fbpx

Walter Palacio, CEO e Managing Partner da CORE WorkPlace Experts, falou sobre as tendências da profissão durante o Congresso & Expo ABRAFAC 2018

O que hoje empresas e marcas usam como diferencial, daqui a alguns anos não será mais. A tecnologia será tão comum para a eficiência de processos, prevenção e solução de questões rotineiras que quem não se adaptar, será deixado de lado.

O Blog da ABRAFAC traz um resumo especial da palestra de Walter Palacio, CEO e Managing Partner da CORE WorkPlace Experts, dentro do “Painel Internacional — FM 2025”, durante o Congresso & Expo ABRAFAC 2018.

Walter começou contextualizando a transformação no mundo. “A nossa sociedade é volátil, complexa, ambígua e cheio de incertezas. Se pararmos para falar sobre a rapidez da evolução tecnológica, ela é absurda. Afinal, alguém em 2011 imaginava empresas sólidas como a Uber ou o conceito sobre Internet das Coisas em plena ascensão?” 

O palestrante então desafiou a plateia a imaginar que se não imaginávamos o que iria acontecer nos último anos, o que então acontecerá daqui a 5 ou 10 anos?

Representando a RICS na América Latina, Walter falou sobre quais são as tendências para os próximos anos, que terão como base serviços relacionados às mega cidades. Ele pontuou que:

Millenium Urbano: a era das Megacidades​

  • O crescimento da população: rumo a 9 bilhões​;
  • Pela primeira vez na história mais de 50% de todas as pessoas vivem em cidades;​
  • No Brasil 87% vivem em cidades, e deverá aumentar para 90%.

Desafio Global de Infraestrutura

  • McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, estima a necessidade de investir cerca de US $ 57 trilhões em infraestrutura para acompanhar o crescimento do PIB previsto para 2030 ou seja, 60% mais do que nos últimos 18 anos;
  • Os gastos com construção global vão crescer de US $ 6 trilhões ao ano hoje para quase US $ 9 trilhões por ano até 2020 segundo o Departamento de Estado dos EUA). ​

Com isso, o especialista registrou a necessidade de melhor capacitação e de se repensar o ecossistema geral. “A indústria 4.0 hoje possui máquinas com sensores, que permitem a manutenção preventiva, sem deixar que ocorram quedas e paradas, e isso é uma tendência”.

Outro ponto de destaque é que haverá “menos servidão e mais colaboração”, segundo Walter. “O grande diferencial no futuro será a humanização. O entendimento do cliente e da empresa pelo o que eles passam, não depende das máquinas ainda, mas sim dos Gestores”.

Sociedade está mais colaborativa

O palestrante sinalizou que um bom caminho é “compartilhar soluções e não discutir problemas”. De acordo com ele, isso é fundamental para a geração de valor. “É um mindset difícil de criar, mas é fundamental”.

“Como profissional de serviços, o Gestor vai precisar mostrar o valor de suas ações. A relação entre o profissional de Facilities e a empresa deverá ser mais ampla, de forma colaborativa.”

Além disso, Walter afirmou que o papel do Gestor de Facilities será completamente estratégico. “Ele precisa saber o plano da empresa, a curto ou a longo prazo. Saber sobre o engajamento da equipe, fornecedores, e tudo mais”.

Compartilhar é uma tendência global que oferecerá mais valor na profissão, segundo Walter. “Seja em serviços ou em eventos colaborativos como estamos fazendo aqui, onde trocamos ideias ou apresentamos melhores práticas, o compartilhamento é essencial. É assim que a gente se aperfeiçoa, nos inspiramos para fazer o novo, e nos desafiamos na solução dos problemas que surgem”.

O representante da RICS, dissertou que o mundo está cada vez mais digital, em rápida e constante evolução e o Profissional de FM possui um papel cada vez mais relevante e estratégico nas organizações.​

“Em um cenário onde tudo pode e vai ser monitorado, IA, IoT, Analytics serão ferramentas cada vez mais acessíveis, informações que antes tinham que ser buscadas virão para que este profissional crie a proposta de valor em um ambiente de constantes mudanças”.​

“O futuro do Profissional de FM, além de ser estratégico, terá uma função ainda mais relevante que é a de humanizar estes ambientes, com a capacidade e sensibilidade que sensores e sistemas ainda não atingiram”, acrescentou.​

Sobre a RICS

A RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) existe desde 1868 e é a maior e mais importante organização profissional do mundo no setor Imobiliário (terras, propriedade, construção e infraestrutura) que promove e reforça padrões internacionais técnicos e éticos para o bem público.

Fique de olho em nosso blog para o resumo das outras palestras!

ASSOCIE-SE AGORA PARA TER ACESSO EXCLUSIVO AOS VÍDEOS DAS PALESTRAS DO CONGRESSO E RESPECTIVAS APRESENTAÇÕES, ALÉM DE GARANTIR A ENTRADA GRATUITA NA EDIÇÃO 2019!

Compartilhe nas redes sociais