fbpx

O fornecimento de energia elétrica está entrando em colapso no Brasil. Por diversos motivos, desde a má gestão até o nível baixo dos reservatórios levaram o país a um desequilíbrio e aumento contínuo da conta. Para empreendedores e gestores isso tem se tornado um problema bem espinhoso, mas também que é possível ser controlado.

O 12º Congresso & Expo ABRAFAC 2017, que ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro de 2017, no Tivoli Mofarrej Hotel, em São Paulo, ofereceu debates importantíssimos para os profissionais do setor de Facilidades. Entre eles, a palestra “Caso de sucesso do GPA: Eficiência Energética em Supermercado”, realizada por Mauricio Sartori, Diretor de Eficiência Energética da Honeywell e Gabriel VibertDiretor de Operações da GreenYellow do Brasilbuscaram apresentar formas tecnológicas que visa regular e reduzir o consumo em redes do varejo.

“Vocês que estão no dia a dia das edificações sabem os problemas. Nós conhecemos a realidade de vocês e participamos ativamente do mercado”, afirmou Mauricio. “Sabemos os desafios do Gestor de Facilities com o custo da energia que sobe e desce, seja na questão dos custos operacionais e das pressões que vocês sofrem para diminuí-los, a gestão para melhorar a automação, que muitas vezes estão desconectadas, mal colocadas, não estão da forma apropriada”. 

Segundo Mauricio, apesar dessa realidade, é necessário saber o que está se passando dentro do prédio ou edificação para, assim, solucionar os problemas de alto custo. “É aí que entra a tecnologia”, acrescentou o diretor. 

“Quando olhamos para dentro de uma loja, desvendamos os desafios de consumo de energia: ar condicionado, refrigeração, iluminação, entre outros. Todos esses itens pesam bastante no custo da loja”, apontou Mauricio.

O especialista afirmou que qualquer economia é bastante significativa. “Sabemos que existem forma de atuar em cada um desses pontos”. De acordo com Mauricio, uma vez que se colocam todos esses periféricos juntos, não resolve de fato. “O que resolve é uma estrutura. Depois que você consegue centralizar a informação, você consegue controlar diversos pontos”. 

Mauricio afirmou que com a tecnologia é possível saber quais setores estão usando mais energia, quais equipamentos estão funcionando bem ou não. “Você deixa de usar o fator humano na gestão dessas atividades para automatizar e seguir com toda atenção para essas plataformas a fim de garantir que a redução esteja feita”. O profissional afirma que é necessária uma gestão humana, pois o sistema não funciona sozinho. 

Os benefícios são:

  • Melhoria contínua: você está medindo e consegue economizar, pois possui os dados em tempo real;
  • Pode-se ter uma melhora na eficiência operacional; 
  • Redução em perdas (sabe quais refrigeradores estão funcionando ou não, regula a temperatura para não deixar produtos perderem a qualidade), evita multas (caso os equipamentos possam estar fora dos padrões determinados).
  • Além disso, pode-se oferecer uma melhor experiência para os consumidores, afinal, quanto mais agradável é o ambiente, mais o cliente estará na loja consumindo. 

“Vale ressaltar que esses elementos levam em conta os aspectos quantitativos e qualitativos”, conclui Mauricio.

Sobre a Honeywell 

Honeywell E&ES (Environmental & Energy Solutions) é líder mundial em instrumentos para HVAC e sistemas de gerenciamento de edifícios (BMS), aumentando a sua produtividade aliado a conforto e segurança para os seus usuários.

Fazem parte do seu portfólio: termostatos, válvulas de controle e balanceamento, sensores, atuadores, variadores de freqüência, hidrometros e medidores de energia, além das marcas Novar, Alerton e Honeywell, fornecendo soluções para Automação Predial (BMS).

No próximo post, vamos trazer a fala de Gabriel Vibert sobre o assunto. Fique ligado!  

Associe-se agora para ter acesso exclusivo aos vídeos das palestras do Congresso e respectivas apresentações, além de garantir a entrada GRATUITA na edição 2018! 

 

 

Compartilhe nas redes sociais