fbpx

Confira uma entrevista com o Diretor de Smart Buildings na Honeywell Índia e palestrante no evento

Faltando menos de uma semana para o Congresso & Expo ABRAFAC 2018, o mais importante evento do calendário de facilities brasileiro, ainda dá tempo para se inscrever. Por isso, não perca tempo e garanta a sua vaga! Para mais informações, acesse: www.abrafac.org.br/congresso

Um dos destaques do evento é o painel “Globalization: Como o novo perfil das Mega Cidades e a transformação dos edifícios criará oportunidades para a área de Facility”. Nesse bloco, será debatido como a infraestrutura das cidades está mudando, não só para atender a nova dinâmica das populações, mas também para trazer eficiência na administração pública. Afinal, quais são as principais tendências na área para os próximos anos e como isto afetará a gestão destes serviços?

Para refletir sobre o assunto, um dos palestrantes é Jagadish N. Naik, Diretor de Smart Buildings na Honeywell Índia. Com mais de 30 anos de experiência no mercado de automação industrial e predial atuando nas áreas de engenharia e marketing, Jagadish é formado como Engenheiro Elétrico pela Universidade de Mumbai.

Veja uma entrevista especial com Jagadish N. Naik:

Na sua opinião, como a tecnologia está mudando o FM e qual é o seu impacto nas construções e infraestrutura das mega cidades?

A tecnologia está afetando todo o Ciclo de Vida do setor de Facilities e Instalações. Desde a fase de construção até como os edifícios estão em operação e, eventualmente, eles são recondicionados. A tecnologia está possibilitando melhores ferramentas para design e operações. Também está tornando os processos de negócios mais eficientes. Isso nos oferece a capacidade de analisar os dados do passado, além de nos ajudar a prever os futuros comportamentos operacionais usando técnicas de Modelagem. O impacto da tecnologia reflete nos proprietários do prédio, Gerentes de Facilities, colaboradores e visitantes.

Quais são as três principais oportunidades em FM relacionadas à essa transformação da tecnologia?

Posso citar: a melhoria da manutenção, da engenharia e das operações; a produtividade do trabalho, a eficiência energética e a “imagem” do Facilities pelos clientes; e melhorias na produtividade da construção e reformas.

Sem antecipar muito a sua apresentação, o que você avalia como um prédio inteligente e qual é o custo de insistir em um prédio “burro” no lugar?

Para mim, um edifício inteligente é aquele que torna a experiência humana com o edifício verdadeiramente agradável e prazerosa, segura e produtiva. Não se trata apenas da tecnologia e das ferramentas. Trata-se de “Resultados mais inteligentes” e “Experiência satisfatória para os clientes”.  Os custos de apostar em modelos “não inteligentes” podem ser de até 30% de perda de produtividade operacional, entre 10 a 20% de perda em benefícios de eficiência de energia e até 40% menos confortáveis.

O que você acha da oportunidade de falar no Congresso e Expo ABRAFAC 2018 aqui no Brasil?

É uma oportunidade empolgante no sentido de que os mercados latino-americanos são considerados mercados emergentes. A dinâmica dos mercados emergentes é diferente dos mercados de economia avançada. O crescimento é uma aposta certa. A inovação é o termo do momento. Portanto, espero que esta seja uma apresentação empolgante e estou ansioso para me reunir com a comunidade da América Latina durante este evento!

Não perca tempo e inscreva-se!

Congresso & Expo ABRAFAC 2018 ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização. 

O evento conta com uma programação especial, repleta de temas que possuem grande relevância para o universo de facilities, onde empresários, especialistas e gestores apresentam cases, tendências e o que há de mais inovador no segmento.

Não perca tempo e garanta a sua vaga! 

Para mais informações, acesse: https://abrafac.org.br/congresso

Compartilhe nas redes sociais