nível coroaram nosso evento com informações super atualizadas. Por esses motivos, considero que o evento foi um sucesso, abrindo com chave de ouro o biênio da ABRAFAC.” – Alexandre Couto, Diretor da ABRAFAC Regional Rio de Janeiro


 O Workshop Sustentabilidade em Edificações não foi um evento, mas sim, um marco para a história da ABRAFAC, no Rio de Janeiro. No cenário atual, culturalmente adverso aos conceitos de sustentabilidade, onde o ser humano julga-se a parte mais importante do meio ambiente, os profissionais de facilities têm o desafio de integrar questões sociais, energéticas, ambientais e, principalmente, econômicas ao desenvolvimento e aprimoramento constantes de suas atividades. E diante deste panorama, os temas proporcionaram ao público um deleite, com os cases abordados e a presença de palestrantes players do mercado, permitiu a interação, natural, de todos os participantes, enriquecendo os conteúdos ministrados. Almejo, para 2015, com grande expectativa, que este encontro seja o primeiro de muitos outros destinados aos facilitadores cariocas.” – Mayb Ferreira, Diretora de Facilities da WGPS Property Management

 Parabéns à ABRAFAC que, no último dia 05, no workshop realizado no Rio de Janeiro, nos trouxe a oportunidade não só de conhecer uma gota do que se tem de avanço em termos de facilities, nas apresentações de cada uma das empresas, como também nos proporcionou a percepção do cenário real das condições em que se trabalha a questão, principalmente, da manutenção no Brasil.” – Eduardo Augusto Nunes Feital, Coordenador Operacional de Facilities da IMC SASTE/EDIHB-ED

Fechar Menu
×

Carrinho