fbpx

Formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, e pós-graduada em Gestão Organizacional e em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Ligia Costa atuou por 18 anos como executiva de marketing em grandes multinacionais, com experiência no Brasil e no exterior.

Durante o 12º Congresso & Expo ABRAFAC 2017, que ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro de 2017, no Tivoli Mofarrej Hotel, em São Paulo, Ligia palestrou sobre “Empoderamento e a Função do Indivíduo como Motor Transformador do Mundo”.

Nessa apresentação especial que abriu o Congresso, a profissional começou provocando: “Quero que agora vocês sejam vigilantes de seus pensamentos”. Segundo ela, é muito comum que participantes de Congressos, vão ouvir sobre assuntos diversos, fazer networking e conhecer novidades, porém “muitas vezes não contamos isso para nossas mentes”.

“Nossas mentes, muitas vezes, são fixas e estagnadas. E se eu não conto pra ela nossos objetivos, perdemos a oportunidade de aprender”. Ligia lançou um desafio: “Sempre quando pensarem ‘ah esse conteúdo já sei’, o ideal é desdobrar a possibilidade, pensando, ‘ah, isso eu sei, mas como posso pensar de um ponto de vista diferente o assunto?’”.

Partindo do ideal de “vigilante do próprio pensamento”, Ligia brincou: “agora é hora de ‘descoisar’ o que está coisado”. Conscientizando que 100% da responsabilidade do sucesso ou fracasso de cada individuo é apenas dele, Ligia alerta que o sistema global está falido, o que gera a importância da ação de cada um no mundo. “Lideramos primeiramente a nós mesmos, para depois liderarmos a ação dos outros”.

“Fui demitida e aí minha vida profissional começou”

Ligia seguiu a palestra se apresentando. Com trajetória marcado por importantes trabalhos, a profissional resumiu sua passagem em grandes multinacionais e agências de publicidade. Aos 32 anos, Ligia afirmou que estava completamente realizada. “Era realmente incrível, me sentia uma das pessoas mais importantes do mundo”, relembra. Porém, foi nesse momento que algo aconteceu que mudou sua vida. “Lembro como se fosse hoje, eu viajava muito, por diversos países. Um belo dia, fui convocada para uma reunião com toda a diretoria da empresa. Naquele momento fui demitida”.

“Quando cheguei em casa, passei por um momento de blecaute. Foram 18 anos na mesma rotina, fiquei sem saber o que fazer. Me senti envergonhada”.

“Foi então que comecei a olhar para o mercado e perceber que outras pessoas passavam pelo mesmo processo. Nosso país passava por crise de desemprego e uma crise moral. O medo, a angustia e a tristeza não eram só sentimentos meus. Todo aquele antigo glamour, era parte de uma geração perdida”.

Ligia então pensou: “Ou eu viveria essa tristeza ou viveria fora dela. Então, fiz uma única pergunta: Ligia, você está feliz com a sua vida?”. Percebendo que a resposta era “não”, ela resolveu se renovar. 

“Decidi que não queria ter uma vida pautada em status. Que não queria apenas receber, viver de bens materiais… Eu queria ser. Queria viver integrada com a natureza, olhar o céu todos os dias. Decidi que não queria apenas trabalhar, queria também viver com minha família. Mas também percebi que queria continuar liderando, impactando, mas, de uma forma diferente”.

Qual a sua história?

Ligia decidiu então passar sua experiência, desenvolver um negócio onde ajudaria empresas e pessoas a desenvolver projetos com propósito. “Se tiver propósito, então pra mim tem valor”. A profissional de marketing diz que foi aí que percebeu que o novo mundo já havia chegado, pautado em sustentabilidade e tecnologia.

“Quando falamos em redes sociais, lembrei que somos sociais. Um exemplo é o Facebook com tantos usuários, isso mostra que as pessoas querem compartilhar”. Para Ligia, isso mostra uma grande mudança na sociedade, onde todos possuem uma voz. “Hoje, essa revolução e cenário digital, faz com que não temos mais barreiras. O indivíduo agora está em evidência.”

Nesse momento de crise, Ligia clamou uma nova reflexão: “qual é a história que você quer contar para o mundo?”. 

E assim, ela diz que descobriu a sua própria história: “Sou Ligia Costa, fundadora de uma agência de transformação de indivíduos, a Thank God It’s Today, sou casada, tenho duas filhas, sou atleta, vejo o céu todos os dias e acredito que posso mudar o mundo”.

3 fatores que impedem de liderarmos hoje

Ligia listou alguns motivos que podem ser cruciais para bloquear o sucesso cotidiano das pessoas. Segundo ela, evitando essas questões, é possível ter uma vida mais assertiva e impactante.

Comparação

“O quanto ficamos nos comparando aos outros e não percebemos o nosso próprio potencial?”

Reclamação

“Vivemos reclamando dos outros, do clima, do trabalho, gastando energia com coisas que não podemos controlar.”

Competição

“Repare como suas decisões são baseadas em competir. Querer ser o dono da verdade sempre, ganhar do outro. A competição é saudável, mas apenas se ela é consigo próprio. É você querer ser melhor do que já foi e não melhor que o outro.”

Associe-se agora para ter acesso exclusivo a todas as gravações das palestras do congresso e respecticas apresentações, e ainda garantir a entrada gratuita na edição 2018!

Compartilhe nas redes sociais